Marketing Digital para Empresas: Dicas e Informações para Aprimorar o seu Negócio na Era Digital

Marketing Digital para Empresas: Dicas e Informações para Aprimorar o seu Negócio na Era Digital

O marketing digital para empresas é hoje uma das maiores e mais importantes estratégias de divulgação de um negócio.

Afinal, as novas formas de comunicação estão mudando tudo ao nosso redor: a maneira como transmitimos ideias, os métodos de pesquisa e, principalmente, como consumimos.

Ou seja, que a nossa vida social está sendo transformada é evidente, pois não conseguimos mais imaginar ela sem a internet.

Mas, o que talvez passe despercebido para muitos empreendedores é o potencial gigantesco que isso tem – Segundo o IBGE quase 70% dos brasileiros estão conectados – .

Inclusive, é possível acompanhar as evoluções diárias da digitalização em que cada vez mais empresas estão escolhendo fazer divulgação on-line e inserindo ou migrando seus negócios para plataformas da internet – onde mais de 20 mil sites são criados todos os dias – .

Então, em meio a tudo isso, é preciso compreender melhor o papel do marketing digital para as empresas para que, assim, seja possível saber como fazer a divulgação correta.

Continue lendo esse artigo que vou te passar dicas valiosas para que a sua empresa possa ser mais conhecida pelo seu público na internet.

Vem comigo! 😉

O Que É Marketing Digital para Empresas?

Entendendo o que é marketing digital já conseguimos compreender também a sua atuação nas empresas.

Afinal, o marketing digital é aquele conjunto de estratégias e táticas utilizadas para a promoção e divulgação de uma determinada marca ou serviço.

Ou seja, o marketing digital para empresas é o planejamento estratégico da organização que visa se promover nos meios digitais, principalmente a internet, para atingir o público-alvo específico, de maneira eficaz e mensurável.

Qual a Importância do Marketing Digital para Empresa?

A importância do marketing digital para empresas cresce à medida que a tecnologia e a presença online se tornam cada vez mais integradas ao nosso dia a dia.

Afinal, as pessoas estão mais conectadas às redes e nossos costumes, linguagens e modos estão se transformando a partir dessas interações.

Inclusive, esse é o primeiro ponto de importância do marketing digital para empresas, pois é a partir do entendimento dessas mudanças que a organização saberá exatamente sobre as necessidades, medos e anseios de seu público.

Além disso, as empresas que investem no marketing digital estão propícias ao alcance global, a uma segmentação precisa do público e uma maior interação e engajamento com seus clientes.

Com isso, conseguem maior destaque, confiabilidade e autenticidade perante a concorrência, aumentando a relevância e eficácia em suas campanhas.

Vantagens do Marketing Digital para Empresas

Como já vimos, são inúmeras as vantagens do marketing digital para empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes organizações. Confira algumas!

  • Alcance de um público global, e não apenas local
  • Segmentação de campanhas para públicos específicos
  • Métricas detalhadas e monitoramento de desempenho em tempo real
  • Maiores opções para todo tipo de orçamento
  • Maior interação e engajamento com os clientes
  • Ajuste e adaptação de estratégias com mais flexibilidade
  • Personalização de estratégias e campanhas
  • Presença online constante
  • Possibilidade de expansão para novos mercados e públicos

Então, em resumo, o marketing digital é essencial para o sucesso e a sobrevivência de empresas na era digital.

Afinal, permite uma comunicação mais direta e eficaz com os clientes, oferece dados valiosos para orientar as estratégias e proporciona uma vantagem competitiva significativa.

Portanto, investir em marketing digital é uma escolha estratégica inteligente para qualquer empresa.

Como Fazer o Marketing Digital da sua Empresa?

Sabendo que o seu negócio ou produto tem um grande potencial de alcance e crescimento, agora é preciso investir em estratégias para que cheguem até o seu público específico.

Para isso, é preciso criar um planejamento único e bem estruturado, mirando seus principais objetivos e acompanhando de perto os resultados.

Veja o passo a passo do melhor caminho para fazer o marketing digital da sua empresa.

1. Defina os objetivos e conheça seu público

Determine o que deseja alcançar com as estratégias de marketing digital, seja aumentar as vendas, atrair novos clientes ou aumentar a visibilidade da marca.

