Ferramentas para Acompanhamento de Ranking no Google

Ferramentas para Acompanhamento de Ranking no Google

Como nosso trabalho depende de palavras-chave e estamos constantemente verificando o ranking de todas elas, resolvi listar algumas ferramentas que têm essa função. A ideia não é listar as melhores, é apenas mostrar o review de algumas delas, então se você tiver outras opções para adicionarmos a esse post, é só comentar que insiro aqui. ;)

 

Rank Checker: ferramenta free, o Rank Checker colhe dados de várias keywords ao mesmo tempo (mas atente-se! se tentar colher o ranking de mais de 30 kwds ao mesmo tempo ela pode travar) e mostra a URL indexada para cada termo analisado. Apesar de exportar os dados colhidos, dá apenas uma opção de formato, o CSV.

Funciona apenas no Firefox: http://tools.seobook.com/firefox/rank-checker/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AWR (Advanced Web Ranking): essa tool possui várias funcionalidades interessantes, tantas que é simples se perder entre elas. É possível programar o dia de colher o ranking; exportar o relatório em PDF, HTML, XLS, XML, Text e CSV com, inclusive, formato híbrido, onde podem aparecer dados de Anytics e métricas de links; salvar todos os dados já coletados em sua máquina (ele cria pastas com o nome dos projetos, categorizados por ano e mês);  adicionar o GA ao Projeto em questão; sugerir concorrentes automaticamente.

O problema é que o AWR é terrivelmente difícil para novatos e leva-se algum tempo até entender quais são e onde estão todas as funcionalidades.

É! Não é free!
Para os interessados, a assinatura custa entre $99 e $600.

Download AWR: http://www.advancedwebranking.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui tem um guia rápido para quem tem interesse em conhecer mais sobre o AWR: http://www.advancedwebranking.com/feats-walkthrough.html

 

SEO SERP: se o que você precisa checar é apenas uma ou poucas palavras, outra opção é o SEO SERP. Trata-se de uma extensão para o Chrome, ou seja, é free!, que mostra a posição em que o site analisado se encontra e quais são os primeiros 10 sites para a mesma busca (se quiser, você pode verificar o ranking de concorrentes ao mesmo tempo, para isso é só adicionar todos os sites que quer analisar entre vírgulas). Além disso, há uma aba de resultados e outra de queries já buscados antes.

Atenção! O resultado máximo mostrado pela ferramenta é o 50º lugar.

Download SEO SERP: https://chrome.google.com/webstore/detail/ofoaoaloeipdofknnaapbmdddddioklg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rank Tracker: o RT é muito fácil de usar e é bem completo. Além de colher o ranking em modo automático, pode ser associado ao Google Analytics, compara ranking de seu site e concorrentes na mesma tela; filtra keywords caso você tenha uma lista muito extensa de palavras; armazena todo histórico de dados já coletados;  e possibilita a criação de relatórios personalizados.

Ele existe na versão free e paga, e é óbvio que as features mais legais custam algumas doletas: entre $99 e $250.

Download Rank Tracker: http://www.link-assistant.com/rank-tracker/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta página tem um vídeo super completo sobre todas as proezas do Rank Trecker: http://www.link-assistant.com/rank-tracker/

 

Free Monitor for Google:  é leve, fácil de usar e mostra todos os resultados para a query utilizada em sua pesquisa. Não pede mais descrições porque é realmente muito simples e o melhor!, dentre as ferramentas analisadas, este é o que mostra resultados mais próximos do real.

Download Free Monitor for Google: http://www.cleverstat.com/en/google-monitor-query.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Busca Anônima: nada de achar que a busca sem login é suficiente para não interferir nos resultados que o Google te mostra! Demais mesmo é pesquisar o ranking de seu site no modo anônimo, completamente livre de interferências que você pode causar.

Abra seu navegador,  use o atalho Ctrl Shift N e voilá!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Claro que se você tem 100 palavras-chave para verificar o ranking, pesquisar assim será um tanto trabalhoso e talvez valha mais a pena usar alguma ferramenta como as que apresentei anteriormente. Mas lembre-se sempre, nada é tão fiel quanto os resultados que o próprio Google te apresenta, então, na dúvida, ‘busca anônima’ na sua análise.

Até a próxima!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

Postar um comentário