Estratégias de Marketing Digital: Guia Completo para o Sucesso na Divulgação Online

Estratégias de Marketing Digital: Guia Completo para o Sucesso na Divulgação Online

As estratégias de marketing digital são responsáveis por guiar um negócio  online a partir dos objetivos que se deseja alcançar.

Então, são as partes responsáveis no funcionamento do marketing digital.

Afinal, sabemos o quanto é importante ter a presença online bem construída hoje em dia, para além do marketing tradicional.

Assim, é preciso ter metas bem estabelecidas para conseguir construir um planejamento de marketing digital que traga bons resultados e, consequentemente, o sucesso online.

Para isso, criamos esse guia completo que irá te ajudar a entender melhor o que é estratégia de marketing digital e como aplicá-la de forma prática e eficaz.

Vamos lá?

O que são Estratégias de Marketing Digital?

As estratégias de marketing digital são os pilares básicos do marketing online.

Ou seja, são as táticas utilizadas para conquistar os resultados necessários para o seu negócio na internet.

Assim, há diversas estratégias que podem ser utilizadas, mas, para saber qual ou quais utilizar, será necessário ter um planejamento bem definido, com metas a serem alcançadas, além de pesquisa e mensuração de dados.

Qual a Importância das Estratégias de Marketing Digital?

A importância das estratégias está diretamente ligada às vantagens do marketing digital.

Afinal, como dissemos anteriormente, esse universo vem conquistando cada vez mais espaço, mostrando-se mais oportuno em vários aspectos quando comparado ao marketing tradicional.

Então, dentre os principais benefícios dessas estratégias, estão:

  • Aumento nas vendas
  • Maior alcance e autoridade da marca
  • Construção de relacionamentos duradouros
  • Retenção de clientes
  • Construção da presença online

Esses são apenas alguns dos vários resultados que uma estratégia de marketing digital pode proporcionar para um negócio ou produto online.

Assim, o desenvolvimento das mesmas é que irá ditar as metas a serem alcançadas.

Lembrando que todas as táticas levam a uma melhor divulgação e reconhecimento da marca em nível global.

Estratégias de Marketing Digital: Os 4 Pilares Básicos

Quando iniciamos no marketing digital é comum aparecer questionamentos sobre qual estratégia utilizar.

Afinal, devem ser considerados resultados qualitativos e quantitativos, tomando como base o cenário da empresa, o público-alvo a ser atingido e os recursos disponíveis.

Aqui na Enlink trabalhamos com uma metodologia única baseada em quatro pilares fundamentais, criados pela nossa fundadora Manuela Sanches.

Confira quais são!

1. SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, é uma técnica de otimização voltada para os motores de busca.

Ou seja, são as estratégias desenvolvidas em um site ou página web para que ela seja encontrada e classificada pelo Google.

Assim, quanto mais bem feita, a partir de um bom planejamento, maior será a sua visibilidade, autoridade e confiabilidade no meio digital.

Portanto, receberá um maior número de visitantes e, com isso, um aumento no número de vendas.

2. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é, sem dúvidas, um dos principais pilares do marketing digital.

Afinal, os motores de busca classificam um domínio a partir do conteúdo ali presente.

Com isso, podemos dizer que tudo aquilo que for inserido no seu site, que seja visível ou não, precisa ser otimizado e ter qualidade seguindo os critérios do Google.

Isso significa que um bom conteúdo tem maior chance de indexação e classificação nas plataformas de pesquisa.

Pois, terá a função de resolver o problema dos usuários (que estão buscando por aquela informação), ganhar autoridade e construir um público rentável a partir da confiança e visibilidade.

3. Link Building

O link building representa as táticas envolvidas na linkagem dos sites e páginas da internet.

Com isso, reforço que aqueles links que você encontra nos conteúdos online não estão ali à toa.

Afinal, fazem parte da estratégia desenvolvida para que uma página ou site seja conhecido e ganhe autoridade pelos motores de busca.