Então, a partir daí, entenda quem são seus clientes ideais, seus interesses, necessidades e comportamentos online.

2. Crie uma estratégia de conteúdo

Faça o planejamento e crie conteúdos relevantes e valiosos para o seu público, incluindo blogs, vídeos, infográficos, etc.

3. Desenvolva e otimize o site de forma atraente e funcional

Seu site precisa ser responsivo, fácil de navegar e com informações claras sobre sua empresa, produtos e serviços.

Além disso, é muito importante que esteja otimizado com as estratégias de SEO, para ser facilmente encontrado nos resultados de busca dos mecanismos de pesquisa, como o Google.

4. Aumente a autoridade e relevância do seu site

Obtenha e crie links de outros sites para o seu próprio site. As estratégias de link building são uma parte importante do SEO, que possibilitam gerar maior impacto no ranking dos mecanismos de busca.

5. Faça análises e ajustes constantemente

Esteja sempre atento aos resultados de desempenho de suas campanhas, mantenha-se atualizado e faça ajustes na sua estratégia para otimizar os resultados.

Dicas de Estratégias do Marketing Digital para Divulgar Minha Empresa na Internet

Existem diversas estratégias para posicionar seu negócio e se tornar conhecido pelo seu público na internet. 

Assim, aqui estão duas principais:

Estratégias para ser Encontrado pelo seu Público

Anúncios

Patrocinar publicações surte efeito enquanto sua campanha estiver no ar.

Ou seja, a partir do momento que seu orçamento for consumido e o anúncio parar de rodar, sua marca deixa de ser evidenciada para o público-alvo.

Os links patrocinados já foram sensação entre grandes, médias e pequenas empresas.

Porém, com o aumento da concorrência e da busca por palavras-chave de grande volume, os lances ficaram cada vez mais altos, tornando-se acessíveis a poucas empresas quando se trata de segmentos muito concorridos.

Busca orgânica (não-paga) do Google

Citamos este buscador por ser o mais influente.

Inclusive, este é o sonho dourado de todas as empresas que possuem seus negócios na internet, pois alcançar as primeiras posições significa maior potencial de cliques e direcionamento para o seu negócio.

No entanto, a conversão de usuários em compradores requer mais esforços, pois envolve conteúdo e relacionamento, assunto que abordaremos abaixo.

Mas, antes disso, você deve estar se perguntando: Como faço para ficar bem posicionado no Google?

Para isso, existem estratégias de otimização On-Page e Off-Page.

  • Otimização on-page: são estratégias que estão ao alcance da sua empresa, como a otimização do conteúdo interno do site com títulos, subtítulos, descrições e URLs consideradas agradáveis para os mecanismos de busca. O objetivo é posicionar estrategicamente cada página do seu site nas SERPs (página em que os resultados do Google são exibidos) e ser encontrado pelo público, transformando visitantes em compradores.
  • Otimização off-page: são estratégias para otimização em ambientes fora do alcance da sua empresa (com ser mencionado em outros sites, por exemplo). Contudo, estar “fora do alcance” não quer dizer que você não possa fazer nada para influenciá-los, e uma das estratégias utilizadas para isso é o Link Building.

Porém, não basta ser encontrado, não é mesmo? Quando seu público acessa seu site ou blog, ele precisa ter a melhor experiência e, principalmente, sentir confiança nos serviços que você oferece.

Para isto, são necessárias estratégias de conteúdo e relacionamento.

Estratégias de Conteúdo e Relacionamentos

O relacionamento com seu público pode se dar de várias formas (fotos, textos, vídeos) e por diversos canais na internet (e-mail, redes sociais, blog, chat, etc).

Para isso, é necessário conhecer seu público para definir qual será a forma de comunicação utilizada e quais canais eles mais utilizam.

Então, após esta definição, você poderá começar a criar conteúdo de qualidade – aquele que o seu público considera relevante e o ajude em suas dúvidas e questionamentos – para os canais definidos no planejamento estratégico.

Veja abaixo alguns pontos positivos de cada canal.

Redes sociais

A maioria das pessoas que têm acesso à internet também possuem perfis nas redes sociais.

