Otimização de Sites: como Melhorar o Posicionamento no Google?

Otimização de Sites: como Melhorar o Posicionamento no Google?

Um dos principais objetivos de qualquer dono de site é ter um bom posicionamento no Google — ou em qualquer outro mecanismo de busca. Essa, afinal, é uma maneira excelente de conquistar novos visitantes sem precisar investir em anúncios.

O objetivo acaba sendo mais fácil para quem segue algumas regrinhas básicas na hora de trabalhar o próprio site. E, apesar da constante atualização do algoritmo do Google, você pode aproveitá-las para caprichar na otimização do seu site e melhorar o seu posicionamento. Confere só:

Notebook com a página de busca do Google aberta

4 dicas para melhorar o posicionamento do seu site no Google

Separamos algumas dicas para ajudar a melhorar o posicionamento do seu site no Google. Se você já tem um site no ar, não deixe de revisar o que já foi publicado nele para aumentar as chances de um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

Dica #1 • Capriche na escolha das palavras-chave

Um dos aspectos mais importantes para na otimização de sites é trabalhar bem as palavras-chave escolhidas. Isso porque, na maior parte das vezes, o visitante chegará ao site pelos mecanismos de busca usando-se delas.

Uma dica bacana para melhorar o posicionamento dentro do Google é usar as keywords long tail, ou seja, palavras mais extensas.

Se você tem um site de aluguel de bicicletas, por exemplo, é muito melhor adicionar o nome da cidade em que você está para ranquear o site – ex.: aluguel de bicicletas em Foz do Iguaçu – do que utilizar apenas o termo “aluguel de bicicletas”.

Assim, o próprio Google vai identificar a sua região e posicionar melhor o site para pesquisadores de localidade próxima.

Não deixe de investir também em ferramentas que permitam a análise das melhores opções de palavras para trabalhar o posicionamento no Google. As mais famosas são o MOZ e o SEM Rush (ambas as ferramentas são pagas).

Dica #2 • Não se esqueça dos links para otimizar seu site

O uso de links nos seus artigos é mais uma ferramenta poderosa para melhorar o posicionamento do seu site no Google. E, neste aspecto, você tem duas possibilidades de trabalho: os links internos e os links externos.

No caso de links internos, são acessos rápidos para outros conteúdos dentro do seu próprio site. Além de dar mais informação ao visitante, essa prática permite que ele se mantenha no local, reduzindo a taxa de rejeição (usuários que entram e não clicam em outro link).

No entanto, a maior força desse ponto ainda está sobre links externos. Indicações de outros sites para o seu endereço mostram força e contam pontos positivos no ranqueamento.

Apenas entenda como fazer esse processo, já que nenhum site de qualidade fará isso sem que veja algum potencial no seu conteúdo e, claro, a qualidade do site que indica também pesa. Neste sentido, vale muito a pena investir na criação de conteúdo original e relevante para que outros sites indiquem o seu também.

Dica #3 • Dê uma atenção especial aos títulos e SEO

Títulos são muito poderosos para melhorar o posicionamento no Google. Ele precisa conter a palavra-chave que você vai trabalhar, além de ser o primeiro contato do potencial visitante com o seu conteúdo. Ou seja, é fundamental ter um título atrativo para ganhar um clique.

Além disso, não ignore os subtítulos de um artigo, as famosas heading tags (H1, H2, H3, etc), recursos utilizados para destacar os títulos e subtítulos de um blog ou página. Essas quebras no texto por meio de subtítulos são fundamentais para que a leitura se torne mais fluidas.

As heading tags também ajudam na otimização do site para o Google, além de tornar o artigo escaneável para o leitor, facilitando a absorção do conteúdo e dos pontos principais do texto.

Usar de técnicas de SEO, aliás, são de extrema importância nesse sentido:

  • Procure trabalhar com frases curtas
  • Subtítulos que deixem o texto escaneável
  • E a famosa URL amigável (evite que elas fiquem muito longas, optando pelas palavras mais importantes).

Homem mexendo em iPad com ícones de redes sociais

Dica #4 • Aproveite as visitas para aumentar o alcance do seu site

Por fim, nossa última dica será sobre como o próprio visitante pode ajudar a otimizar o seu site. Tenha sempre botões de compartilhamento para as redes sociais. Esse aspecto também é importante para o Google, pois geram sinais sociais para determinada página.

Além da questão de otimização, essa estratégia ajuda a ter mais pessoas conhecendo o seu endereço. Com mais visitas, consequentemente, o site fica mais forte para os mecanismos de busca.

Colocando esses pontos em prática, você certamente perceberá uma evolução no posicionamento do seu site com o passar do tempo.

Você já usa algumas dessas técnicas para otimizar o seu site? Conte pra gente! =)

Imagens: Unsplash (Carl Heyerdahl) Pexels (Caio Resende), Unsplash (NordWoods Themes)

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

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