Estratégias de Marketing Digital: Guia Completo para o Sucesso na Divulgação Online
As estratégias de marketing digital são responsáveis por guiar um negócio online a partir dos objetivos que se deseja alcançar.
Então, são as partes responsáveis no funcionamento do marketing digital.
Afinal, sabemos o quanto é importante ter a presença online bem construída hoje em dia, para além do marketing tradicional.
Assim, é preciso ter metas bem estabelecidas para conseguir construir um planejamento de marketing digital que traga bons resultados e, consequentemente, o sucesso online.
Para isso, criamos esse guia completo que irá te ajudar a entender melhor o que é estratégia de marketing digital e como aplicá-la de forma prática e eficaz.
Vamos lá?
O que são Estratégias de Marketing Digital?
As estratégias de marketing digital são os pilares básicos do marketing online.
Ou seja, são as táticas utilizadas para conquistar os resultados necessários para o seu negócio na internet.
Assim, há diversas estratégias que podem ser utilizadas, mas, para saber qual ou quais utilizar, será necessário ter um planejamento bem definido, com metas a serem alcançadas, além de pesquisa e mensuração de dados.
Qual a Importância das Estratégias de Marketing Digital?
A importância das estratégias está diretamente ligada às vantagens do marketing digital.
Afinal, como dissemos anteriormente, esse universo vem conquistando cada vez mais espaço, mostrando-se mais oportuno em vários aspectos quando comparado ao marketing tradicional.
Então, dentre os principais benefícios dessas estratégias, estão:
- Aumento nas vendas
- Maior alcance e autoridade da marca
- Construção de relacionamentos duradouros
- Retenção de clientes
- Construção da presença online
Esses são apenas alguns dos vários resultados que uma estratégia de marketing digital pode proporcionar para um negócio ou produto online.
Assim, o desenvolvimento das mesmas é que irá ditar as metas a serem alcançadas.
Lembrando que todas as táticas levam a uma melhor divulgação e reconhecimento da marca em nível global.
Estratégias de Marketing Digital: Os 4 Pilares Básicos
Quando iniciamos no marketing digital é comum aparecer questionamentos sobre qual estratégia utilizar.
Afinal, devem ser considerados resultados qualitativos e quantitativos, tomando como base o cenário da empresa, o público-alvo a ser atingido e os recursos disponíveis.
Aqui na Enlink trabalhamos com uma metodologia única baseada em quatro pilares fundamentais, criados pela nossa fundadora Manuela Sanches.
Confira quais são!
1. SEO
O SEO, ou Search Engine Optimization, é uma técnica de otimização voltada para os motores de busca.
Ou seja, são as estratégias desenvolvidas em um site ou página web para que ela seja encontrada e classificada pelo Google.
Assim, quanto mais bem feita, a partir de um bom planejamento, maior será a sua visibilidade, autoridade e confiabilidade no meio digital.
Portanto, receberá um maior número de visitantes e, com isso, um aumento no número de vendas.
2. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é, sem dúvidas, um dos principais pilares do marketing digital.
Afinal, os motores de busca classificam um domínio a partir do conteúdo ali presente.
Com isso, podemos dizer que tudo aquilo que for inserido no seu site, que seja visível ou não, precisa ser otimizado e ter qualidade seguindo os critérios do Google.
Isso significa que um bom conteúdo tem maior chance de indexação e classificação nas plataformas de pesquisa.
Pois, terá a função de resolver o problema dos usuários (que estão buscando por aquela informação), ganhar autoridade e construir um público rentável a partir da confiança e visibilidade.
3. Link Building
O link building representa as táticas envolvidas na linkagem dos sites e páginas da internet.
Com isso, reforço que aqueles links que você encontra nos conteúdos online não estão ali à toa.
Afinal, fazem parte da estratégia desenvolvida para que uma página ou site seja conhecido e ganhe autoridade pelos motores de busca.
