Panda, Penguin e Hummingbird: a fauna do Google contra o spam e por uma internet com melhor conteúdo
Panda, Penguin e Hummingbird (“beija-flor” em português) parecem animais fofos e dóceis, mas a serviço do Google, são máquinas implacáveis de guerra contra o spam e o Black Hat. Mas, o que é Black Hat?
Black Hat é qualquer maneira de conseguir um ranqueamento melhor por técnicas não naturais. Ou seja, por tag stuffing, que seria uso desenfreado de palavras-chave ou até a repetição das mesmas; quando se trata de palavras-chave, menos é mais. Outros métodos são o cloaking, que seria mostrar uma coisa para o usuário e outra para o robô do Google, e doorway, que é uma página criada especialmente para conseguir links para um site.
O praticante de Black Hat não deve se enganar pensando que não haverá consequências. Elas existem, e em alguns casos, são severas.
Google Panda e a otimização do ponto de vista do usuário
É uma atualização no algoritmo do Google que penaliza sites com conteúdo fraco e, por outro lado, recompensa os sites com conteúdo de qualidade e que pensam na melhor experiência de navegação do usuário.
O Panda procura premiar os sites que possuem conteúdo de qualidade, relevante, e que sejam otimizados pensando no usuário e não em estratégias que só visam os clicks monetizados – sites cheios de anúncios. O Panda faz parte de um ponto de vista humano. Ninguém quer ficar muito tempo procurando por uma informação ou escavar conteúdo através dos anúncios.
Elimine páginas internas de baixa importância do site, sempre escreva de forma ortograficamente correta, não duplique conteúdo, não tenha muitas páginas dizendo a mesma coisa, otimize o site para que ele tenha um tempo de resposta rápido e, consequentemente, carregue mais rápido, nunca pratique black hat e elimine palavras-chave que não sejam realmente necessárias.
Google Penguin e a guerra contra o Black Hat
O Penguin também é uma atualização no algoritmo do Google, e diferentemente do Panda visa fechar o cerco para quem pratica o Black Hat, especialmente.
A atualização valoriza sites bem construídos e com conteúdo relevante para o usuário, que é um ser humano, e o foco deve estar sempre nele. Se o seu site ganha links de formas naturais, indica que ele tem um bom conteúdo, livre de spam, toneladas de anúncios e preenche alguns requisitos do Panda. Os dois trabalham juntos para um mundo virtual mais bonito para nós, usuários.
Google Hummingbird e o novo jeito de encontrar resultados
O Hummingbird é uma nova versão do algoritmo, juntando partes do Panda e do Penguin, mas dessa vez, o foco do Hummingbird é fornecer melhores resultados para o usuário.
Antes tínhamos que pensar como a máquina, calculando nossas palavras para refinar a pesquisa a um leque de resultados relevantes para nós. Agora com o algoritmo, o buscador tenta pensar como a gente.
Isso se deve ao fato de não acessarmos mais a internet pelos computadores, e sim pelos tablets e smartphones, e isso demanda uma nova forma de pensar.
Através desse artigo ficou claro que o foco do Google é o usuário, e não o marketing ou os próprios sites, o Gigante da Internet quer que os sites sejam voltados para nós, e não para si mesmos.
E que venham novas atualizações visando uma experiência nova e única para navegar na internet!