Cauda Longa ou Long Tail: O que é e Qual a Importância?

Cauda Longa ou Long Tail: O que é e Qual a Importância?

Você sabe o que é a “cauda longa” e como ela pode transformar sua estratégia de SEO?

Esse termo curioso, que mais parece nome de alguma teoria complexa, na verdade, é uma das ferramentas mais valiosas para quem deseja aumentar sua presença online.

Assim, a ideia é simples: enquanto muitas marcas disputam ferozmente por palavras-chave populares, a verdadeira mina de ouro está em explorar termos mais específicos e menos concorridos, os famosos long tail keywords.

Mas, por que isso é importante e como você pode usar essas palavras-chave de forma estratégica para atrair o público certo para o seu site?

Confira aqui o conceito de cauda longa, como funciona e como pode aumentar seus resultados no marketing de conteúdo!

O que é o Conceito de Cauda Longa?

O termo long tail ou “cauda longa” foi popularizado por Chris Anderson e descreve um conceito fascinante no mercado: enquanto os produtos mais populares dominam os holofotes e geram altos volumes de venda em curto prazo, a verdadeira força do mercado está nos nichos.

Afinal, esses nichos, embora menores, são vastos e praticamente infinitos, criando um espaço onde a demanda por produtos específicos ou de baixa concorrência pode gerar resultados expressivos a longo prazo.

Ou seja, no SEO, a cauda longa traduz-se em palavras-chave detalhadas e segmentadas, que atraem públicos altamente qualificados, entregando relevância e conversão com precisão.

Então, as palavras-chave de cauda longa são assim como os produtos de mercados nichados, possuem um baixo volume de busca (baixa concorrência), mas podem gerar ótimos resultados, atingindo o público certo.

O que são Palavras-Chave de Cauda Longa?

Palavras-chave de cauda longa são como alguns pedidos que fazemos quando buscamos algo específico.

Por exemplo, imagine entrar em uma padaria e pedir “pão”, sem especificar o tipo. Agora, pense em como seria mais direto dizer “pão integral de fermentação natural”.

No SEO, é a mesma lógica: palavras genéricas competem por atenção, enquanto as long tail keywords, mais detalhadas, alcançam exatamente quem sabe o que procura.

Assim, podem não gerar um volume gigantesco de acessos, mas atraem um público muito mais qualificado, aumentando as chances de conversão – assim como pedir exatamente o pão que você quer,  que torna a sua experiência mais satisfatória.

Por que as Palavras-Chave Cauda Longa são Importantes para SEO?

Como vimos, quando se fala em SEO, long tail é relativo às palavras-chave mais específicas e menos competitivas.

Por exemplo, para otimizar um post do nosso blog usando uma long tail, o ideal seria escolher uma palavra-chave que melhor traduz a postagem, como: [long tail link building], ao invés de utilizar apenas [link building].

Afinal, o último termo abrange todos os temas relacionados a link building, enquanto o primeiro restringe a assuntos relacionados à long tail no trabalho de link building.

Assim, o mesmo vale para qualquer tema, pois essa abordagem leva algumas vantagens em relação às palavras-chave genéricas, entre elas:

1. Taxa de Conversão Maior

A probabilidade do usuário, que chega até a página trabalhada através da long tail, realizar compra ou contratar serviços é muito maior em relação ao usuário que visita o site a partir de uma busca genérica, pois o primeiro geralmente sabe melhor o que está procurando.

2. Investimento Menor

Para os sites que trabalham com links patrocinados, o investimento é muito menor, pois o custo de cada palavra-chave está relacionado à demanda.

3. Buscas Tendem a Aumentar

As buscas são ampliadas não só em quantidade, mas também em qualidade, pois a taxa de rejeição diminui com palavras-chave mais específicas.

4. Resultados mais Rápidos

Como a competitividade é menor, é mais fácil alcançar os objetivos previstos.

Portanto, palavras long tail, apesar de atrair menor volume de usuários, registram maior número de conversão de acordo com o tempo de permanência na página ou aquisição de produto.

Já as palavras genéricas atraem um número maior de usuários, porém, sem registrar grandes taxas de conversão.

Como Usar Palavras-Chave Long Tail?

Trabalhar com palavras-chave long tail vai além de escolher termos específicos relacionados à sua página.

Afinal, é um processo estratégico que envolve análise e planejamento.

Assim, o primeiro passo é definir o objetivo de cada página: o que você deseja que o usuário encontre ao acessá-la?

A partir disso, identifique as palavras que você utilizaria para encontrar seu próprio site e, mais importante, entenda como seu público-alvo busca por produtos ou informações.

Depois, é hora de analisar o volume de buscas e a competitividade de cada termo, priorizando aqueles que alinham relevância e menor concorrência.

Então, finalmente, integre essas palavras-chave no conteúdo, otimizando títulos, descrições e textos de forma natural e atrativa.

Lembre-se, você deve pensar no texto para trabalhar a long tail seguindo as regras básicas: texto bem escrito, conteúdo único e fácil de entender.

Além disso, busque mencionar as palavras-chave principais e seus sinônimos.

Ferramentas Importantes para Escolher Palavras de Cauda Longa

Mas, depois de definir os objetivos, como escolher as palavras-chave long tail?

Veja algumas ferramentas gratuitas do Google para fazer isso:

  • Adwords: sugere sinônimos para qualquer palavra, com nível de concorrência, média de pesquisas globais e locais mensais
  • Analytics: analisa vários aspectos do seu site, incluindo as palavras-chave mais utilizadas pelos usuários para chegar à sua página, sendo esta uma técnica muito útil para encontrar as long tails. Além disso, o Analytics também fornece filtros para eliminar as long tails de baixa qualidade. Assim, você pode utilizar alguns critérios, como índices de rejeição e conversão, e tempo de permanência na página, por exemplo.
  • Insights: o ponto forte do Google Insights é localizar as palavras-chave mais usadas do momento. Ou seja, é uma boa opção para encontrar palavras que irão se tornar mais competitivas.
  • SemRush: Essa é a principal ferramenta que usamos aqui na Enlink, pois, além da pesquisa de palavras-chave, fornece também outras informações, como: palavras-chave relacionadas (o que muitas vezes aparecem as long tails) e perguntas relacionadas (que são as dúvidas dos usuários relacionadas àquela palavra. Ou seja, também podem ser de cauda longa).

Confira aqui outras opções e mais informações sobre o planejador de palavras-chave.

Enfim, esse foi o nosso conteúdo sobre as palavras-chave de cauda longa. Se você gostou, compartilhe com quem também irá se interessar.

Bons estudos!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

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