Como Criar Conteúdo para Blog de Empresa

Como Criar Conteúdo para Blog de Empresa

Após um artigo bastante informativo com seis dicas para alavancar seu blog corporativo, hoje vamos mostrar como criar conteúdo atrativo e dinâmico para o site de sua empresa.

Vamos começar assim: antes de qualquer coisa, não se esqueça que conteúdo é rei e que ele não se restringe apenas aos textos. Vídeos instrutivos, infográficos exclusivos e, é claro, artigos baseados em informações relevantes fazem com que o seu blog se destaque e ganhe o respeito e interesse do seu público.

Agora, vamos às dicas!

Para criar conteúdo relevante

Existem vários fatores importantes para que a criação de conteúdo dê certo em seu blog. Aqui, vamos apresentar cinco deles.

Primeiro, determine seu público alvo. Apesar de parecer algo óbvio, definir seu público vai um pouco além de conhecer o perfil daqueles que procuram por seus produtos e serviços. Características como nacionalidade, idade e nível de escolaridade influenciam e muito o tipo de conteúdo que você poderá gerar para sua página. Por isso, esteja atento a estes detalhes.

Em seguida, responda a todas as perguntas dos leitores. Esta tarefa pode parecer, de certa forma, cansativa, mas é muito importante para a interação com um cliente em potencial. Para tornar a atividade menos repetitiva, crie um FAQ (Frequently Asked Questions) e evite responder a mesma pergunta várias vezes.

Fonte: Free Digital Photos

O terceiro fator: inspire-se em outros blogs. Às vezes faltam ideias para produzir um conteúdo interessante e diferente. Nesses momentos, não se desespere. Procure ajuda em outros blogs que possuam ideais parecidos com o de sua companhia e expressem opiniões e informações relevantes, lembrando de dar um toque pessoal sempre que for utilizar essas fontes como inspiração, sejam elas virtuais ou não.

Expressar a sua opinião é a quarta dica aqui. Expor a sua visão a respeito dos temas que aborda em seu site, se feito de forma correta, pode aproximar ainda mais o leitor de seus serviços. No entanto, tudo deve ser feito de forma profissional e cautelosa, respeitando sempre diferentes opiniões, sem generalizações e, muito menos, com argumentos taxativos.

O quinto e último fator é a frequência de postagem. Não existe uma fórmula ideal com um número exato de posts mensais. Vale lembrar que, para atrair o tráfego necessário, ao menos cinco publicações por mês seriam hipoteticamente adequadas para não deixar o blog cair no esquecimento do público.

E se não existe a possibilidade de atualizá-lo 20 ou 10 vezes por mês, faça cinco posts bem elaborados. Dessa forma, os leitores vão comentar e compartilhar, movimentando o seu blog, sem a necessidade de postagem diária.

Para organizar o conteúdo do seu blog

A parte de organização do conteúdo envolve também uma série de fatores importantes para a página, que abrangem desde a estrutura do texto à aparência inicial do post.

Então, vamos começar com o básico: as técnicas de SEO (Search engine Optimization). Este é pontapé inicial para ser indexado pelo Google e demais buscadores, ou seja, o primeiro passo para conseguir a visibilidade e tráfego desejados.

Caso ainda não esteja totalmente familiarizado com a área, você pode conferir aqui um guia básico de SEO do Google para iniciantes.

Em seguida, a fim de deixar as postagens de sua página mais atrativas, utilize imagens. Em textos mais objetivos, coloque uma imagem logo no começo, antes do primeiro parágrafo, para ilustrar ao internauta o que ele está prestes a ler. Em casos de artigos mais longos, disponha as imagens entre os parágrafos, deixando a leitura menos cansativa.

Fonte: Free Digital Photos

Ainda no sentido de tornar atraente e ao mesmo tempo organizar, é importante criar títulos criativos e otimizados. É dele que vem primeira impressão causada sobre o leitor. Vale lembrar que o Google ‘acha lindo’ textos intitulados com apenas 63 caracteres.

Para tornar ainda mais visível a ideia que o texto pretende passar, utilize argumentos como “tutorial sobre” ou “dicas de como fazer”, por exemplo, desde que estejam de acordo com a abordagem do artigo. Outra possibilidade é adaptar memes, jargões e expressões populares para incrementar os seus títulos. Dessa forma, você consegue despertar a curiosidade em seu público.

Outro detalhe de extrema importância é a estrutura do texto. Mesmo que o conteúdo ali publicado seja o mais relevante para o leitor, o artigo deve ser montado de forma que se mostre atraente e convidativo à leitura.

Por exemplo, o tamanho do post pode não ser um problema para a maioria dos internautas, mas em certos casos dividir um conteúdo a fim de que o mesmo tenha uma melhor visualização é a alternativa mais acertada.

Além da divisão por parágrafos e do uso de imagens em locais estratégicos, ainda existem outros pontos a serem explorados ao montar um conteúdo:

– o uso do cabeçalho, com um resuminho do que o leitor vai encontrar ali;

– destaque de palavras utilizando o negrito, itálico ou sublinhado;

– uso de links para indicar fontes ou informações interessantes de outros blogs e sites.

Fonte: Free Digital Photos

Por fim, para gerar uma maior visualização do conteúdo e, claro, buzz positivo para a página, possibilite a interação do site/blog com as redes sociais.

Para isso, é necessário permitir que as informações sejam facilmente compartilhadas, deixando bem visíveis os botões de compartilhamento para mídias socais.

Afinal, já é de conhecimento geral que as redes sociais são o meio mais eficaz de propagar conteúdo e gerar tráfego para blogs. Logo, instale botões de compartilhamento de conteúdo, preferencialmente para o Twitter, Facebook, Pinterest, Linkedin e Google Plus. Assim, toda vez que alguém gostar de seus posts, basta clicar em um ícone para compartilhar o conteúdo com seus amigos e rede de contatos.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.