Como Criar Conteúdo para Facebook
As redes sociais são as principais pontes de relacionamento entre empresas e clientes. Por meio delas, o público alvo potencial conhece, fideliza o relacionamento, tira dúvidas e até reclama dos produtos, e por isso é importante manter-se presente nas redes. Diante deste cenário, um recurso muito utilizado é a Fan Page no Facebook.
Perfil X Fan Pages
Muitas empresas ainda tentam criar perfis para adicionar seus clientes como amigos e, por algum tempo, esta tática era permitida. Agora, ao tentar criar um perfil empresarial, o usuário recebe um aviso, do próprio Facebook, por tentar cadastrar um nome jurídico, e não físico, o que o impede a conclusão do registro.
Ainda com este esforço da rede social para que as empresas façam as coisas da maneira correta, algumas insistem em fazer errado, criando o perfil e, para driblar a regra, usam o primeiro nome pessoal, o nome da loja como sobrenome ou até dividem o nome da loja como se fosse nome e sobrenome. Agindo assim, as marcas acabam perdendo algumas vantagens que uma Fan Page oferece, como o monitoramento (a partir de 30 curtidas) de alcance e visualizações em forma de gráfico, além do número de visualizações por post, orgânicas ou virais.
E essa mesma falta de orientação, que faz com que empresas utilizem perfis, também faz com que algumas das marcas que utilizam o espaço correto para se aproximar de seu público alvo continuem errando por não saber como abordar seus clientes. Isso acontece porque páginas não foram feitas apenas para compartilhar promoções ou divulgar a própria empresa. É como eu disse antes: trata-se de relacionamento.
Tá, isto eu já entendi. Mas como manter um bom relacionamento com meus clientes e público alvo potencial?
É simples: o internauta, quando acessa e faz parte de redes sociais, procura diversão, informação e, acima de tudo, relacionamento. Então, se ele curte a sua página, ofereça isso e mais um pouco.
O que posso publicar?
É importante lembrar que o ato de curtir e compartilhar o conteúdo de uma página se deve a alguns fatores: identificação com a marca e com o nicho, desejo de ter as informações em primeira mão e ansiar por um tratamento diferenciado e especial.
Portanto, se, por exemplo, você tem uma empresa que trabalha com venda online de calçados, seu público estará interessado não apenas no seu produto, mas também em assuntos relacionados a este setor, que, neste caso, é moda. Por isso, dê dicas de como combinar o calçado com outras roupas, fale sobre as últimas tendências em maquiagem e roupas, ou seja, ofereça um conteúdo diário que realmente faça seu cliente se interessar por sua página e se aproxime cada vez mais de sua empresa.
Para garantir um equilíbrio e não exagerar em publicações referentes aos seus produtos e serviços, use a regra 80/20: poste 80% de coisas interessantes e relacionadas ao nicho de mercado e apenas 20% mencionando e divulgando a sua marca. Isso porque o público que curte a sua página, provavelmente, já esteja interessado em sua empresa e já reconhece o valor dela. Ao receber suas atualizações em sua timeline, portanto, ele quer manter um relacionamento para conhecer o que a sua empresa pode oferecer, além do produto que ele já conhece.
Como expandir as visualizações virais e o alcance?
O importante é gerar relacionamento e, se o que você postou for bem interessante ao seu público, isso irá gerar compartilhamento e consequentemente, relacionamento entre seus clientes e seus amigos com interesses em comum, já que pessoas que fazem parte de um mesmo grupo de contatos têm acesso praticamente às mesmas informações e atualizações. Por isso, o conteúdo é tão importante. Se suas postagens são relevantes, quem curtiu a sua página vai querer apresentá-la aos amigos, gerando visualizações virais e, também, trazendo mais lilkes para a sua Fan Page.
Uma maneira de obter mais visualizações é usar o Facebook Ads, que é uma ferramenta de links patrocinados dentro do Facebook. Com ela, de acordo com o que explica o artigo Como criar um anúncio no Facebook, é possível escolher quem irá visualizar seu anúncio, onde esta pessoa está e quais são os seus interesses. Além disso, o Facebook Ads permite que você escolha o link que será divulgado, o qual pode direcionar para um site, um blog, uma Fan Page ou até mesmo um post específico do Facebook.
O que não fazer?
As promoções no Facebook são bastante utilizadas para atrair mais likes e fãs para uma página. No entanto, a rede tem uma política de comportamento que deve ser respeitada para evitar efeitos contrários, como penalizações e usuários insatisfeitos. Vejamos:
– Se você quer fazer uma promoção na página de sua empresa, lembre-se que, de acordo com as normas da rede, os recursos que o Facebook oferece (como curtir e compartilhar) não devem ser usados como fator obrigatório para participação de promoções. Pois é, bem diferente do que a gente vê, né?
– Também não são vistos com bons olhos, aqueles que colocam promoções em sua foto de capa e, caso isto seja denunciado, a página poderá ser penalizada;
– Se um usuário resolver denunciar a sua promoção, pois se sentiu ofendido a ter que curtir sua página para participar de, o Facebook irá excluir sua publicação, além de ficar de olho em você. Se for um caso reincidente, sua página será excluída.
São detalhes pequenos, mas que não devem ser deixados de lado. Quando se trata de redes de relacionamento, precisamos estar atentos e pensar como o usuário: será que eu gostaria de ter uma publicação desta na minha timeline? Eu compartilharia esta postagem? Meus amigos gostariam de visualizar esta publicação?
Pensando desta maneira, colocando-se no lugar do internauta, fica muito mais fácil entender o que é ou não pertinente ao seu nicho de mercado e ao seu público alvo potencial.
Um pouco mais sobre as Fan Pages
Outro artigo que recomendo sobre o tema é o Fan Page: desde o curtir até conquistar clientes, com o qual é possível aprender um pouco mais sobre este relacionamento empresa-público dentro da rede.
E só para garantir, o Facebook mesmo oferece informações sobre as Fan Pages e de como não ser punido por eles. Basta ler o Termo de Páginas do Facebook, que apresenta dados relevantes sobre as promoções e sobre tudo que pode gerar punições.