Dicas para maximizar o alcance do seu conteúdo
Não tem coisa mais chata do que preparar um conteúdo com todo o carinho, publicá-lo e perceber que ele teve um alcance, no mínimo, decepcionante. Uma coisa é fazer isso enquanto blogueiro despretensioso, e outra bem diferente é quando isso acontece com um cliente. Mas, no fim das contas, todos nós queremos ser vistos, lidos, compartilhados, curtidos, rettwitados e por aí vai. Por isso, hoje eu separei algumas dicas para ajudar na maximização do seu conteúdo!
Crie conteúdo “compartilhável”
Criar um conteúdo ou uma forma de divulgação que possa ser compartilhada pelo seu público é a chave para espalhar seu conteúdo pela web. Isso vai desde ter os botões de compartilhamento no seu blog, até postar uma foto relevante na sua fanpage.
Falando com seu público
Pense em quem é o seu público e no que eles querem de você (textos técnicos, imagens bonitas, vídeos de gatinhos e etc) e entregue isso a eles, mas sem abrir mão da qualidade. Isso tem a ver com planejamento de MKT de conteúdo, eu já falei um pouco sobre isso aqui no blog, clique aqui para conferir.
Um conteúdo que abra espaço para a interação também é importante! As pessoas podem não compartilhar de fato, mas os comentários são valiosíssimos.
Timing e senso de oportunidade
Se seu nicho trabalha com notícias ou qualquer tipo de novidade, é indispensável que o seu conteúdo esteja em dia, ou, melhor ainda: a frente dos outros portais. Pense comigo: se o seu site já tem pouca relevância (sem querer ofender) ele não pode se dar ao luxo de ser também atrasado, pois quando você finalmente tiver conteúdo pronto, todos seus leitores já terão lido tudo que precisam saber em outro portal. Quando você tiver leitores fiéis, talvez esse quadro mude e eles pensem “opa, quero ver o que o blog do Fulano de Tal vai falar sobre isso”, o que é maravilhoso, mas não diminui a importância de produzir conteúdo pertinente, e não vai necessariamente aumentar seu alcance.
É possível também aproveitar os temas relevantes ou até mesmo os memes do momento de várias formas: em texto, vídeo ou uma arte, por exemplo.
Escolha bem seus canais de distribuição
O Facebook é a principal rede social do momento, logo é uma das melhores ferramentas de divulgação, mas só de pensar no alcance orgânico dele já dá uma tristeza. Então, talvez seja melhor investir também em outras redes como o Instagram, Youtube, ou parceria com blogs – a fanpage, é claro, deve existir e estar atualizada, mas se você está pensando em expandir seu conteúdo, apenas ter uma fanpage não é suficiente, será preciso investir, seja no Facebook Ads ou divulgando em outras fanpages.
Utilize ferramentas, mas não abra mão das pessoas
O sucesso dos blogs/vlogs pessoais e das personas utilizadas por marcas (como o Pinguim, do Ponto Frio) demonstra que as pessoas valorizam essa interação humana com a empresa. As ferramentas devem ser usadas, para agendar posts, medir alcances, mas nada substitui o social, que é importante tanto na hora de criar um conteúdo, quanto na hora de responder seus leitores. Essa humanização é praticamente obrigatória para blogueiros, e extremamente aconselhável para empresas.
Para finalizar, indico a leitura do e-book “The Advanced Guide to Content Promotion“, produzido pela BuzzStream.
Espero que essas dicas deem uma ajudinha com o seu conteúdo.
Se você tem uma dica, não deixe de compartilhar nos comentários! :)