Criar Conteúdo com Inteligência Artificial: Vale a Pena? (Guia Completo)

Criar Conteúdo com Inteligência Artificial: Vale a Pena? (Guia Completo)

Criar conteúdo com inteligência artificial é um assunto que está em pauta nos últimos tempos.

Afinal, a I.A. vem ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e nas atividades do dia a dia, otimizando processos e sendo ferramenta de suporte em diversas áreas.

No entanto, a criação de conteúdo com IA é ainda mais polêmica por envolver tanto questões como divulgação de informações verídicas, quanto o fato de retirar a visão e percepção humana de um conteúdo escrito.

Então, para entender melhor, continue a leitura e entenda a posição da equipe Enlink sobre os conteúdos gerados por I.A.

Acompanhe!

Criar Conteúdo com Inteligência Artificial: Vale a Pena?

Aqui na Enlink, após vários testes e processos realizados com I.A no conteúdo, podemos hoje trazer uma opinião e uma percepção mais detalhada sobre o assunto.

Com isso, afirmamos que criar um conteúdo com inteligência artificial, na maioria das vezes, não vale a pena!

Confira os motivos que nos fizeram chegar a essa conclusão.

1. Escrita sem Sentimentos e Informações Falsas

Bom, primeiramente é importante entender que a inteligência artificial funciona a partir de um banco de informações já pré definido, em que as respostas dadas serão baseadas em dados que já existem, portanto, não originais.

Assim, criar conteúdos com I.A. retira o processo humano da escrita, aquele que envolve emoções, percepções, sentidos, memórias, etc.

Afinal, escrevemos a partir de nossas vivências, criamos a partir de nossas experiências.

Portanto, criar um conteúdo é mais do que organizar as palavras e responder a uma dúvida e, isso, a Inteligência Artificial não pode nos oferecer.

Além disso, após alguns testes, percebemos que, de fato, as ferramentas podem errar ao trazer informações.

Isto é, existe uma margem de erro das respostas trazidas pela I.A, chamadas de alucinação, por não terem uma conexão com a pergunta ou pedido feito pelo usuário.

Com isso, é preciso tomar certos cuidados com as informações que são trazidas e publicadas posteriormente.

2. Objetivos do Conteúdo

Aqui é importante entender qual o objetivo do seu conteúdo. Será criado para estratégias de marketing digital? Como parte de um material para ser impresso e divulgado? Ou apenas para uso próprio?

Afinal, o destino do seu conteúdo é também o que irá te ajudar a responder se criar o conteúdo com I.A. irá valer a pena.

Por exemplo, criar um blog post para SEO com I.A não é recomendado pois prejudica a indexação e ranqueamento do conteúdo – explicaremos mais abaixo-.

Mas, caso queira escrever um conteúdo apenas para ter alguma referência ou, ainda, para te guiar em uma escrita, aí sim a inteligência artificial será uma ótima ajudante.

Portanto, tudo irá depender do rumo que você dará ao seu conteúdo.

3. Tráfego Orgânico e SEO

E, como já foi dito, criar conteúdo com inteligência artificial visando o SEO não vale a pena pois já temos como certo o prejuízo nos resultados.

A NP digital realizou alguns testes com conteúdos criados por humanos X conteúdos criados por IA.

Assim, foram publicados 744 artigos em 68 sites com o objetivo de comparar a ação dos leitores diante dessa diferença de cada post.

Com isso, os resultados gerados para tráfego orgânico e visitas não foram favoráveis.

Confira o gráfico:

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/conteudo-gerado-por-ia-vs-humanos/

Percebemos que o conteúdo gerado por humanos teve um crescimento constante no tráfego, enquanto que o conteúdo gerado por IA sofreu variações, e sempre abaixo quando comparado aos textos escritos por pessoas.

Enfim, medir a eficácia de um conteúdo gerado por I.A irá envolver o tempo despendido e os resultados obtidos.

Afinal, é certo que criar um texto pela inteligência artificial é muito mais rápido.

Aqui na Enlink, por exemplo, fizemos alguns testes e o tempo de criação com I.A foi de 30 minutos, enquanto o tempo de criação das redatoras foi de 1h/1h30.

Ou seja, há uma grande economia de tempo na criação, mas os resultados obtidos na visualização e acesso de cada conteúdo não acompanham.

Como Funciona a I.A para Criação de Conteúdo?

Antes de escrever esse conteúdo para o blog da Enlink, tivemos um estudo aprofundado do ChatGPT e do Gemini, com testes e aulas com especialistas.

Assim, o que colocarmos aqui será com base nessas duas ferramentas de inteligência artificial.

Então, primeiramente, é importante entender que a I.A é um conjunto de tecnologias que permitem com que computadores executem funções avançadas voltadas exclusivamente à capacidade humana.

Com isso, a inteligência artificial consegue ver, ouvir e entender dados, instruções e recomendações no geral.

Portanto, ela funciona com base em uma análise de um grande volume de informações e identificação de padrões.

