O que é SEM e Links Patrocinados e Qual a Diferença com o SEO?

O que é SEM e Links Patrocinados e Qual a Diferença com o SEO?

Entender o que é SEM é bastante importante para quem está adentrando esse universo do marketing digital.

Afinal, o Searching Engine Marketing (SEM), ou Marketing de Busca, é um pilar que irá segurar outras duas vertentes das técnicas que são feitas para que uma página ou site apareça no Google.

Estamos falando dos links patrocinados e do famoso SEO!

Então, para seguir os seus estudos sobre marketing digital, acompanhe mais um conteúdo da Enlink.

Vamos lá?

O que é SEM e para que Serve?

O Search Engine Marketing (SEM), ou Marketing de Busca, é uma estratégia de marketing que visa gerar e aumentar o tráfego do site através de plataformas de busca.

Ou seja, os buscadores onde o usuário entra para fazer a sua pesquisa, consulta e/ou compra – como o Google, Bing ou Yahoo.

Então, o resultado que aparece à frente do usuário no momento da pesquisa é fruto do trabalho de SEM.

Com isso, pode aparecer no formato de Links Patrocinados – que são os anúncios pagos, localizados no topo e lateral da página -, e de SEO- que é o resultado orgânico, no ranking de sites que aparece de acordo com a busca- .

Com isso, o SEM serve como uma estratégia de divulgação e promoção de um negócio online ou offline, que tenha o seu foco voltado para os motores de busca.

O que são Links Patrocinados?

Os Links Patrocinados consistem basicamente em comprar espaço no buscador para dar mais visibilidade ao que a marca está oferecendo.

Então, pela predominância do Google nessa área, a principal ferramenta utilizada para criar e otimizar esses anúncios e seus resultados é o Google AdWords.

Assim, os links patrocinados funcionam com a compra de links, que tem um Custo por Clique (CPC) ou de impressão dos anúncios (PPC – Pay per Click).

Os resultados dos anúncios podem ser vistos em curto prazo, uma vez que há maior controle sobre os resultados da busca, podendo ser alterados e aperfeiçoados de forma mais rápida no AdWords.

E, quem determina o preço a ser pago pelo clique ou impressão é o responsável pela área de Links Patrocinados, que precisa entender das ferramentas disponíveis para compreender e planejar a oferta diante da concorrência.

Esse profissional faz uma análise do cenário da marca, quais os seus objetivos, concorrentes e monta uma estratégia, que leva à criação e definição dos fundamentos do anúncio, através de palavras-chave, localidade, orçamento, definição dos títulos, do conteúdo do anúncio e quais as URLs de destino.

Após a veiculação dos anúncios, é feita uma mensuração do resultado da campanha para entender qual foi o seu comportamento e, quando necessário, fazer uma otimização da campanha para atingir melhores resultados.

Ou seja, esse é um trabalho que precisa estar muito bem atrelado ao de SEO para dar mais relevância e visibilidade ao site da marca, exigindo uma constante otimização tanto na busca orgânica quanto nos Links Patrocinados.

Afinal, um está interligado ao outro, e um bom planejamento e estratégia nessas áreas são determinantes no sucesso do site.

O que é SEM: Importância para o Negócio

Os mecanismos de busca são plataformas essenciais para quem busca por informação ou, até mesmo, por algum produto ou serviço específico.

Inclusive, são 2.3 milhões de pesquisas realizadas no Google a cada segundo.

Ou seja, um número bastante expressivo quando se pensa sobre o comportamento do usuário perante o meio digital.

Com isso, não dá para deixar de olhar para os meios ou mecanismos que são feitos para que uma empresa se coloque visível nessas plataformas.

Afinal, estamos vivendo a revolução digital e está cada vez mais difícil pensar em promoção e divulgação fora desse ambiente.

Pois, a visibilidade do marketing hoje está nesse espaço, assim como os interesses e necessidades dos consumidores.

SEO e SEM: Qual a Diferença e Como Investir?