Portanto, as estratégias de link building são como votos de confiança para determinado endereço eletrônico, pois é a partir delas que os robôs do Google poderão identificar se aquele site tem autoridade e se é válido para os usuários.

Assim, são várias as formas de se fazer link building, e cada uma das táticas tem suas particularidades nos resultados que se deseja alcançar.

4. Sinais Sociais

Os sinais sociais são as estratégias feitas a partir do compartilhamento nas redes sociais.

Ou seja, são alguns métodos realizados para que haja certo engajamento e interação do público para determinada URL.

Assim, é uma estratégia de marketing digital desenvolvida para que se tenha maior alcance e visibilidade online, além de conquistar um público diversificado e construir relacionamentos duradouros.

Ou seja, essencial para a atração e retenção de clientes.

Como Criar uma Estratégia de Marketing Digital?

Como falamos no início desse post, definir as estratégias de marketing digital envolve uma infinidade de etapas.

Inclusive, é preciso ter esse passo a passo bem desenhado para que, assim, consiga analisar os resultados e medir o alcance de suas estratégias.

Portanto, confira agora o melhor caminho a ser feito para montar uma estratégia de marketing digital.

Defina as Metas

O primeiro passo aqui para definir suas estratégias é entender o que se deseja alcançar.

Afinal, cada negócio, produto ou serviço terá os seus motivos de divulgação e promoção online.

Com isso, entendendo os seus objetivos, será possível construir estratégias mais sólidas e com melhores resultados.

Faça um Levantamento dos Recursos Disponíveis

Então, com os objetivos traçados, é hora de analisar o que se tem disponível para que estratégias de marketing digital sejam desenvolvidas.

Por exemplo:

  • Orçamento
  • Tempo
  • Site
  • Perfil nas redes sociais
  • Público-alvo segmentado

Esses são alguns dos possíveis recursos necessários para quem vai iniciar no marketing online.

Além disso, é válido considerar contar com a ajuda de uma agência de marketing digital.

Afinal, a equipe profissional poderá trazer uma visão mais profissional e experiente para as estratégias do seu negócio.

Aproveite e fale com nossos especialistas!

Inicie as Pesquisas

Agora é hora de botar a mão na massa!

Então, com o planejamento feito, será o momento de fazer as pesquisas de acordo com suas metas.

Portanto, faça a pesquisa de palavras-chaves, de concorrentes, de otimização para seu site, das necessidades do seu público-alvo, dentre várias outras avaliações.

Pois, com essas informações coletadas é que será possível desenvolver uma estratégia abrangente que inclua os objetivos, as táticas necessárias, as métricas e um cronograma de implementação.

Desenhe a Jornada do Cliente

Feita as pesquisas, é hora de criar a jornada do cliente.

Então, aqui será o momento de definir o caminho que o seu público irá percorrer até o objetivo final.

Essa etapa envolve mapear e compreender todos os pontos pelos quais um cliente passa, desde o momento em que ele toma conhecimento da sua marca, até a conclusão de uma compra.

Para isso, é crucial entender as necessidades, preocupações e pontos de dor do cliente em cada fase (alô etapa da pesquisa!).

Isso ajuda a criar uma experiência fluida e coesa que leva o cliente do ponto de consciência à ação, aumentando assim as chances de conversão e fidelização.

Gestão e Análise dos Resultados

Por fim, chegou o momento de monitorar e avaliar o desempenho das suas campanhas e iniciativas de marketing digital para identificar o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado.

Afinal, ao fazer a gestão e análise de resultados de forma eficaz, você pode identificar oportunidades de melhoria, otimizar o desempenho das suas campanhas e garantir que sua estratégia de marketing digital esteja gerando o máximo de retorno sobre o investimento possível.

E aí, o que achou de conhecer mais sobre as estratégias de marketing digital?

Ainda tem dúvidas ou mesmo dicas para compartilhar? Deixe seu comentário!

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