Blog Post: Dicas e Informações sobre o Conteúdo para Blog

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Blog Post: Dicas e Informações sobre o Conteúdo para Blog

O blog post é um material de grande importância para o desenvolvimento das estratégias de marketing de conteúdo.

Afinal, a melhor maneira de começar a trabalhar o conteúdo da sua empresa no meio digital é através de um blog, tanto pela sua praticidade quanto pela eficiência.

Inclusive, não é necessário um enorme investimento para quem está iniciando no marketing de conteúdo, pois existem vários formatos de conteúdo para serem utilizados em uma estratégia, como e-books, infográficos, webinars e outros materiais ricos.

Dessa forma, se você empreende e deseja explorar o cenário digital, nada melhor do que começar a entender melhor sobre os blog posts!

Então, veja aqui como criar um conteúdo para blog e quais são os segredos das organizações que conquistam resultados tão incríveis com essa estratégia.

Continue a leitura e confira!

O que é um Blog Post?

Um blog post é aquilo que irá alimentar um blog. Ou seja, é um post, artigo ou conteúdo que será escrito e publicado em um blog na internet.

Assim, podem ser escritos por qualquer pessoa, que compartilham uma variedade de informações, ideias, opiniões, notícias ou experiências sobre tópicos específicos.

Então, os blog posts são o conteúdo principal de um blog, compostos por textos e, muitas vezes, acompanhados por outros tipos de conteúdos, como imagens, vídeos, infográficos, etc.

Além disso, podem ser categorizados por temas, tags ou assuntos para facilitar a navegação e a busca por conteúdo específico dentro do blog.

Qual é a função de um Blog?

Um blog pode ter diversas funções mas, aqui, falaremos especificamente como estratégia fundamental para o marketing de conteúdo.

Assim, um blog ajuda a atrair tráfego para um site, trazendo usuários a partir de conteúdos informativos, comerciais ou mesmo para entretenimento.

Ou seja, uma pessoa pode conhecer o seu site através de um blog post que atendeu às suas expectativas e necessidades.

Além disso, o blog também pode melhorar o SEO (otimização para os mecanismos de busca), gerar leads e aumentar a visibilidade da marca, uma vez que oferecem conteúdos relevantes e atualizados, ajudam na indexação de palavras-chaves e, também, nas estratégias de link building.

Como Fazer um Blog Post?

É preciso seguir algumas etapas importantes no momento de criar o seu blog post.

Para isso, tenha em mente que precisa ser um conteúdo relevante e atrativo para os leitores e, ao mesmo tempo, que faça sentido para a sua marca ou produto.

Ou seja, é necessário escolher um tópico com tema relevante para o seu público-alvo.

Então, depois do tema já selecionado, é preciso iniciar uma pesquisa para reunir informações, organizar as ideias e criar um esboço relevante, decidindo sobre os principais pontos a serem abordados.

Feito isso, é hora de começar a escrever!

Portanto, comece com uma introdução envolvente para que o leitor permaneça no seu conteúdo e entenda o que será abordado.

Em seguida, o corpo do texto precisa ser dividido em seções lógicas, com parágrafos curtos para facilitar a leitura.

Dicas importantes para a escrita:

  • Forneça informações detalhadas, exemplos relevantes e dados confiáveis para sustentar seus argumentos
  • Use uma linguagem clara e não se esqueça de utilizar subtítulos, listas numeradas ou marcadas quando apropriado, para facilitar a leitura
  • Adicione imagens, infográficos, vídeos ou gráficos relevantes para ilustrar ou complementar o conteúdo do seu post
  • Crie um título cativante
  • Termine o post com uma chamada para ação, incentivando os leitores a interagir de alguma forma

Feito o texto, revise todo o conteúdo para corrigir erros gramaticais, ortográficos e de pontuação, além da clareza e coesão do texto.

Lembre-se que é muito importante construir o conteúdo com foco nas estratégias de SEO e otimização, utilizando palavras-chaves e garantindo que seu post tenha uma estrutura amigável para os mecanismos de busca, com URLs, links internos e externos e uma boa legibilidade.

Por fim, publique o seu blog post ajustando a data e categoria e compartilhe nas redes sociais, com amigos, conhecidos, e-mails e outras plataformas para ampliar o alcance e atrair mais leitores, ok?

Que tipo de Conteúdo devo Postar em um Blog?

O tipo de conteúdo que você deve postar em um blog pode variar de acordo com o seu público-alvo, interesses, nicho de mercado e os objetivos que você tem para o seu blog.

Veja os principais tipos de conteúdos trabalhados:

  1. Artigos informativos e educativos
  2. Listas e dicas úteis
  3. Entrevistas ou estudos de caso
  4. Atualizações e notícias do setor
  5. Histórias pessoais ou experiências 
  6. Resenhas e recomendações
  7. Conteúdo sazonal ou de tendências
  8. Guests posts ou colaborações

Como criar um bom conteúdo para blog?

