SEO Básico: Entenda e Avance nas suas Estratégias

SEO Básico: Entenda e Avance nas suas Estratégias

Ter uma noção do SEO básico é o primeiro passo para a conquista do topo do Google.

Inclusive, essa é uma estratégia fundamental para aprender e colocar em prática os conhecimentos, principalmente porque as plataformas de busca são a porta de entrada dos usuários em um site.

Assim, sabendo que o SEO são técnicas utilizadas para que o seu site seja visível e reconhecido por essas plataformas, não podemos deixar de incluir aqui esse conteúdo.

Então, vem com  a gente e acompanhe a leitura!

O que é SEO e para que Serve?

O Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, são técnicas utilizadas para melhorar uma página ou site para que ela seja visível nos motores de busca.

Ou seja, são as estratégias de otimização que permitem que um site ou página seja rastreado e indexado no Google e, com isso, receba visitas de forma orgânica.

Portanto, o SEO serve para aperfeiçoar um espaço digital para que ele seja reconhecido pelo Google e, assim, receba mais tráfego, de modo natural, sem precisar investir em anúncios.

Além disso, é uma das principais estratégias na geração de leads, clientes e receita para o seu negócio.

Pois, além de garantir que o seu site apareça para seus clientes em potencial nas pesquisas do Google, também irá  trazer um melhor direcionamento, com tráfego qualificado, aumentando a receita e garantindo uma vantagem competitiva.

Quais os Pilares do SEO?

Bom, agora que sabemos o que é SEO, é importante colocar aqui que a estratégia é guiada por algumas técnicas essenciais que, inclusive, são também parte do marketing digital.

E, como aqui na Enlink o nosso principal foco é o tráfego orgânico, utilizamos de 4 pilares essenciais para SEO, que são:

1. Marketing de Conteúdo

O conteúdo é parte fundamental de uma estratégia de marketing.

Afinal, é através dele que será possível conversar com o público e, assim, atrair e engajar.

Portanto, deve ser relevante, bem executado e otimizado com palavras-chave estratégicas.

As palavras-chaves são como a base das técnicas de otimização e, por isso, fundamentais para SEO.

2. SEO Técnico

Muito da otimização SEO é fácil identificar por ser visível na página.

No entanto, há também os aspectos técnicos de otimização, que são aqueles feitos para melhorar o site – no sentido de seguir as regras do Google para rastreamento e indexação -, e também para a experiência do usuário.

Ou seja, envolve a estrutura do código do site, a velocidade de carregamento, a compatibilidade com dispositivos móveis e a segurança.

3. Link Building

Conquistar autoridade e confiança são resultados de uma boa estratégia de SEO.

Afinal, são também critérios de avaliação e classificação para o Google.

E, para que se adquira, é necessário ter “contato” com outros sites, através de links apontando para o seu e, também, tendo o seu site citados por outros.

São nas estratégias de link building que construímos essas táticas, com backlinks que são vistos como um voto de confiança para ajudar a aumentar a autoridade do seu site nos motores de busca.

Assim, podem acontecer através de parcerias, guest posts e publieditoriais.

4. Sinais Sociais

Esse é um pilar que é bastante debatido sobre o impacto ou não no ranking do Google.

No entanto, aqui na Enlink, utilizamos por entender que ajudam a aumentar a visibilidade e o tráfego do site, atraindo também links e menções.

Afinal, os sinais sociais são todas as interações que ocorrem nas redes sociais em relação ao seu conteúdo.

Assim, devido às redes serem plataformas de bastante movimento e acesso, sabemos que é essencial tê-las como força motor para o destaque e posicionamento no Google.

Por que Aprender sobre SEO?

Como vimos, o SEO é essencial para evidenciar a sua presença online, até porque os motores de busca são os principais meios de entrada dos usuários em um site.

Inclusive, 81% dos visitantes do Google clicam nos resultados orgânicos, aqueles que não são anúncios (presentes no topo da página de resultados) e que conquistaram o ranqueamento devido ao SEO.

No entanto, as técnicas de otimização ainda podem trazer vários outros benefícios para o seu negócio.

Assim, aprender sobre SEO irá te ajudar no:

  • Aumento da visibilidade online
  • Diminuição de custo com campanhas, trazendo uma estratégia mais econômica e efetiva a longo prazo
  • Melhoria na experiência do usuário
  • Construção de uma marca forte e confiável, com credibilidade e autoridade
  • Maior vantagem competitiva, superando concorrentes
  • Alcance do público-alvo, aumentando as chances de conversão
  • Mensuração e análise do desempenho do site e o impacto das estratégias

Curso de SEO: Do Básico ao Avançado

Aqui vimos uma introdução sobre SEO, apenas apontando a importância e o que é a estratégia.

No entanto, é preciso se aprofundar no conceito e entender as técnicas, colocar em prática e, enfim, ver o site alavancar no topo das pesquisas orgânicas do Google.

Por isso, aqui na Escola Enlink, estamos com vagas abertas para a segunda turma do Curso de SEO – Tráfego Orgânico nas Alturas! Estratégia e Planejamento.

O curso é voltado para quem já entende do assunto, mas também para aqueles que não tem ideia de como dar os primeiros passos.

Então, garanta já a sua vaga e não deixe a oportunidade passar!


E aí, o que achou do conteúdo sobre SEO básico? Se tiver alguma dica para complementar o assunto, deixe aqui nos comentários!

Imagens: Freepik

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.