Guest Post ainda Funciona para Link Building?
Em Janeiro, Matt Cutts, postou um artigo em seu blog pessoal afirmando que sites que aceitam conteúdo de guest post deveriam parar a estratégia.
Bom, quem acompanha notícias de SEO, provavelmente notou que essa não é primeira vez que ele faz comentários sobre a ação de guest blogging, mas possivelmente por ser a mais atualizada, é a mais transparente de todas.
O que podemos dizer sobre essa questão dos posts convidados é que: podem ficar tranquilos! Embora essa estratégia esteja sendo bastante discutida nos últimos meses, ela ainda tem resultado positivo, óbvio, quando feita corretamente!
Chega de spam!
A questão levantada na comunidade SEO é que existem empresas/autores que entram em contato com qualquer tipo de site, sem direcionar ao segmento, enviando ainda uma grande quantidade de e-mails de requisições. Ou seja, aos olhos do Google, isso pode ser considerado um email de spam e, para completar, os artigos enviados não têm qualidade alguma, indo totalmente contra aquilo que deve ser feito.
Note então, que tudo aquilo que é feito em grande escala pode ser perigoso e, na verdade, sempre foi. Além disso, guest post não deve ser feito somente com a intenção de conquistar link, é preciso aproveitar todo o conteúdo para que a mensagem final traga um benefício ao leitor. Lembre-se: o marketing de conteúdo é tudo!
E agora, como utilizar a estratégia?
Quem anda na linha possivelmente não sofrerá consequências, pois o próprio Matt Cutts diz: “Ainda há muitas razões para fazer guest posts – exposição, marca, comunidade e maior alcance. Essas razões existiam antes do Google e continuarão no futuro.” Então, entre mil e uma afirmações ele mostra que há uma luz no fim do túnel.
O objetivo no aviso do chefe da busca de anti spam do Google, portanto, não é desencorajar e fazer com que as pessoas deixem de aproveitar esse tipo de conteúdo.
A sugestão é checar os seguintes itens antes de aceitar ou enviar um artigo:
• O artigo deve ter alta qualidade;
• O artigo deve ser exclusivo;
• Não envie uma quantidade absurda de e-mails;
• Seletividade na escolha de parcerias. Aqui você pode conferir algumas dicas para encontrar as parcerias certas.
Tudo bem, isso não é novidade, mas vale o reforço, pois ao tentar seguir as sugestões, você pode melhorar a qualidade dos artigos que envia e recebe!
Logo, não tenha medo, a estratégia de guest post não está morta, ela está se readaptando, além disso, “ainda tem lugar em ações de marketing digital e provavelmente sempre terá”, como disse Jennifer Slegg, do searchenginewatch.com.
E você, tem alguma consideração sobre o tema? Comente!
Imagens: Exame, Danieluyi e Business2community