O Blogger Outreach é uma estratégia que tem se tornado uma peça fundamental no jogo de SEO (Search Engine Optimization).
Afinal, conecta marcas a influenciadores e blogs de nicho para construir autoridade online e aumentar a visibilidade – objetivos essenciais para o sucesso no meio digital.
Assim, é uma técnica cada vez mais importante em campanhas e estratégias de link building e, entender como fazê-lo, é a melhor maneira de otimizar o seu trabalho e conseguir guest posts em sites de qualidade.
Mas então, o que exatamente é blogger outreach e por que é tão importante para as tendências de SEO, especialmente em 2025?
Continue a leitura e explore isso em detalhes!
O que é Blogger Outreach?
Muitas expressões da área de Search acontecem em inglês e não encontram uma boa versão para outras línguas, simplesmente porque sua origem define sua função.
Então, em tradução livre, a expressão ficaria algo como “alcançar blogueiros” e, na prática, trata-se basicamente de encontrar sites e blogs que sejam especialistas nos nichos de seus clientes, entrar em contato com o blogueiro e conseguir um artigo (com um link, claro!) ali dentro.
Ou seja, o blogger outreach é uma estratégia de marketing que envolve a criação de conexões com blogueiros e produtores de conteúdo de nicho.
Assim, o objetivo principal é colaborar com esses criadores para promover marcas, produtos ou serviços por meio de posts patrocinados, reviews, menções e até parcerias de longo prazo.
Então, ao fazer isso, você não só aproveita o alcance e a credibilidade de blogs estabelecidos, como também melhora a autoridade do seu site com links de qualidade apontando para ele.
Em outras palavras, é uma via de mão dupla: o blogueiro ganha conteúdo ou uma parceria valiosa, enquanto sua marca conquista tráfego qualificado e benefícios para o SEO.
- Veja Também: Pesquisa de Sites para Link Building – Como Fazer?
Importância do Blogger Outreach para as Tendências de SEO de 2025
À medida que os algoritmos dos mecanismos de busca, como o Google, se tornam mais sofisticados, o foco na qualidade dos links e no conteúdo relevante só aumenta.
Com isso, as estratégias de blogger outreach acabam sendo uma grande ajuda para o sucesso no SEO.
Confira aqui quais as tendências de SEO para 2025 que, com certeza, terão o blogger outreach como apoio.
Valorização de Backlinks Naturais
O Google continuará priorizando links que sejam conquistados de maneira orgânica, vindos de fontes confiáveis, e o blogger outreach é uma das maneiras mais eficazes de conseguir isso.
Foco em Autoridade e Confiança
Colaborar com blogs estabelecidos em seu nicho ajuda a construir a percepção de que sua marca é confiável e relevante.
Expansão do Conteúdo de Long Tail
Blogs são excelentes para atingir palavras-chave de cauda longa.
Então, quando você colabora com criadores de conteúdo, pode explorar termos muito específicos que atraem um público-alvo engajado.
Construção de Relacionamentos Duradouros
A força do SEO de 2025 estará na criação de redes de colaboração a longo prazo, e o blogger outreach é a base para isso.
Enfim, além desses pontos, o blogger outreach oferece um diferencial importante, que é a conexão da sua marca diretamente com consumidores em potencial, que confiam na opinião dos blogueiros que acompanham.
Blogger Outreach: Como Fazer a Busca de Blogs?
A busca por blogs adequados é uma etapa crucial do blogger outreach.
Veja aqui as nossas dicas para encontrar parceiros ideais:
- Defina o seu público-alvo e identifique blogs que falam diretamente para essas pessoas. Considere nichos específicos que estejam alinhados ao seu produto ou serviço
- Pesquise blogs no Google e redes sociais. Para isso, use operadores de busca avançada no Google, como: [“nicho do seu mercado” + blog] [“review + palavra-chave do seu produto”]
- Explore hashtags relevantes no Instagram, Twitter e Pinterest para encontrar criadores que produzem conteúdo sobre o que você busca
- Verifique a autoridade do blog analisando a autoridade de domínio (DA) e avaliando se o blog tem relevância e qualidade para agregar valor à sua estratégia de SEO
- Leia os conteúdos publicados para entender o estilo, os temas abordados e como a colaboração poderia se alinhar ao público deles.
Ferramentas para Busca por Blogs
A procura por blogs de qualidade pode ser um verdadeiro desafio, mas existem algumas maneiras de torná-la mais prática, como o uso de algumas ferramentas.
No entanto, vale frisar que o melhor instrumento é sempre o olhômetro, a intuição e a prática – algo que só se conquista quando dá a cara à tapa.
Lista de Querries
As listas de querries são uma ótima maneira de começar a sua pesquisa.
Aqui no Copy Press tem uma listinha que pode ser traduzida e utilizada como referência – mas é sempre bom entender os operadores de pesquisa do Google e desenvolver seus próprios termos de busca.
Ferramentas
Para pesquisas em português, não existe nenhuma ferramenta específica de busca de blogueiros por nichos.
