Análise de Backlinks: Qual a Importância e Como Fazer?

A análise de backlinks é uma parte importante no cenário do SEO.

Afinal, não basta apenas fazer toda a estratégia de link building se não estiver trabalhando com backlinks de qualidade.

Então, para isso, é preciso fazer uma análise com base em dados que deem um direcionamento de que aqueles links apontados para o seu site, ou os que você aponta em seus conteúdos são, necessariamente, válidos para as táticas do SEO.

Ou seja, deve-se saber se os backlinks utilizados em suas estratégias conseguirão indexar e ranquear no Google, aumentando o tráfego orgânico do seu site.

Portanto, confira mais aqui sobre qual a importância dessa análise de backlinks e como fazer.

Continue a leitura!

Para que Servem os Backlinks

Os backlinks são a base do trabalho de link building e servem para trazer autoridade e credibilidade para um site ou página web.

Mas, como?

Backlinks são aqueles links que você aponta em seus conteúdos para outro site e vice-versa.

Dessa forma, servem para guiar o leitor por uma teia de conteúdos que se complementam e, com isso, enriquecem a experiência do usuário.

No entanto, não é apenas essa a função de um backlink, pois são usados também como parte muito importante das estratégias de SEO – a otimização do site para os mecanismos de busca.

Então, o Google, entendendo que aquele link sinalizado aponta para um outro conteúdo/site de qualidade, ele automaticamente irá considerar o endereço original como uma URL de confiança e credibilidade, que está citando boas referências.

Ou seja, os backlinsk permitem que o Google visualize o caminho que aquela página ou site está fazendo para atrair e conquistar os usuários e, a partir daí, traz indexação e ranqueamento na plataforma, aumentando o tráfego orgânico.

Como Fazer Análise de SEO?

Para o desenvolvimento de uma boa estratégia, a fim de manter bons resultados nos motores de busca, é fundamental fazer uma análise de SEO.

Pois, a partir dela, serão feitas pesquisas e análises sobre a quantidade e sobre os dados dos backlinks que o seu site e os de seus concorrentes estão recebendo.

Assim, será possível ter uma ideia de quem está linkando para você.

No entanto, não é apenas nessa observação dos links que uma análise de SEO é totalmente feita. Veja outros pontos:

1. Visibilidade e Relevância no Google

Aqui é importante observar quais páginas estão indexadas e ranqueadas, e o mesmo vale para as palavras-chave.

Pois, é a partir dessa análise que será possível desenvolver estratégias e observar as melhorias.

2. SEO On Page

Nesse momento deve-se avaliar os fatores da página para que ela apareça no Google.

Ou seja, se os elementos da página, como Title, URL, Meta Description, Título e Subtítulos estão otimizados para SEO, dentro das estratégias de palavras-chave.

3. Análise de Backlinks

Como já dito aqui, essa análise, tanto de links internos quanto externos, irá assegurar a credibilidade e autoridade do seu site para os motores de busca.

Com isso, é importante analisar os links de modo a avaliar se são de sites de autoridade, se estão ligados ao texto âncora da forma correta, se não estão quebrados e, inclusive, se há espaço e possibilidade para a inclusão de novos links.

4. Conteúdo e Uso de Imagens

É sempre importante verificar os conteúdos e o uso das imagens do seu site para conferir se estão respondendo bem às dúvidas e necessidades do usuário, além de garantir uma boa leitura e navegabilidade.

Afinal, é isso que irá trazer a permanência dos usuários nas suas páginas, o tráfego qualificado e a fidelização de clientes.

5. Experiência do Usuário

Aqui será fundamental analisar alguns fatores do seu site que podem influenciar a experiência do usuário, fazendo com que ele abandone a sua página.

Por exemplo, a velocidade de carregamento, o design responsivo – se é funcional para todos os dispositivos-, a facilidade de navegação, o design visual, a legibilidade, a segurança e a acessibilidade.

Como Analisar Backlinks

Também chamado de auditoria de backlinks, é o momento de avaliar os links que apontam para o seu site.

Então, isso inclui encontrar todos eles e identificar quais são bons e ruins para, a partir daí, conseguir desenvolver a melhor estratégia para lidar com eles.

Para isso, é necessário o uso de ferramentas, principalmente se estivermos falando de sites grandes que possuem muitos domínios de referência.

Afinal, a ferramenta será responsável por identificar os backlinks existentes, oferecendo informações como quantidade, origem e tipo de link, e verificar a qualidade do domínio e da página que contém o backlink.

No entanto, a partir daí, você pode:

  • Observar o contexto do link, verificando se está dentro de um conteúdo relacionado ao seu nicho
  • Analisar o texto âncora, se é clicável e relevante, e não genérico como um “clique aqui”
  • Monitorar o tipo de link, se é unfollow ou nofollow
  • Verificar os backlinks dos sites concorrentes e considerá-los para os seus conteúdos
  • Monitorar o crescimento ao longo do tempo, acompanhando se há evolução

>> Veja Também: Verificador de Link – Open Site Explorer e Análise de Links

Ferramentas Gratuitas para Análise de Backlinks

Como vimos, analisar backlinks é importante porque eles compõem o valor de métricas, como Pagerank, do Google, e MozRank, do SeoMoz.

Para isso, várias ferramentas grátis fornecem esse tipo de informação.

Inclusive, algumas vão além e informam mais do que o esperado.

Portanto, veja abaixo uma breve análise de algumas ferramentas grátis que podem ser úteis para sua análise de backlinks.

BacklinkWatch!

  • Funções: mostra até 1.000 Backlinks, anchor texts e informa detalhes sobre os links como, por exemplo, se são no follow
  • Diferencial: não possui nenhum, se comparado com as outras tools listadas neste post
  • O que atrapalha: é um tanto quanto lento e possui algumas propagandas (chatas) que dificultam a agilidade no processo.

Open Link Profiler

  • Funções: permite ver as páginas que recebem os links mais exclusivos, quais setores trazem mais backlinks para seus concorrentes, identificar a natureza dos backlinks, ver os textos âncora usados para links de entrada
  • Diferencial: permite o acesso a ferramenta a um número ilimitado de vezes
  • O que atrapalha: será necessário criar uma conta gratuita no SEOProfiler antes de acessar quaisquer backlinks suspeitos ou exportar o relatório de análise competitiva em formato PDF

Monitor Backlinks

  • Funções: rastreamento de backlinks perdidos ou ganhos, análise de texto âncora e alertas para links tóxicos
  • Diferencial: notificações de e-mail automatizadas, mantendo os usuários atualizados sobre quaisquer alterações em seu perfil de backlink
  • O que atrapalha: fornece uma visão geral sólida do perfil de backlink, em que os recursos avançados exigem um plano pago

Então, dentre as ferramentas grátis analisadas, essas foram as que se destacaram, na minha opinião.

No entanto, existem outros sites que oferecem produtos para esse tipo de trabalho, com algumas funções e dados a mais, mas a grande maioria é paga, como é o caso do Ahrefs e o SEMrush.

Todas as ferramentas são válidas para colher os dados dos backlinks, mas o ideal é utilizar mais de uma ferramenta, já que pode faltar algo em uma, que a outra tem.

Com isso, sua pesquisa pode ser mais completa.

E aí, mais alguém conhece uma boa ferramenta para análise de Backlink? Compartilhe esse conteúdo!

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