Ferramentas Gratuitas para Análise de Backlinks

Ferramentas Gratuitas para Análise de Backlinks

Para o desenvolvimento de uma boa estratégia, a fim de manter bons resultados nos motores de busca, é fundamental fazer uma análise de SEO. A partir dela, serão feitas pesquisas e análises sobre a quantidade e sobre os dados dos backlinks, que o seu site e os de seus concorrentes estão recebendo.

Assim, será possível ter um ideia de quem está linkando para você. Além disso, analisar backlinks é importante porque eles compõe o valor de métricas, como Pagerank, do Google, e MozRank, do SeoMoz.

Várias ferramentas grátis fornecem esse tipo de informação, algumas vão além e informam mais do que o esperado, como:

– o tipo do site que está linkando para você;
– quantidade de backlinks;
– a URL específica com o link ou somente o domínio;
– quais anchor texts estão sendo utilizados;
– se os links são Dofollow ou Nofollow.

Abaixo consta uma breve análise de algumas ferramentas grátis que podem ser úteis para sua análise de backlinks.

BacklinkWatch!

Funções: mostra até 1.000 Backlinks, anchor texts e informa detalhes sobre os links, como se são nofollow.

Diferencial: não possui nenhum, se comparado com as outras tools listadas neste post.

O que atrapalha: é um tanto quanto lento e possui algumas propagandas (chatas) que dificultam a agilidade no processo.

LinkDiagnosis

Funções: colhe dados, como a quantidade de Backlinks, título da URL, anchor text, tipo de link, PageRank, quantidade de links externos nos resultados, SEOmoz Page e Domain Authority. Apresenta, ainda a quantidade de páginas indexadas, além de gráficos.

Diferencial: possui uma opção de triagem de resultados, mostrando os resultados na ordem crescente ou decrescente. Antes de iniciar a busca, é possível selecionar algumas opções, como o tipo de resultado (completo e otimizado), velocidade da pesquisa, pesquisa por página principal ou página específica, por exemplo. É uma das ferramentas mais completas que localizei.

O que atrapalha: só funciona no Firefox.

Back Link Analyzer

Funções: puxa Backlinks dos buscadores Google, Yahoo e MSN; colhe dados, como links nofollow, título da página e anchor text. Apresenta também resumos das palavras-chaves, links e fontes.

Diferencial: além de ser a única ferramenta disponível para Download, há uma opção, antes de iniciar a pesquisa, que permite escolher de qual buscador serão puxados os links, além de também mostrar os links na ordem crescente ou decrescente, com a opção de triagem de resultados. Além disso, é possível puxar os backlinks a partir determinadas palavras-chave.

O que atrapalha: dependendo da configuração do seu acesso à internet, ele pode não funcionar. Este vídeo explica como ele funciona resumidamente.

Search Status Plug-in for Firefox

Funções: mostra os links nofollow da página, Meta Tags e páginas indexadas, tudo isso na barra de ferramentas.

Diferencial: é uma extensão para o Firefox que fica na barra de ferramentas, facilitando e agilizando o seu uso. No vídeo abaixo é possível ver as funções.

O que atrapalha: na minha análise… nada.

Dentre as ferramentas grátis analisadas, essas foram as que se destacaram, na minha opinião. Existem outros sites que oferecem produtos para esse tipo de trabalho, com algumas funções e dados a mais. No entanto, a grande maioria é paga, como é o caso do SISTRIX ToolBox.

Todas são válidas para colher os dados dos Backlinks. O ideal é utilizar mais de uma ferramenta, já que pode faltar algo em uma, que a outra tem. Assim, sua pesquisa pode ser mais completa.

Mais alguém conhece uma boa ferramenta para análise de Backlink?

Aceitamos sugestões…


Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.