O Que É SEO?
O que é SEO e porque é tão essencial no universo online?
Certamente você já ouviu essa sigla ecoando pela Web, principalmente se você já tem um tempo observando esse ambiente.
Aqui na Enlink, a Manu Sanches começou a trabalhar com SEO no início de 2007, quando ainda era estudante de Comunicação Social.
Assim, desde então, ela diz que acha bastante desafiador explicar o que é o Search Engine Optimization (SEO) e, ao mesmo tempo, extremamente necessário para tornar a área mais conhecida.
Então, se você está apenas começando sua jornada no mundo digital, ou se já está navegando há algum tempo, este guia introdutório sobre SEO vai esclarecer os fundamentos essenciais que todos precisamos conhecer.
Vamos lá?
O Que Significa SEO: O Que É e Para Que Serve?
SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias e técnicas aplicadas para otimizar a visibilidade de um site nos resultados de busca.
Isto é, são métodos trabalhados para garantir que seu conteúdo, página ou site seja facilmente encontrado pelos usuários quando estes fizerem as pesquisas nos mecanismos como Google, Yahoo e Bing.
Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja online de calçados e, por meio de pesquisa, descobrimos que a quantidade de pessoas que abre o Google e digita na caixa de busca o termo ‘sapatos femininos’ seja alta.
Então, você vende calçados para mulheres e gostaria que esses potenciais compradores encontrassem o seu site, concorda?
Assim, é necessário um aprimoramento na sua página para que fique bem posicionada nos resultados apresentados pelo Google.
Ou seja, essa melhora virá das técnicas de SEO, que serão trabalhadas em cima do termo “sapatos femininos”.
Portanto, o objetivo é alcançar posições mais elevadas nos resultados de busca para palavras-chave relevantes ao conteúdo, o que consequentemente aumenta a probabilidade de atrair tráfego qualificado.
Para Que Serve o SEO?
Como já vimos, o SEO busca maximizar a visibilidade e impacto no mundo online.
Assim, é uma estratégia indispensável para qualquer negócio, garantindo o sucesso da presença online.
Então, dentre as suas principais funções, estão:
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- Aumentar a Visibilidade
- Atrair Tráfego Qualificado
- Maior Credibilidade e Confiança para o Site e Conteúdo
- Melhora na Experiência de Navegação do Usuário
- Retenção de Visitantes
- Destaque entre a Concorrência no Mercado Online
O Que É SEO no Marketing?
No cenário do Marketing Digital, o SEO (Search Engine Optimization) desempenha um papel importante e multifacetado.
Ou seja, é o trabalho base para que se desenvolvam os outros tantos pilares do Marketing Digital, como o marketing de conteúdo, o link building e até mesmo a gestão das redes sociais.
- Veja Também: O Que É Marketing Digital?
O Que É SEO – Como Fazer?
É a partir de um conjunto de práticas e técnicas sólidas que será possível desenvolver uma boa estratégia de SEO.
Inclusive, todas as táticas terão como princípio as análises feitas do comportamento do usuário e do funcionamento das ferramentas de busca.
Veja aqui um passo a passo de como fazer SEO:
- Análise Geral: será preciso levantar um panorama atual da relevância do site e do tráfego orgânico que recebe
- Pesquisa de Palavras-Chave: com a ajuda de ferramentas, é necessário fazer a seleção das palavras mais estratégicas, avaliando a demanda e competitividade de diferentes termos
- Otimização On-Page: cada página do site precisará de um título relevante, estrutura de URL, descrições e conteúdos integrando as palavras-chaves escolhidas.
- Produção de conteúdo de qualidade: desenvolvimento de conteúdos relevantes para o seu nicho, com a inclusão criativa e eficiente das keywords.
- Link Building: utilização de estratégias de backlinks para conseguir links qualificados
- Análise e Monitoramento: monitoramento do desempenho do site com a utilização de ferramentas de análise. Acompanhamento de métricas como tráfego, taxas de conversão e comportamento dos usuários
Lembrando que os resultados podem não ser instantâneos.
No entanto, uma estratégia bem executada ao longo do tempo trará um aumento significativo na visibilidade e no tráfego do site.
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Como Usar o SEO do Google?
O Google, como líder incontestável nos mecanismos de busca, oferece diversas ferramentas e recursos para ajudar a otimizar sua presença online.
Veja algumas maneiras de como usar o SEO do Google para impulsionar a visibilidade do seu site.
- Google Search Console: para informações de indexação e status de segurança do site
- Google Analytics: monitoramento do tráfego, comportamento dos usuários e conversões
- Keyword Planner: pesquisa e análise de palavras-chaves
- Google Trends: oferece as tendências de busca dos usuários
- Google PageSpeed Insights: análise da velocidade de carregamento do site
- Atualizações de Algoritmo: atualizações de algoritmos do Google para compreender fatores de classificação
- Conteúdo de Qualidade e Relevância: com base nos resultados do Google é possível criar conteúdos valiosos e informativos que respondam às principais perguntas e necessidades dos usuários.
O Que É um Profissional de SEO?
O profissional de SEO é aquele que trabalha com a otimização de sites para sistemas de busca.
Assim, utiliza de técnicas que visam melhorar o ranking das páginas trabalhadas para a busca por determinados termos, desempenhando um papel vital no sucesso online de empresas e criadores de conteúdo.
Aqui na Enlink, somos especialistas no serviço de SEO, desenvolvemos projetos na área desde 2009, aumentando o tráfego orgânico de vários clientes.
Assim, já auxiliamos startups a começarem estratégia de Marketing Digital e também grandes varejistas brasileiros a crescerem.
Nossos diferenciais são:
- Pensarmos em soluções criativas e assertivas na fase de planejamento estratégico, para “entrar na briga” e conquistar bons rankings até para palavras-chave com dificuldade alta
- Acreditar que a otimização de cada detalhe do site importa, para aproveitar todas as oportunidades
- Fazer gestão humanizada da Enlink e nossa equipe, priorizando o respeito, acolhimento e autodesenvolvimento das pessoas envolvidas
- Ter comunicação clara, eficiente e rápida com nossos clientes
- Prezar pela ética e transparência. Você poderá acompanhar todas as etapas e se envolver nas decisões o quanto preferir
E aí, gostou? Aproveite e conheça todos os nossos serviços!
E, se você ainda tem dúvidas ou quer compartilhar sobre o que é SEO, deixe o seu comentário nesse post!
Imagens: Freepik
Carol Ramalho
Confesso que preciso respirar fundo sempre.. queria que fosse mais fácil de explicar e de entender. hehe Eu costumo me restringir à parte de rankeamento.. quando se interessam as pessoas costumam partir para as reações que você citou! rs
Walter Olivas
Muito legal, eu nem sempre tenho tanta paciência, acabo por dizer que trabalho com a internet, mesmo que as pessoas pensem que eu conserto computadores, mas entre os que dominam o assunto, a reação é sempre “Em que ?” o que me dá chance de explicar. É inverter o interesse.
Luis Vieira
Muito bom seu texto Manuela, bela paciência a sua!
Suellen Moraes
Ótimo retrato das dificuldades enfrentadas em conversas corriqueiras! Confesso que várias vezes as pessoas fizeram a temida pergunta e eu não soube responder satisfatoriamente. Até aconteceram situações embaraçosas: perguntaram “no que você trabalha?”, eu respirei fundo e disse que era um pouco complicado explicar (embora estivesse disposta a tentar), a outra pessoa fez um olhar desconfiado e disse que se era difícil, então era melhor eu não explicar… Acho que ela não teve bons pensamentos ao meu respeito, mas paciência, né?