Link Building pós Google Panda e Pinguim
Palestrei no evento Search Masters Brasil, no Rio de Janeiro, sobre Link Building após updates Panda e Pinguim do algoritmo do Google – assunto um tanto quanto polêmico, visto que a cada atualização muita gente aparece com previsões nostradâmicas sobre o “fim de SEO” e dessa vez especialmente sobre o suposto “fim do Link Building”.
Você pode ver os slides e também meus comentários sobre os pontos principais logo abaixo:
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Updates Panda e Pinguim
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Os profissionais de SEO até já poderiam estar acostumados com tantas mudanças no algoritmo, já que elas acontecem desde 2003. O motivo para serem tantas é que o Google tem guerra declarada ao spam, com o objetivo de retornar melhores resultados para o usuário e, consequentemente, continuar aumentando sua participação no mercado.
As últimas mudanças do algoritmo, que foram batizadas de Panda e Pinguim, miram particularmente em conteúdo duplicado e perfil de links considerados não naturais:
fonte: Reload Media
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O lançamento mundial do algoritmo Pinguim, unido a uma grande rodada de mensagens sobre perfil de links não naturais no Google Webmasters Tool, deixou muita gente de cabelo em pé.
Mas será que os updates são vilões mesmo? Ou serão aliados dos profissionais de SEO e Link Building? Na minha opinião, nos ajudam a convencer clientes a apostar em qualidade, ao invés de quantidade – o que é um grande alívio. Além disso, acredito que as mudanças irão impactar apenas os sites que desenvolviam estratégias muito agressivas.
De qualquer maneira, é importante fazer uma análise do perfil de links do seu site e saber se está correndo riscos de ser impactado por essas mudanças no algoritmo ou ainda devido a uma punição manual.
Como Analisar meu Perfil de Links
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Analise os seguintes pontos com a ajuda de algumas ferramentas:
- Ahrefs Site Explorer: analise a concentração de anchor text exatos em comparação com Branded, URLs e junk anchor; também os sites que contêm links sitewide para o seu (são de fontes do seu segmento? com anchor text natural?)
- Majestic SEO: utilize a tool Link Profile para
- Google Webmaster Tools: verifique se os links suspeitos que encontrou em outras ferramentas estão sendo considerados no GWT
print screen Ahrefs
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Caso tenha recebido uma mensagem do GWT, perdido rankings e tráfego ou a análise apontar abuso de certas estratégias, pode valer a pena tentar remover esses links não naturais.
Se esse não for o caso, minha dica é apenas apostar em conteúdo e links de qualidade alta para alimentar bem os bichinhos Panda e Pinguim.
fonte: Grow / montagem: Enlink
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Link Building com Foco em Qualidade
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Para evitar abusar de técnicas que têm um pézinho ali no grey e black hat, é necessário repensar alguns conceitos e abordagens: Otimizar para a busca, ao invés de para o buscador. Criar conteúdo e links para o usuário.
Foi assim que na Enlink passamos a chamar os esforços de link building de Link Marketing ou Relações Públicas Online. Acreditamos que com essa mudança os próprios profissionais passem a encarar o desafio de uma maneira diferente.
Tipos de links e sites para desenvolver Link Marketing:
- Guest post
- Colaboração e coluna fixa em blog/site
- Relacionamento com a mídia e distribuição de press release
- Aumento da relevância local (mesmo se o seu objetivo não é vender localmente)
- Aumentar relevância da página que contém link para o seu site, por meio de outros links e sinais sociais
Além disso, sugiro cuidado extra com:
- Anchor Text: trabalhe a marca e URLs como anchor, não exagere com “exact match”, use um pouco de junk anchor
- Deep Links: crie links que apontam para diversas URLs, inclusive mais profundas (como um post do blog, por exemplo)
- Velocidade da criação de links: cuidado ao fazer estratégias de link bait – não pare depois de atingir sucesso uma vez, pois um link spike seguindo de nenhum outro após certo período pode levantar uma flag com os buscadores
- Link Builder da Wordtracker
- Link Building Campaign Settings da Ontolo
- Site Finder da Raven
- Redes Sociais: analise o perfil de seus seguidores e também das pessoas que mencionam alguma URL do seu site através do Topsy
Opa, espera: Marketing de Conteúdo + Link Building com foco em Qualidade
fonte: SEOmoz
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Na minha palestra falei um pouco sobre planejamento e equipe de conteúdo, além de mostrar alguns tipos:
- Criação: Do zero, mais recursos. Exemplos: infográficos, ebooks, artigos, slides, podcasts
- Curadoria: Resumo. Como lista com fontes sobre determinado tópico
- Colaboração: Pessoas influentes. Como entrevista ou opiniões de líderes em determinado segmento ou assunto
- Legado: Derivar conteúdo. Como transcrever conteúdo de vídeos e transformá-los em artigos
Opa, espera de novo: Social Media + Marketing de Conteúdo + Link Building com foco em Qualidade
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Uma boa estratégia de Social Media permite que seu conteúdo e marca sejam amplamente divulgados, além dos sinais sociais representarem fatores de rankeamento. Para conquistar esses benefícios, dei algumas dicas:
- Criar uma equipe multidisciplicar para fazer o Planejamento de Social Media
- Convidar colaboradores que são considerados experts no assunto. Além de criarem conteúdo de altíssima qualidade, compartilharão em suas redes;
- Envolver as pessoas da empresa, para que divulguem em suas redes pessoais
- Utilizar Facebook Ads, Tweets patrocinados e Linkedin Banner Ads para promover suas redes e conteúdo
Agora sim! Você atingiu o “nirvana no marketing digital” (há!).
fonte: SEOmoz
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E finalizo com um questionamento: será que o novo link building é novo mesmo? Ou é apenas cada vez mais importante ter estratégias integradas?
O que você acha? Deixe um comentário para seguirmos com a discussão. Obrigada!
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