Porém, algumas das que mais gostamos de utilizar podem ser adaptadas para ajudar os RPs Online em sua tarefa.
Confira!
Open Site Explorer
O Open Site Explorer é uma ferramenta da SEOmoz criada para análise de backlinks e dados que contribuem para a relevância de um site dentro dos mecanismos de busca.
Então, para utilizá-lo na atividade de blogger outreach, basta digitar o domínio de um bom blog do nicho e verificar em quais sites encontram-se os backlinks do mesmo.
O mais interessante ao se utilizar esta ferramenta é que você pode fazer o download de toda a lista em .csv – tendo um ótimo material para começar sua jornada atrás de bons blogs – sem contar que, ao lado dos links, aparecem também alguns dados de relevância do site, como Page e Domain Authority.
MajesticSEO
Seguindo a mesma linha, outras ferramentas podem ser utilizadas, como a MajesticSEO.
Assim, um pouco diferente do Open Site Explorer, as informações fornecidas por esta ferramenta são estritamente para análise dos sites onde estão localizados os backlinks.
Com isso, dá para você analisar todos os dados do site encontrado com apenas um clique.
Inclusive, mesclar os resultados das mais diversas ferramentas e agregá-los em uma só planilha é a melhor maneira de organizar a sua rotina de postagem.
Dica:
Nenhum dado vale mais do que a intuição e experiência de um bom profissional.
Pois, além das informações técnicas apresentadas pelas ferramentas – como Page Rank e Likes na Fanpage – o site deve ser explorado ao máximo antes de ser tido como qualificado para a atividade.
Assim, leia o blog por inteiro para entender seu mecanismo e saber qual o melhor modo de abordar o blogueiro responsável pelo mesmo.
Como Fazer Parceria Sites nas Estratégias de Link Building e Blogger Outreach?
Então, ao identificar blogs interessantes, o próximo passo é estabelecer um relacionamento com o parceiro.
Veja como fazer isso de forma estratégica!
1. Crie uma Abordagem Personalizada
Fuja de e-mails genéricos!
Apresente sua marca, elogie conteúdos específicos que o blogueiro já produziu e explique como a parceria pode ser vantajosa para ambos.
2. Ofereça Valor
Ofereça algo em troca: isso pode ser uma compensação financeira, produtos gratuitos para review ou até acesso exclusivo a informações que podem interessar ao blogueiro.
3. Estabeleça Metas e Expectativas
Antes de iniciar a parceria, alinhe objetivos claros.
Por exemplo, você busca backlinks em posts existentes ou posts patrocinados com links naturais?
4. Diversifique as Estratégias
Combine blogger outreach com outras táticas de link building, como guest posts, infográficos e até colaborações em eventos online.
5. Monitore os Resultados
Use ferramentas como Google Analytics e Search Console para acompanhar o impacto das parcerias em seu tráfego e nos rankings de SEO.
Enfim, essas foram algumas táticas usadas aqui por nós na Enlink e podemos indicar de “olhos fechados” para o sucesso da sua estratégia de blogger outreach.
Afinal, sabemos que essa prática une os pontos mais importantes do SEO atual: links de qualidade, relevância de conteúdo e criação de relacionamentos duradouros.
Então, com as estratégias certas, você pode transformar colaborações com blogueiros em resultados tangíveis para sua marca.
Dicas Finais de Blogger Outreach
Por fim, sintetizando o que colocamos aqui, veja as dicas e detalhes essenciais sobre a prática de blogger outreach:
- A abordagem: Quando for entrar em contato com o blogueiro, certifique-se de que seu pedido não irá incomodá-lo de nenhuma maneira. O melhor é ser natural, educado e mostrar bons motivos para que o dono do site deixe você usar o espaço dele.
- A pesquisa: Analise cuidadosamente o site selecionado e invista em conteúdo otimizado e rico em informações diferenciadas.
- A resposta: Muitos blogueiros podem pedir coisas em troca da postagem, tendo em vista as oportunidades de hoje em dia. Isto pode ser convertido em premiações para os seguidores do blog, como sorteios de produtos e serviços disponibilizados pelo cliente referente à postagem.
- A proposta: O blogueiro tem que saber o que ele ganha com este favor que está lhe fazendo. Para isso, você pode utilizar diversos tipos de mídia – seja um vídeo explicativo, uma mensagem divertida ou uma lista com tópicos importantes. Lembre-se de que a mensagem deve se manter curta e objetiva.
- O conteúdo: Como você deve ter observado, a qualidade do conteúdo é que faz toda a diferença nesta prática. Portanto, invista em reuniões de brainstorm com a equipe responsável, estimule o seu time de redação com as melhores informações e você verá os frutos do guest post acontecerem.
Então, se você está buscando formas de alavancar sua estratégia de SEO para 2025, considere o blogger outreach como uma peça-chave no seu arsenal, pois a força do marketing está, cada vez mais, na construção de conexões genuínas.
Legal né? Aproveite e veja outros conteúdos aqui no blog da Enlink!