Portanto, as estratégias de link building são como votos de confiança para determinado endereço eletrônico, pois é a partir delas que os robôs do Google poderão identificar se aquele site tem autoridade e se é válido para os usuários.
Assim, são várias as formas de se fazer link building, e cada uma das táticas tem suas particularidades nos resultados que se deseja alcançar.
4. Sinais Sociais
Os sinais sociais são as estratégias feitas a partir do compartilhamento nas redes sociais.
Ou seja, são alguns métodos realizados para que haja certo engajamento e interação do público para determinada URL.
Assim, é uma estratégia de marketing digital desenvolvida para que se tenha maior alcance e visibilidade online, além de conquistar um público diversificado e construir relacionamentos duradouros.
Ou seja, essencial para a atração e retenção de clientes.
Como Criar uma Estratégia de Marketing Digital?
Como falamos no início desse post, definir as estratégias de marketing digital envolve uma infinidade de etapas.
Inclusive, é preciso ter esse passo a passo bem desenhado para que, assim, consiga analisar os resultados e medir o alcance de suas estratégias.
Portanto, confira agora o melhor caminho a ser feito para montar uma estratégia de marketing digital.
Defina as Metas
O primeiro passo aqui para definir suas estratégias é entender o que se deseja alcançar.
Afinal, cada negócio, produto ou serviço terá os seus motivos de divulgação e promoção online.
Com isso, entendendo os seus objetivos, será possível construir estratégias mais sólidas e com melhores resultados.
Faça um Levantamento dos Recursos Disponíveis
Então, com os objetivos traçados, é hora de analisar o que se tem disponível para que estratégias de marketing digital sejam desenvolvidas.
Por exemplo:
- Orçamento
- Tempo
- Site
- Perfil nas redes sociais
- Público-alvo segmentado
Esses são alguns dos possíveis recursos necessários para quem vai iniciar no marketing online.
Além disso, é válido considerar contar com a ajuda de uma agência de marketing digital.
Afinal, a equipe profissional poderá trazer uma visão mais profissional e experiente para as estratégias do seu negócio.
Aproveite e fale com nossos especialistas!
Inicie as Pesquisas
Agora é hora de botar a mão na massa!
Então, com o planejamento feito, será o momento de fazer as pesquisas de acordo com suas metas.
Portanto, faça a pesquisa de palavras-chaves, de concorrentes, de otimização para seu site, das necessidades do seu público-alvo, dentre várias outras avaliações.
Pois, com essas informações coletadas é que será possível desenvolver uma estratégia abrangente que inclua os objetivos, as táticas necessárias, as métricas e um cronograma de implementação.
Desenhe a Jornada do Cliente
Feita as pesquisas, é hora de criar a jornada do cliente.
Então, aqui será o momento de definir o caminho que o seu público irá percorrer até o objetivo final.
Essa etapa envolve mapear e compreender todos os pontos pelos quais um cliente passa, desde o momento em que ele toma conhecimento da sua marca, até a conclusão de uma compra.
Para isso, é crucial entender as necessidades, preocupações e pontos de dor do cliente em cada fase (alô etapa da pesquisa!).
Isso ajuda a criar uma experiência fluida e coesa que leva o cliente do ponto de consciência à ação, aumentando assim as chances de conversão e fidelização.
Gestão e Análise dos Resultados
Por fim, chegou o momento de monitorar e avaliar o desempenho das suas campanhas e iniciativas de marketing digital para identificar o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado.
Afinal, ao fazer a gestão e análise de resultados de forma eficaz, você pode identificar oportunidades de melhoria, otimizar o desempenho das suas campanhas e garantir que sua estratégia de marketing digital esteja gerando o máximo de retorno sobre o investimento possível.
- Veja Também: Marketing Digital para Empresas – Dicas e Informações para Aprimorar o seu Negócio na Era Digital
E aí, o que achou de conhecer mais sobre as estratégias de marketing digital?
Ainda tem dúvidas ou mesmo dicas para compartilhar? Deixe seu comentário!