11 Ferramentas que agilizam as atividades online

11 Ferramentas que agilizam as atividades online

É natural que, com a rapidez com que temos as coisas na internet, também queiramos que nossas atividades de trabalho sejam feitas de maneira mais ágil. Então, estamos sempre em busca de alternativas e ferramentas que nos ajudem a ser mais rápidos sem perder a qualidade daquilo que estamos realizando.
Por isso, listei aqui algumas ferramentas e aplicativos que podem contribuir para nossa missão diária de análises, postagens, agendamentos e pesquisas.

Vamos começar com nosso já mais que conhecido, Google Analytics.

Ao realizar muitas ações simultaneamente, é possível que haja resultado vindo de váriados lados, e sem analisar os dados, fica difícil identificar de onde vem um volume maior, ou onde não há nenhum tipo de retorno. Essa é a melhor forma de refinar e ajustar uma campanha e até evitar gastos desnecessários com canais que não geram resultados para o seu site.
Recentemente li o e-book Analytics na Prática., da Resultados Digitais, que é muito bom e tem várias dicas sobre “o que fazer com esses números”. (Dica: usem e abusem de todo o material educativo deles, o conteúdo é muito bom!)
Para analisar a o resultado de suas ações, separe suas análises por canais e use o Analytics para mensurar a eficiência/engajamento de um novo conteúdo publicado no site; de um guest post; uma parceria feita com blog, e principalmente, saber se canais gratuitos estão gerando mais resultado do que os pagos (e avaliar se esse investimento ainda vale a pena); e também, saber se algum canal ao qual você ainda não dá muita atenção, está sendo um bom gerador de visitas. Caso positivo, é necessário avaliar a possibilidade de estreitar relacionamento a fim de gerar resultados ainda melhores.
Encontrei no Chrome uma opção que mostra dados de tráfego do dia, semana ou mês, mas não especifica palavras-chave, não tem opção de filtrar por tipo de tráfego e só permite exportar o gráfico (que é sempre referente a um período de sete dias). Se alguém se interessar, está aqui.

stats checker

 Pra quem não usa o Analytics com frequência, aqui tem um pequeno guia – em inglês, que pode ser muito útil.

SeoTools for Excel

SeoTools para Excel

É uma API para Excel. Fazendo o download da ferramenta você incorpora no seu Excel ferramentas para SEO: On Page, Off Page, Conteúdo; ela ainda puxa dados do Majestic e Analytics, dados Sociais e outros.

É fácil de baixar e ainda tem um vídeo explicando como usar e como deixá-lo permanente no seu Excel.
Não tem paciência para o vídeo? Ok, te explico: Você já baixou, extraiu o arquivo para outro local, certo? Agora abra o Excel e clique no Botão Office.
Agora siga o caminho e clique em: Opções do Excel > Suplementos > Ir > Procurar. Busque o arquivo que você extraiu e depois clique em OK.
Prontinho, SeoTools está configuradíssima e sua vida ficou um tantinho menos difícil.

O @rafaelcode fez um passo a passo super completo que ajuda a fazer a instalação e ainda explica algumas das funções da ferramenta. Leia aqui.

SocialCrawlytics

socialcrawlytics

Li sobre essa ferramenta há pouco tempo, em seguida vi outros dois bons comentários a respeito. O primeiro foi um breve comentário da Aleyda Solis (@aleyda sigam, ela sempre posta ótimos conteúdos) no infográfico da MestreSEO sobre as previsões e dicas para 2013 (leitura super recomendada). E depois, li esse artigo detalhando um pouco mais a ferramenta.

Fiz o teste e gostei muito. Tem a versão paga e a gratuita. Na gratuita você começa com 5000 créditos e a cada relatório essa quantidade vai baixando. Quando zerar, ele não gera mais novos relatórios.
Com ela você pode visualizar os conteúdos mais compartilhados (separados por redes sociais), o tipo de conteúdo mais compartilhado, o autor com maior quantidade de shares. O importante aqui é você saber o que fazer com essas informações.
Elas servem pra mostrar o tipo de conteúdo que melhor engaja seu público alvo, em qual rede social você tem mais audiência (e já ajuda a analisar o quanto vale o investimento de tempo em outras redes onde você possa estar falando sozinho) e também, analisar o conteúdo dos seus concorrentes.
E então, entramos em ferramentas específicas para cada rede. Vamos falar das principais ou crescentes.

