Otimização de Sites SEO: Guia Google para Iniciantes
Você sabe o que é a otimização de sites?
Para que páginas da internet apareçam nos primeiros resultados de busca do Google, é necessário o conhecimento nas práticas de SEO, ou Search Engine Optimization.
Isto é, as técnicas essenciais para otimizar um site e melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca.
Assim, se você está dando os primeiros passos no mundo do SEO e quer entender mais sobre as bases fundamentais da otimização de sites, este guia é para você!
Então, veja agora como aperfeiçoar o seu site. Vamos lá?
O Que É Otimização?
Otimização é o processo de tornar algo mais eficiente ou ideal possível.
Assim, é a forma de melhorar um sistema, processo, recurso ou qualquer elemento para conquistar um desempenho superior ou resultado mais satisfatório.
Então, quando falamos em otimização dentro do Marketing Digital estamos nos referindo ao processo de melhorias de páginas no universo online.
Ou seja, aperfeiçoamento de sites e páginas web para que tenham melhores repercussões, aumentando a visibilidade e o ranqueamento nos resultados de busca dos mecanismos de pesquisa, como o Google.
- Veja Também: O Que É Marketing Digital?
O Que É Otimização de SEO?
É o conjunto de práticas e estratégias usadas para melhorar o desenvolvimento de um site nos resultados dos mecanismos de busca.
Assim, a otimização SEO visa aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico (não pago) que um site recebe através das seguintes técnicas:
- Pesquisas de Palavras-Chave
- Produção de Conteúdo de Qualidade
- Otimização On-Page (diretamente no site)
- Construção de Backlinks
- Experiência de Navegação do Usuário
- Análise e Monitoramento
No entanto, a otimização de SEO é uma prática contínua e requer paciência, pois os resultados podem levar algum tempo para se manifestar, ok?
- Veja Também: O Que É SEO?
Como Fazer a Otimização de um Site?
Como já conseguimos entender, a otimização de um site envolve várias etapas e estratégias.
Por isso, trouxemos um passo a passo de otimização SEO para iniciantes para te ajudar.
- Entenda o estado atual do seu site: verifique a estrutura, conteúdo, performance e outros aspectos relevantes para SEO
- Faça uma pesquisa de palavras-chave: utilize ferramentas para identificar as palavras e frases que os usuários mais buscam a respeito do conteúdo relacionado ao seu site
- Otimize o conteúdo: title e meta description, título e subtítulos, texto e mídia, e linkagem interna.
- Melhore a experiência de navegação: certifique-se de que o site seja compatível com as necessidades dos usuários
- Trabalhe a autoridade do site: construa backlinks de qualidade com links de sites relevantes e confiáveis
- Monitore e ajuste: faça análises para acompanhar o desempenho do seu site, ajustando suas estratégias conforme os resultados obtidos
- Mantenha-se atualizado: esteja a par das últimas tendências e práticas recomendadas. Afinal, o SEO é um campo em constante evolução.
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SEO para Iniciantes: Dicas para Otimizar o seu Site
Quais mudanças posso fazer em meu site para que ele esteja melhor classificado nos resultados de busca orgânica? De que maneira o meu conteúdo aparecerá como relevante para meu público? Como ficar visível para visitantes em potencial?
Essas dúvidas são muito comuns para webmasters iniciantes e, por isso, vamos tecer aqui comentários baseados no Guia do Google para Iniciantes, numerando dicas simples que podem ajudar na visibilidade de seu site.
Vamos lá?
1. De Olho nos Títulos
Os títulos são representados pela tag < title > e podem ser considerados a porta de entrada para um site.
Por isso, vá direto ao ponto: escolha títulos únicos e objetivos para que o usuário saiba o que vai encontrar ao visitar o seu domínio, sem esquecer de intitular também suas páginas internas.
Para ter uma ideia da relevância desses itens para os mecanismos de buscas, vale conferir como está estruturada uma página de resultados de pesquisa e entender um pouco mais sobre a importância desses termos para o posicionamento do seu site.
Como o título aparece nos resultados do Google
O título de uma página deve ser claro quanto ao seu conteúdo. Palavras-chave da pesquisa são marcadas em negrito
O que não fazer?
- Usar o mesmo título para várias páginas
- Utilizar nomes genéricos como “Nova página”
- Redigir títulos muito longos ou, ainda, escolher um título que não tenha relação direta com seu conteúdo (mesmo que seja para fazer um simples trocadilho).
Isso porque, o visitante pode confundir-se e até ficar zangado ao esperar um tipo de conteúdo e se deparar com outro totalmente diferente, o que fará com que seu site perca credibilidade.
2. Redigindo a Descrição
A descrição é representada pela tag < meta name=“description” > e deve funcionar como um resumo sobre o tema central de uma página.
Com isso, deve conter informações relevantes que complementam o título e chamem a atenção do usuário.
