E aí, Orkut ou Facebook?

E aí, Orkut ou Facebook?

 

Quando criei um perfil no Facebook, há 3 anos, uma amiga me encontrou por lá e deixou a primeira mensagem do meu wall: “A troco de que você fez um perfil aqui?”. Na época os únicos brasileiros que se cadastravam no site tinham morado em outro país ou tinham vários amigos estrangeiros. Pela surpresa dela vocês devem imaginar que não era o meu caso. Nessa mesma época os brasileiros já estavam muito familiarizados com o Orkut e a surpresa aparecia quando alguém dizia que não tinha um perfil lá.

Bom, como sempre, as coisas estão mudando. Minha timeline do Facebook, que até poucos meses era quase toda em inglês, de repente foi dominada por participações em português. Pois é, mais brasileiros estão descobrindo o Facebook. Você já tem ou pretende ter perfis no Orkut e Facebook?

Sim, essas redes tem semelhanças…

Em 2004 as redes sociais Facebook e Orkut foram lançadas, ambas sem grandes pretensões:

Em fevereiro Mark Zuckerberg, estudante norte-americano, e co-fundadores lançaram o Facebook enquanto estavam em seus dormitórios na Harvard, com o intuito de compartilhar a vida social universitária no meio online.

Poucos meses depois, em julho, Orkut Büyükkökten, engenheiro de softwares do Google e de nacionalidade turca, finalizou um projeto pessoal. Surge, então, o site de relacionamento com o mesmo nome do seu criador, destinado à comunicação entre funcionários da empresa e seus amigos.

Mas as diferenças são muitas…

Ok, ambas as redes foram criadas no mesmo período e com o objetivo de interação online que facilitasse a vida offline. As semelhanças param por aqui, pois o Orkut caiu nas graças apenas dos indianos e brasileiros, enquanto o Facebook decolou e virou até roteiro de filme.

mapa dos usuários do facebook no mundo

Mapa social dos usuários do Facebook no mundo

(fonte: Blog Estadão)

Um engenheiro do Facebook criou o mapa acima a partir das conexões entre 10 milhões de usuários da rede social. Estatísticas mostram que há mais de 500 milhões de usuários no Facebook, ou seja, mesmo que essa imagem impressione por mostrar a abrangência da rede, ela traz dados de localização de apenas 2% dos usuários. E esse número é crescente. O Facebook conquista, inclusive, um dos países onde o Orkut liderava. A Índia também preferiu o Facebook:

Redes Sociais mais utilizadas na Índia:                      em julho Facebook ultrapassa Orkut e conquista o primeiro lugar

(fonte: comScore)

Quando o Orkut foi lançado, o porta-voz do Google David Krane afirmou que, apesar do projeto ser afiliado com a empresa e acreditarem na importância de redes sociais, não estavam formalmente comprometidos com essa rede social. Ou seja, estavam encarando como um teste. Prova disso foi a demora para começar a fazer melhorias no sistema: apenas 3 anos após seu lançamento, o Orkut lança nova interface.

Provavelmente esse longo tempo que levou para acreditarem no projeto tenha resultado na falta de sucesso do Orkut em outros países. Agora que a rede social do Google já perdeu liderança na Índia e a participação de brasileiros no Facebook vem aumentando, o Orkut surge com várias novidades na tentativa desesperada de manter seus usuários:

– Agosto 2010: Foi lançado Grupos de Amigos, que permite melhor interação e mais privacidade (esse ponto acredito ser uma vantagem sobre o Facebook, que parece preocupar-se com esse ponto cada vez menos);

– Novembro 2010: Orkut segue os passos do Foursquare e recompensa com selos para os usuários:

selos no orkut

– Dezembro 2010: Foi anunciado que o Orkut permitirá indexação de suas comunidades pelo Google (Facebook já havia aberto suas páginas de fãs em fevereiro).

Bom, por enquanto o Orkut continua sendo a rede social favorita dos brasileiros, mas a linha azul, que reprenta o Facebook, vem crescendo:

Orkut e Facebook no Brasil

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

Comentários

  • responder
    Guilherme Conter
    15 de dezembro de 2010

    Texto bacana, Manu!

    Me pergunto se as pessoas realmente se importam com os aplicativos do Facebook. Acho que o que vale mesmo é se a maioria dos seus conhecidos pode ser encontrada na rede (ou até mesmo novos contatos).

    É verdade que o Orkut parou no tempo e ficou meio esquecido. Mas acho esse papo de orkutização puro preconceito por parte dos “21st century digital boys” em relação às classes sociais menos favorecidas, que agora descobrem a rede (apesar das fotos toscas, é claro).

    O pessoal gosta é de modinha, e assim que aparecer perfis com fotos do churrasquinho na laje os mais frescos vão chiar (se bem que odeio pessoas que fazem biquinho nas fotos, hehe).

    Ou sei lá, também é bem possível que eu esteja completamente enganado! =)

  • responder
    Monex
    19 de dezembro de 2010

    22 10 2010 s 15h47 por Leitores do TB v o lembrar quando o Facebook lan ou uma ferramenta que ensinava os membros da rede social a exportar seus contatos do Orkut e adicion -los no Facebook. Pouco depois como que por m gica o Google mudou sua pol tica de exporta o de dados e dos amigos do orkut que era como o Facebook encontrava os perfis. Hoje no entanto o Facebook quer tentar novamente conquistar os usu rios da rede social do Google.

  • responder
    Marcos
    31 de julho de 2012

    Tenho orkut ha anos, e não sinto nenhuma necessidade de ter esse tal de facebook;uso orkut simplismente para guardar fotos,e para manter interctividade com alguns amigos.Mas são amigos de verdade,não é essa molecagem, de adicionar um monte de pessoas dizendo ser amigos,e não ter nem ideia se a foto,ou o nome são verdadeiros.Não sabem ao certo nem onde moram.Isso que é amigo? acredito que 99% desse pessoal das redes sociais,são adolescentes com cabeças vazias,pois basta comerem um pedaço de melancia,que vão correndo botar lá,se machucam uma unha vão registrar lá,é na verdae,falta do que fazer.É uma calamidade o que se ver de besteiras.E tem mais..O que vejo é uma grande massa humana, usando uma linguage cheia de erros,futuramente termos uma legião de analfabetos,porque de tanto escrverem erradamente acabam se acostumando,e quando for fazer uma redação para concurso,ou vestibular; o resultado é catastrófico.Trabalho com vendas pela internet ha 8 anos,recebo dezenas de e-mail dos compradores me fazendo perguntas,são tantos erro,que chego a me incomodar;e passo o tempo todo corrigindo,para renviar a resposta de volta usando a que recebi ja corrigida no corpo da mensagem.Tem eros tão groseiros que chegam a escrever seu próprio nome com letra minúscula.A essas alturas o uso dos os verbos ja foram por água a baixo.

Postar um comentário