Como vimos, o conteúdo para web possui algumas particularidades.

Por isso, é necessário dedicar tempo estudando e se especializando, para aprender todas as técnicas de escrita de internet e também de SEO.

Afinal, a redação para blog vai muito além da aplicação correta da ortografia.

Então, a seguir, você confere uma série de dicas para que os artigos do seu blog gerem os resultados desejados. Vamos lá?

1. Aplique Técnicas de SEO no seu blog post

A principal funcionalidade do blog – além de informar o leitor e trazer conteúdos relevantes para ele – é fazer com que as páginas apareçam nos resultados dos mecanismos de buscas, como o Google – o buscador mais famoso do mundo.

Para isso, existem técnicas de SEO (Searching Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas) que têm como objetivo alcançar o topo das páginas de resultados e tornar as páginas rastreáveis.

Portanto, aplicá-las em seus textos é essencial para gerar tráfego para o blog.

2. Compreenda a sua Persona

O conceito de persona é aplicado às estratégias digitais e funciona como um “personagem” do seu público-alvo. 

Afinal, a persona é muito mais específica, pois tem nome, idade e profissão, além de outros elementos relativos à sua personalidade e problemas bem definidos.

Por exemplo, em uma loja de camisas masculinas popular, poderia ser o Paulo, representante comercial de 31 anos que tem dificuldades em encontrar roupas baratas e elegantes para visitar seus clientes.

Assim, o desenvolvimento e o entendimento da persona são ações imprescindíveis para criar um bom conteúdo para blog.

Isso porque, a partir da persona, será possível planejar pautas que sejam úteis para o leitor e o faça executar a ação desejada.

3. Invista na Escaneabilidade no blog post

Smartphone com conteúdo web formatado.

Nos dias de hoje é muito difícil que um usuário leia um artigo por completo. Acredite, o leitor de internet tem pressa e objetividade.

Sendo assim, é comum que ele apenas “passe os olhos” pela tela, “escaneando” o conteúdo até encontrar a informação que procura. E, é exatamente sobre isso que trata a escaneabilidade.

Assim, um conteúdo escaneável é aquele que:

  • Divide bem as informações em subtítulos que dialogam entre si
  • Utiliza frases e parágrafos curtos
  • Destaca palavras estratégias com negrito
  • Faz uso de tabelas, bullet points e citações

Tudo isso para facilitar o entendimento e apresentar uma disposição favorável para a leitura.

4. Utilize um CTA que Faça Sentido

Um dos elementos mais importantes para um bom conteúdo web é a chamada para a ação, também conhecida como CTA (call to action).

Assim, é uma espécie de convite ao leitor para que ele execute alguma ação desejada.

Mas, é claro que tudo isso faz parte de um planejamento, então precisa fazer sentido para o objetivo daquele texto e do seu negócio.

Com isso, você pode inserir uma chamada incitando o usuário a se inscrever em um newsletter, curtir uma página de rede social ou até mesmo entrar em contato com a empresa.

O importante é que, ao final do texto, você consiga convencê-lo de que precisa realizar uma ação. Lembre-se: todo texto tem uma função.

5. Conte Histórias

O storytelling é a arte milenar de contar histórias aplicadas aos conceitos mais modernos de marketing digital.

Pense bem, você consegue descrever o que almoçou na semana passada? Dificilmente. Mas, provavelmente lembra-se com detalhes de uma história que seus pais lhe contaram na infância ou um caso de um amigo durante o carnaval.

Isso acontece porque as histórias geram empatia e ficam marcadas.

Então, em um conteúdo para blog, esse recurso é utilizado por meio de exemplos, criação de personagens e até mesmo para enaltecer a jornada do cliente.

6. Insira Links Internos

Por fim, mas não menos importante, há os links internos, que são assim denominados pois levam o usuário a outras páginas do seu próprio blog.

Ou seja, o mantém dentro do domínio de um mesmo site.

Então, o SEO é o responsável por atrair o leitor por meio dos mecanismos de buscas, já os links internos fazem com que ele navegue e consuma outras informações, o que aumenta ainda mais o nível de relacionamento e a proximidade com o momento da compra.

Como ter Sucesso com o meu Blog?

Ter sucesso com um blog envolve uma combinação de estratégia, consistência, qualidade de conteúdo e engajamento com sua audiência. 

Além disso, é importante lembrar que um blog geralmente requer tempo, paciência e consistência.

Então, não espere resultados imediatos, pois pode levar algum tempo para construir uma audiência engajada e alcançar seus objetivos.

Mas, para te ajudar ainda mais a alavancar o seu negócio e ter sucesso nessa estratégia, os nossos serviços de marketing de conteúdo podem ser o melhor caminho. Entre em contato com a gente!

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre os blog posts? Se tiver alguma dúvida ou outras dicas importantes, deixe aqui nos comentários!

Imagens: Igor Mesk (Unsplash) Nick Morrison (Unsplash), NeONBRAND (Unsplash) e Freepik

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

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