Além disso, o tamanho de sua descrição merece atenção. As informações devem ser descritas em, no máximo, 155 caracteres – número que evita cortes ou substituição de palavras por reticências nos mecanismos de busca.
O Google Search Console oferece ainda a seção da análise de conteúdo, onde é possível saber se sua descrição está muito longa, curta ou repetitiva.
As descrições das páginas de resultados do Google (também chamadas de snippets) podem tanto ser redigidas pelo webmaster, quanto serem apresentadas através de um trecho do texto contido naquela página que possa ser relevante na pesquisa.
O que não fazer?
- Utilizar descrições genéricas
- Preencher a descrição apenas com palavras-chave
- Colar todo o conteúdo da página na descrição
- Utilizar a mesma descrição para várias páginas.
3. URL Amigável
Utilizar uma URL cheia de números, letras e símbolos pode confundir o internauta.
Assim, escolher URLs com palavras reconhecíveis, além de ajudar a organizar melhor o seu site, também favorece a sua visitação, pois os usuários se sentem mais confiantes com URLs que conseguem entender.
Além disso, a opção ainda beneficia a criação de links e o rastreamento da página pelos mecanismos de pesquisa.
Afinal, a URL também é exibida nos resultados de uma busca, assim como o título e o snippet.
Na Central de Ajuda para Webmasters, você confere como criar URLs amigáveis para o Google.
Lembrando que as palavras contidas na URL devem ser condizentes com o conteúdo da página indicada por ela.
O que não fazer?
- Usar URLs muito longas, com muitos números e símbolos
- Exceder-se na utilização de palavras-chave
- Escolher nomes genéricos para as URLs
- Utilizar URL em caixa alta.
4. Linkando os Âncoras
O âncora é o texto clicável responsável por redirecionar o internauta ao endereço de um link.
Portanto, os links podem ser internos (para páginas do próprio site) ou externos (para conteúdos fora do site).
Assim, quando for linkar algum âncora, não se prenda a termos como “clique aqui” ou “neste site”.
Para isso, dê preferência para textos mais precisos sobre o conteúdo da página em questão pois, além de tornar a navegação mais fácil, agrega informações a respeito do link selecionado.
O que não fazer?
- Sempre utilizar a URL da página como âncora
- Utilizar textos fora do assunto da página
- Utilizar âncoras muito longos
- Criar links desnecessários.
5. Otimizando as Imagens
As imagens podem ter títulos únicos ou um atributo “alt” (alternativo). Este último é uma breve descrição da imagem que será mostrada caso a figura não apareça devido alguma falha.
Além disso, o atributo “alt” permite que as ferramentas de pesquisa compreendam melhor as imagens.
O que não fazer?
- Salvar as imagens com nomes genéricos como “imagem01.jpg”
- Utilizar títulos muito longos ou cheios de palavras-chave.
6. Analise os Resultados
Além de fazer essas pequenas transformações on-page, não se esqueça de usar as ferramentas para acompanhar e analisar os resultados do seu trabalho, como o Google Analytics e o Google Website Optimizer.
7. Conteúdo de Qualidade
Por fim, um conteúdo de qualidade aliado a serviços e informações úteis e originais são reconhecidos pelo usuário, gerando buzz por si só.
Vale lembrar que, embora isso não garanta o seu posicionamento nos rankings de pesquisa, um bom conteúdo é o primeiro passo para ter sucesso na otimização de sites.
Então, seguindo essas dicas, você tem tudo para melhorar ainda mais a visibilidade do seu domínio na internet.
Quanto Custa a Otimização de um Site?
O valor da otimização de um site pode variar dependendo do tamanho e complexidade da página web, a extensão das melhorias necessárias e o tipo de serviço que irá adquirir.
Geralmente, as agências de marketing digital oferecem serviços bastante abrangentes que incluem otimização de SEO, marketing de conteúdo, publicidade online e mais.
Assim, o custo pode ser mensal ou por projeto.
Aqui na Enlink, em nossa consultoria de SEO, as otimizações e soluções são realizadas nas seguintes etapas:
- Planejamento e ferramentas
- Otimização do site para Google
- Mensuração de resultados
Por Que ter um Site Otimizado?
Como vocês viram, ter um site otimizado é fundamental por várias razões cruciais para o sucesso online.
Pois, além de melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca, também irá influenciar:
- Na atração de tráfego de qualidade
- Melhoria no posicionamento em comparação a concorrência
- No modo como os visitantes te enxergam, com credibilidade e confiança
- Em melhores taxas de conversão
- Na diminuição das taxas de rejeição
- Na redução dos custos de aquisição de tráfego
Assim, ter um site otimizado atualmente é praticamente essencial para estabelecer uma presença online bem sucedida e competitiva.
E aí, deu para entender melhor o que é otimização e qual importância no seu site?
Se restou qualquer dúvida ou tem considerações a fazer, deixe um comentário nesse post. Vamos adorar compartilhar com vocês!
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