Empresas brasileiras que fazem sucesso no Twitter
Decorrente da evolução das redes sociais também no meio empresarial, grandes e pequenos negócios procuram cada vez mais seu espaço para criar um vínculo amistoso com o público e possíveis clientes. É o resultado de ações e estratégias que prezam também pela relevância dos assuntos abordados, e isso se torna uma forte “arma” para atrair a atenção diretamente para a marca, serviço ou produto.
Para entender um pouco melhor, o post de hoje vai mostrar cases de empresas que usam essa interação para o benefício próprio. Assim, tanto o atendimento quanto o entendimento, consequentemente, se tornam ainda mais importantes para a identidade de marca e para o público perante a empresa.
A ideia Microblogging
Na maioria dos casos os serviços de microblogging disponibilizam ao usuário aproximadamente 200 caracteres por publicação. É uma forma prática, ágil e barata de repassar informações precisas, mas não menos importantes que textos informativos e com imagens. Tanto o identi.ca quanto o tumblelog são bons exemplos para se entender como um microblogging funciona. Também é possível encontrar vários sites do segmento que são utilizados regionalmente, na maioria das vezes separados por países. Tais como: Frazer na França e na Alemanha, Fanfou na China, PlayTalk na Coreia do Sul e o Telog, pouco conhecido mas ainda vivo aqui no Brasil.
Porém, o Twitter, com 140 caracteres e aberto para interação com qualquer aplicativo é o único que tem crescimento sempre gradativo perante as outras plataformas. Vale destacar também que é possível criar links para qualquer URL na internet – o que faz dele mais abrangente do que parece ser.
Empresas brasileiras que fazem sucesso no Twitter
Desde que chegou ao Brasil e se tornou um dos sites mais utilizados pelos usuários no país, o valor do Twitter para as empresas vem se tornando cada vez mais evidente, pois pode ser usado de uma forma mais informal e mais acessível ao que se diz sobre aproximação da linguagem do público.
Recentemente, uma pesquisa feita pela Vocalcom indicou que 1,5 bilhão de pessoas fazem uso de redes sociais por todo o mundo. E desses usuários, 30% podem ser influenciados a consumir. É ou não é um motivo para investir cada vez mais nessa mídia que, além de tudo, é de baixo custo?
Destacam-se as próprias empresas brasileiras que começaram a crescer justamente pelo uso de microblogging. Há também as que pegaram carona no avanço de usuários do Twitter e fizeram disso um grande negócio, mesmo com a marca já posicionada no mercado. Confira agora quem, aqui no Brasil, faz muito sucesso na web:
@submarino (372,971 followers)
Pioneira no segmento de comércio eletrônico do Brasil, criada em 1999 e hoje fundida com a Americanas.com, a Submarino é uma das empresas com mais renome no Twitter. Há sempre uma promoção criada através de dicas dos usuários. Um exemplo é a #PromoLivrosNacionaisSubmarino, onde vários clientes sugeriram uma série de ofertas com clássicos da literatura nacional e o pedido foi atendido. A mention não é o forte da empresa, porém os clientes sempre são indicados para o serviço de SAC – o que parece funcionar bem.
@cvcviagens (69,294 followers)
Fundada em 1972, hoje a CVC é a maior empresa de turismo do Brasil, detentora de 60% dos pacotes turísticos comercializados em território nacional. Aproveitando o domínio de grande parte no segmento, a empresa faz uso do Twitter exclusivamente para mostrar seus serviços prestados diretamente de clientes que enviam fotos e relatam como foram suas viagens pela CVC. É uma forma inovadora de interagir com o público e mostrar que a empresa está sempre tentando agradar quem a contrata. Há também promoções e informações turísticas sobre os destinos que são trabalhados por ela.
@LivCultura (82,426 followers)
A Livraria Cultura é uma das maiores do segmento literário cultural do país. Está presente em várias capitais e grandes cidades e dispõe de mais de dois milhões de títulos em seu catálogo. A empresa começou a usar ferramentas online há pouco tempo, disponibilizando vendas online e entrega para todo o Brasil e também no exterior. Sua conta no Twitter é quase totalmente voltada para consulta de clientes sobre livros, entregas e promoções. Conversa diretamente com os usuários a fim de que seus problemas sejam resolvidos da melhor forma. Com isso, o número de vendas no site da livraria cresceu cerca de 30% após o uso do microblog.
@LojaMelissa (48,679 followers)
Fabricada pela Grendene e com um sucesso imediato no Brasil, a Melissa não é uma marca, mas sim uma linha de calçados de plástico. A popularização dos modelos foi tão notável que ainda hoje é um dos produtos mais usados em merchandising na televisão brasileira, pois as sandálias foram as primeiras a usarem essa ferramenta em boa parte do elenco da telenovela Dancin’ Days. Hoje, com mais de 500 diferentes modelos e 50 milhões de pares fabricados, a Melissa usa o Twitter exclusivamente para atender diretamente as clientes que tiram dúvidas sobre os calçados e serviços de entrega. Também divulgam lançamentos e até dicas de moda. A interação é imediata.
@Camisetaria (83,244 followers)
Um exemplo muito concreto de empresa que deu certo com o auxílio do uso correto das mídias sociais é a Camisetaria. No começo apenas camisetas com estampas diferentes eram comercializadas via internet, hoje a marca possui um estoque gigante para a escolha de seus clientes. Os tweets são em sua maioria dedicados a lançamentos de estampas e outros acessórios de moda. Um detalhe interessante é que a empresa aceita desenhos dos clientes para criar modelos, assim as melhores são transformadas em camisetas de alta qualidade e acabamento. Além disso, o ganhador recebe uma quantia em créditos no site no momento da aprovação do layout e um prêmio em dinheiro. Os clientes são fiéis e sempre estão ajudando a marca com novas ideias.
@pontofrio (80,848 followers)
Fundada em 1946 no estado do Rio de Janeiro, hoje a Ponto Frio é uma das maiores redes de varejo no mercado nacional. Dedica-se inteiramente à comercialização de produtos eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, entre outros. Nas redes sociais, a loja possui um personagem muito conhecido entre os usuários: o Pinguim. Além de ser um artifício forte para a memorização da marca, o Pinguim é quem se comunica com o público. O Twitter da Ponto Frio é, talvez, o mais bem humorado entre todas as grandes empresas do Brasil. Há sempre lançamentos e promoções criadas exclusivamente para as redes sociais.
Em suma, cada tweet deve:
Além de informar, também criar relevância e assistência para qualquer que seja o usuário. Em menções diretas principalmente. É onde o contato se vê ainda mais próximo da marca e tirará suas próprias conclusões sobre como foi tratado, e passará essa imagem para outros possíveis clientes. Quer mais dicas e curiosidades sobre o uso do Twitter? Olha só esses links abaixo!
Infográfico: números do Twitter no Brasil e no mundo.
Pequenas empresas: dicas sobre como usar o Twitter ao seu favor.
Ferramentas úteis para uso de microblogging.
Por fim, bom trabalho a todos! :)