Isso quer dizer que, para a criação de conteúdo, a I.A. é capaz de ler e compreender o significado de uma sequência de palavras, e de responder também dentro de um padrão estabelecido.

Por exemplo, se você digita: “Maria gosta…” , a inteligência artificial tem em seu banco de dados uma informação de que a palavra gostar, quando conjugada dessa forma, provavelmente virá seguida da preposição “de”.

Portanto, irá completar com “de [alguma coisa]” e esse [alguma coisa] será colocado com base nos comandos à que foram atribuídos ao robô, até mesmo de informações passadas que foram registradas ali.

Então, sim, as ferramentas de I.A armazenam conteúdos anexados ou comentados ali, pois isso faz parte do seu “treinamento” para trazer respostas cada vez mais satisfatórias aos usuários.

Ou seja, para criar conteúdo com inteligência artificial é necessário elaborar um bom prompt (comando), sendo bem específico ao que deseja, como deseja, que linguagem utilizar, dentre outros detalhes.

Pois, quanto mais específico você for, melhor será a resposta da máquina.

Como Usar IA para Gerar Conteúdo?

Então, como já dissemos acima, usar a inteligência artificial para gerar um conteúdo pode não ser o caminho mais indicado, pensando, principalmente, na qualidade desse conteúdo.

No entanto, caso ainda queira usar a ferramenta com esse intuito, aqui vão algumas dicas:

  1. Seja bastante específico no comando ao robô. Com isso, fale sobre a quantidade de palavras, o tema que deve ser abordado, como abordar, para quem falar, como falar
  2. Dê preferência em solicitar a criação do conteúdo em partes, montando a estrutura conforme for necessário. Ou seja, faça o comando por tópicos, e não da criação inteira do conteúdo pronto. E, em cada sessão, coloque os detalhes que deseja abordar.
  3. Após finalizado, faça a revisão e edição do conteúdo incluindo percepções e toques mais humanos, e verificando a veracidade das informações.

Bom, esses foram alguns toques que podem te ajudar a criar um conteúdo com I.A com qualidade e relevância.

Mas, lembre-se que é preciso ter bem formulado qual é o seu objetivo para, assim, escolher como produzir o conteúdo.

Qual é a Melhor I.A. para Criar Textos?

Como já foi dito, tivemos proximidade apenas com o ChatGPT e o Gemini, portanto, não podemos indicar exatamente qual a melhor I.A para criar textos.

Mas, aqui vai uma comparação entre as duas:

1. ChatGPT

Fizemos os testes com o GPT4.0 (versão paga) e com o GPT3.5 (versão gratuita) e não encontramos diferenças tão marcantes entre elas.

No entanto, a versão paga oferece um layout organizado para que você crie o seu próprio GPT. Ou seja, você consegue criar um “robô” que irá agir conforme estiver em sua descrição.

Além disso, essa versão permite anexar arquivos em diversos formatos, construindo, assim, o banco de dados do seu GPT.

Já a versão gratuita, mesmo que não tenha esse layout e a função de anexo, quando recebe um bom prompt, também consegue trazer resultados bastante satisfatórios.

2. Gemini

O Gemini é a ferramenta de inteligência artificial do Google e, provavelmente, será a que irá guiar o funcionamento dos mecanismos de busca no futuro, incluindo a I.A. nos resultados.

Então, em comparação ao GPT, percebemos que o Gemini pode ser mais rápido na compreensão dos detalhes de seu prompt.

Ou seja, são resultados um pouco mais “criativos”, por assim dizer. Com isso, nos pareceu que a ferramenta consegue elaborar um pouco melhor as respostas de acordo com os comandos que foram dados.

No entanto, toda essa comparação aqui são apenas suposições e percepções que tivemos no ato de gerar conteúdos.

Lembrando, então, que ainda não fizemos testes das I.As para outros fins.

IA para SEO: Como Usar?

Bom, já demos nossa opinião aqui de que não achamos que a criação por I.A seja o melhor caminho para o conteúdo.

No entanto, sabemos o quanto as ferramentas são uma “mão na roda” em outros processos.

Assim, quando falamos sobre os conteúdos SEO, algumas etapas desse planejamento podem ser otimizadas com o uso da inteligência artificial, como:

  1. Levantamento de Pautas
  2. Revisão e Edição de Conteúdo SEO
  3. Traduções de conteúdos
  4. Criação de legendas para redes sociais
  5. Criação de tópicos/sessões de textos

Portanto, essas são apenas algumas das possibilidades de uso da IA para ajudar as atividades de quem é da área do marketing de conteúdo.

E, caso você queira se aprofundar ainda mais no universo do tráfego orgânico, não deixe de fazer parte da nossa 2a turma do Curso de SEO. Vem para a Escola Enlink!

E aí, o que achou do nosso conteúdo sobre a criação de conteúdo com Inteligência Artificial? Deixe aqui a sua opinião e observações nos comentários!

Imagens: I.A (GPT) e Freepik

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