Talvez pela similaridade das siglas, acabamos por achar que existe uma comparação entre as estratégias de SEO e SEM.

No entanto, como vimos aqui, o Search Engine Marketing (SEM) é, na verdade, o guarda-chuva responsável por assegurar as estratégias que são feitas para os motores de busca, dentre elas, o SEO.

Assim, a diferença entre SEO e SEM está presente nessa abrangência.

Para entender melhor, vamos pensar exatamente no significado de cada sigla:

  • SEM – Search Engine Marketing = Marketing em Mecanismos de Busca. Ou seja, toda estratégia de marketing voltada para essas plataformas de pesquisa
  • SEO – Search Engine Optimization = Otimização de Mecanismo de Pesquisa. Técnicas de otimização utilizadas para essas plataformas.

Então, quando estamos atuando em SEO estamos, também, trabalhando dentro das estratégias de SEM.

E, para investir em SEO e SEM, é preciso ter um planejamento bem definido, com objetivos traçados e disposição para colocar a mão na massa.

Veja mais no nosso Curso de SEO – Tráfego Orgânico nas Alturas! Estratégia e Planejamento

Como Aplicar o SEM?

Como vimos, aplicar as estratégias de Search Engine Marketing (SEM) envolve utilizar técnicas para ganhar visibilidade no Google e, com isso, atrair mais clientes.

Veja algumas dicas de como começar a aplicar o SEM:

Pesquisa de Palavras-Chave

É importante identificar as palavras relevantes para o seu negócio. Para isso, analise a concorrência, quais palavras estão usando para esse nicho?

Além disso, é válido focar nas long tails, que são as palavras-chave mais específicas e que podem ter menor concorrência – geralmente são termos mais extensos e direcionados.

Criação de Anúncios

Esse é um dos passos que está presente no pilar do SEM, que são os links patrocinados.

Assim, são as campanhas pagas que já dissemos acima e que costuma gerar um resultado mais rápido que o SEO.

No entanto, esses resultados acontecem apenas dentro do tempo da campanha, ou seja, em curto prazo.

Otimização SEO

A otimização é necessária independente do tipo de estratégia de SEM que você escolher.

Afinal, o seu site ou página precisa utilizar de algumas táticas para que seja reconhecido e apareça nos resultados do Google, até mesmo para as campanhas pagas.

Veja algumas delas:

  • Títulos e conteúdos chamativos, que atraiam a atenção do usuário
  • Estruturação das palavras-chave
  • Conteúdos relevantes e de qualidade
  • Design atraente e responsivo
  • Tempo de carregamento da página
  • Links internos e externos
  • Análises e ajustes contínuos

>> Veja Também: Otimização de Sites SEO – Guia Google para Iniciantes

Por que Investir em SEO?

Aqui preparamos uma tabela comparativa entre as duas estratégias de SEM: SEO e Links Patrocinados.

Confira!

Enfim, sabemos que ambas as estratégias têm seus méritos e que, quando combinadas, podem maximizar a visibilidade e o tráfego do seu site.

No entanto, aqui na Enlink, temos o foco total nas táticas de SEO e, por isso, nossa defesa está voltada para essa área.

Afinal, mesmo que requeira de uma estratégia de conteúdo bastante robusta, os resultados gerados são de grande impacto, pois podem ser mais estáveis e de longo prazo, além de serem de extrema importância para a construção de marca e autoridade online.

Portanto, investir em SEO diz respeito a conquistar um público fiel, interessado e que, certamente, trará resultados positivos para o seu negócio por um bom tempo!

E aí, quer aprender mais sobre SEO? Garanta a sua vaga no nosso curso de SEO: Tráfego Orgânico nas Alturas! Estratégia e Planejamento.

Temos certeza que você sairá com ainda mais vontade, disposição e, claro, conhecimento para ver a sua marca crescer no Google!

Se esse conteúdo foi útil para você, aproveite e compartilhe nas suas redes!

Postar um comentário