Ou seja, o alcance é muito grande, pois proporciona uma comunicação mais rápida com o público e auxilia na transmissão da identidade visual e posicionamento  da marca.

Inclusive, a mesma regra do conteúdo de qualidade deve ser aplicada às redes sociais, pois os concorrentes provavelmente também utilizam este canal e sua empresa precisa se comunicar adequadamente com o público, entregando um bom conteúdo para se diferenciar da concorrência ou, pelo menos, se igualar.

E-mail

É uma excelente ferramenta para cultivar relacionamentos com o público-alvo.

Afinal, uma assinatura do newsletter indica que as pessoas estão interessadas nos seus conteúdos e gostariam de se aprofundar nos assuntos abordados.

Para isto, a comunicação tem que ser planejada e os e-mails devem ser sutis, sempre com a preocupação de enviar conteúdo de relevância, que resolva problemas ou ensine algo. Resumindo, que ajude seu público em algum aspecto.

Blog

As regrinhas de aproximação, conteúdo e relacionamento descritas para o e-mail também se aplicam ao blog.

A diferença é que no e-mail a empresa envia estas informações diretamente ao público. Já no blog, o conteúdo pode ser trabalhado com imagens, GIFs ou vídeos (estratégias que se utilizadas no e-mail marketing podem ser penalizadas).

Assim, o blog integrado ao site é uma excelente estratégia para aumentar o ranqueamento do site no Google, desde que os conteúdos sejam postados periodicamente, pois atualizações constantes evidenciam que o site não é estático e possui sempre conteúdo novo.

Chat

O ideal é que o site seja autoexplicativo e contenha todas as informações que o público-alvo precisa para acessar o conteúdo, realizar buscas e efetuar compras.

Mas, acontece que mesmo estando bem segmentado, cada pessoa possui uma interpretação única e podem surgir dúvidas diversas, que se não forem sanadas podem fazer sua empresa perder a chance de converter em vendas.

Diante disso, o chat visível e com suporte on-line para auxiliar os clientes é essencial e demonstra que a sua empresa se preocupa com ele.

Então, estes canais, se bem geridos, com conteúdos segmentados ao público-alvo, linguagem direcionada, periodicidade e trabalhos em conjunto, podem trazer resultados relevantes para a solidificação da sua marca, posicionando-a de forma positiva para o público.

Dica Final

É importante que a equipe de atendimento ao cliente e de produção de conteúdo se comuniquem de forma a atender as necessidades e expectativas do público-alvo. Pois, com conteúdo de qualidade e atenção a estes pontos, o relacionamento com o cliente com certeza será duradouro!

Enlink – Agência de Marketing Digital para Empresas

Aqui na Enlink criamos um planejamento único para cada negócio ou organização, baseado em quatro pilares de atratividade orgânica – importantes fatores de rankeamento do Google -, são eles:

  1. SEO – Otimização para Google e buscadores
  2. Marketing de Conteúdo
  3. Link Building
  4. Sinais Sociais

Nossa metodologia de trabalho foi criada pela Manuela Sanches, fundadora e Diretora – com mais de 16 anos de experiência em tráfego orgânico via Google e buscadores.

Assim, também como a 1ª agência especializada em Link Building no Brasil, conquistamos ótimos resultados para clientes de médio e grande porte desde 2009.

Então, se você quer mesmo encontrar uma agência de marketing digital especializada para a sua empresa, a Enlink é o lugar certo!

Como Trabalhar com Marketing Digital para Empresas?

O primeiro passo para começar a trabalhar com marketing digital para empresas é seguir o caminho do conhecimento e colocar em prática alguns ensinamentos e aprendizados.

Para isso, nós oferecemos cursos de marketing digital para empresas que precisam capacitar sua equipe e para profissionais que buscam aprender novas táticas ou atualizar-se.

Assim, temos cursos online, que continuarão a ser lançados, e também opções personalizadas e consultoria para sua equipe.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre marketing digital para empresas? Está pronto para divulgar seu negócio na internet com eficiência e colher resultados significativos?!

Compartilhe aqui com a gente quais os seus conhecimentos em marketing digital e como eles ajudaram o seu negócio a crescer!

Imagens: Pexels

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

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