Pinalytics

A ferramenta monitora o Pinterest rastreando e analisando os pins e repins e ainda permite fazer buscas quem mostram como um pin é propagado em outras redes. Assim, é possível abordar um usuário influente com mais assertividade.
Além dela, testei outras, como a Pinpuff. Semelhante ao Klout, o PinReach que eu já usava para um projeto pessoal. As duas atribuem uma pontuação ao usuário de acordo com a influência, apontam os pins e boards mais populares do perfil e mostra dados de outros usuários.
E, eis aqui uma boa notícia. Com ajuda da Pingraphy é possível agendar postagens no Pinterest. A ferramenta não é difícil de usar, mas de qualquer forma, aqui tem um artigo explicando como fazer o agendamento.

Quora

Dependendo do nicho que você atual, esse pode ser um aliado na hora de gerar de conteúdo que responda as dúvidas que usuários do seu produto têm.
É uma rede social de perguntas e resposta, mas diferente do Formspring, ele arquiva as discussões por assunto, e só aceita perguntas em inglês.

Do Share

do-share

O Do Share é um aplicativo do Chrome. Ao baixá-la, fica um ícone na barra de ferramentas e também, quando usamos o botão direito do mouse, lá está o ícone de compartilhamento. Clicando nele é possível fazer a postagem no G+ na hora, ou agendar para mais tarde. 

O ponto negativo é que você precisa estar logado na conta para onde a postagem deve ser efetuada. Digo que é negativo porque desde que o Google permite logar em mais de uma conta ao mesmo tempo, uso com frequência esse recurso.
A ferramenta não dá opção de escolha para qual conta a publicação deverá feita, mas com certeza já é uma mão na roda para os usuários desta rede.

Followerwonk

Já conhecida, essa ferramenta ajuda a explorar e aumentar os contatos sociais no twitter. Os gráficos mostram quem são os seguidores, de onde são, quando tuitam.
Ao fazer uma busca por bios, de acordo com uma palavra chave, a ferramenta mostra uma lista de perfis e você pode organizá-las pela pontuação de influência.
A versão free tem dados limitados, a pró é bem mais completa, é claro. E, pode-se também integrar à ferramenta aos dados da sua conta no SEOmoz e ter reports mais completos. E nesse caso, você não precisa assinar a versão pró, só a conta no SEOmoz é suficiente para ter os dados mais completos.

SlipStream

slipstream

A ferramenta bloqueia tuítes julgados como irrelevante pelos usuários. É também um app do Chrome, bem fácil de usar.

Pra quem não gosta ou pra quem gosta muito, por exemplo, de ficar vendo comentários sobre novelas, reality show, jogos, lutas ou outros assuntos que podem até tirar sua concentração na hora do trabalho, a ferramenta é ótima.

Você pode bloquear termos ou usuários, impedir que eles apareçam na sua timeline ou em qualquer outra por onde você passear.

Hootsuite

Acredito que muita gente já seja usuário dessa corujinha. Ela de fato facilita a vida de quem trabalha com Social Media, embora existam algumas reclamações sobre posts agendados que não foram ao ar ou coisas relacionadas, para a versão gratuita.
Pelo Hootsuite é possível também monitorar comentários sobre marcas, empresas, palavras ou hashtags, analisar relatórios mais básicos, gerenciar contas múltiplas – incluindo blogs no WordPress (Vídeo que ensina a usar a plataforma para gerencias múltiplas contas de Twitter: http://vimeo.com/9428545).
E, a equipe brasileira fez um Hangout das Corujas) para ajudar a galera a conhecer melhor as funcionalidades e opções da plataforma. (Além da versão free, tem a paga e corporativa).

Vale lembrar que essas ferramentas ajudam a colher dados; a interpretação e análise dependem totalmente de quem está por trás do computador. Portanto, não se satisfaça apenas com os reports e números apresentados. Entender o que eles representam dentro da sua estratégia é fundamental para que a agilidade oferecida pelas ferramentas seja sua parceira e não sua única fonte de dados.

Extra:

Além dessas, existem várias outras ferramentas e aplicativos para pc ou smartphones que ajudam muito a aumentar a produtividade. Dentre eles, recomendo:

DropBox: Serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos, na nuvem. É para pc e celular.
Todos os arquivos ficam sincronizados e você pode acessá-los de qualquer lugar usando senha e login, sem necessariamente precisar baixar o aplicativo no computador que usar.

Evernote: Para celulares e computadores, o Evernote é um lindo. Também guarda as informações na nuvem e sincroniza tudo. Além de lembretes, to-do lists, ele também permite armazenar links e fotos que são transformados em arquivos de texto para facilitar a busca posterior pelo arquivo. É free, mas tem versão paga que obviamente oferece muito mais opções, como maior capacidade de MB de tráfego, possibilidade de acessar os arquivos offline usando iPod touch ou iPhone, é mais seguro, não tem anúncios e outros.

E você, conhece algum outro que possa colaborar com nossa rotina? Compartilhe com a gente!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

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