SEO – Link Building: On Page e Off Page
O SEO Link Building é uma das principais estratégias para conquistar o topo dos resultados nas plataformas de pesquisa.
Assim, é importante saber que existem duas formas de otimização SEO, podendo ser On Page e Off Page.
Então, a partir dessa distinção, será possível se organizar e desenhar melhor as estratégias de SEO que você precisa para que o seu negócio decole no ambiente digital.
Portanto, preparamos esse conteúdo sobre a introdução do SEO On Page e Off Page, e como o link building se destaca dentre as técnicas existentes.
Continue a leitura!
SEO On Page e Off Page: O que são?
Primeiramente é importante entender o que é SEO, o Search Engine Optimization.
Então, resumidamente, são as técnicas de otimizações feitas para que um site seja classificado e ranqueado no Google.
Com isso, há duas estratégias complementares e fundamentais para alcançar a otimização completa, o SEO On Page e Off Page.
Veja como cada uma delas atua!
O que é SEO On Page?
O SEO On Page são todas as práticas de otimização que podem ser feitas dentro do próprio site a fim de melhorar a posição nos resultados de busca.
Ou seja, é tudo o que você pode aperfeiçoar ou controlar diretamente no site para torná-lo mais amigável ao Google e aos usuários.
Então, dentre algumas dessas práticas estão as seguintes otimizações:
- Conteúdo
- Urls
- Imagens (Alt Text)
- Velocidade do site
- Usabilidade
O que é SEO Off Page?
Bom, como o próprio nome diz e seguindo a lógica do seu significado, o SEO Off Page são todas as ações feitas fora do site e que influenciam no posicionamento dos resultados de busca.
Portanto, enquanto o SEO On Page foca na otimização interna, o SEO Off Page irá atribuir suas estratégias às táticas externas, como compartilhamentos, aumento de autoridade e popularidade na internet.
Assim, entre as ações off pages mais conhecidas está o link building, que nada mais é do que a conquista de backlinks – links de outros sites apontando para o seu.
E, além dele, podemos citar também:
- Marketing de conteúdo em outros sites
- Participação em fóruns e blogs
- Uso de redes sociais
SEO Link Building: Qual a Importância?
Então, sabendo que o link building é uma das técnicas mais antigas e também mais eficazes do SEO, é interessante entender aqui sobre a importância para o seu negócio.
Com isso, primeiramente devemos concordar que ter outros sites apontando para o seu – principalmente sites já com certa autoridade – serão indicadores para o Google de que o seu conteúdo é relevante e confiável.
Ou seja, como um conselho ou indicação de um bom especialista, sendo esse um fator super importante para que seu site suba nos rankings de resultados.
Além disso, o link building, quando bem feito, pode trazer tráfego qualificado para você.
Isso quer dizer que as visitas serão de usuários realmente interessados no que você oferece, aumentando suas chances de conversão e sucesso online.
- Veja Também: O que é Link Building – Desvendando a Estratégia
Como Aprender sobre Link Building e SEO On Page e Off Page?
Quando se ouve “link building” pela primeira vez parece ser algo muito complicado e até assusta um pouco (hehehe!).
Mas, com o tempo, você vai entendendo melhor esse mundo diferente chamado SEO.
Afinal, há muitas fontes para conhecer mais sobre, como sites, blogs e leituras.
Confira algumas!
Livros sobre SEO
- A arte do SEO, Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin, Jessie C. Stricchiola
“Escrito por algumas das mentes mais brilhantes em SEO!”
O livro aborda assuntos desde o fundamento dos mecanismos de busca até o desenvolvimento de um site voltado para SEO com conteúdo adequado.
- SEO: Otimização de Sites – Aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática, Erick Formaggio
O autor tem como base um estudo de caso. A obra fala sobre as técnicas de otimização de sites, explicando as melhores práticas para o site se destacar.
- SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca, Martha Gabriel
O livro é escrito em uma linguagem bem objetiva. Apresenta conceitos, técnicas e estratégias sobre os buscadores da web e o detalhamento da gestão prática do marketing de busca.
- Guerreiro SEO, John I. Jerkovic
O Guerreiro SEO mostra através de técnicas, truques e boas práticas, como tornar o seu site mais visitado. Ensina os fundamentos básicos do SEO/SEM, e também mostra como usar as redes sociais.
- SEO: Otimização Para Mecanismos de Busca, Jerri L. Ledford
Esse livro é considerado como a Bíblia do SEO. Dispõem de informações básicas para implementar estratégias de SEO, até dicas mais avançadas para o site ficar bem posicionado nos mecanismos de busca.
E, para além dos livros, sugerimos também a participação em cursos especializados.
Assim, o nosso Curso de SEO: Tráfego Orgânico nas Alturas! Estratégia e Planejamento, está com inscrições abertas para a segunda turma.
Voltado tanto para iniciantes quanto para profissionais que querem aprimorar suas habilidades, o curso está completo em práticas atualizadas e estudos de casos reais. Você não vai deixar passar essa, né?
Ah! E se quiser conhecer cada vez mais sobre o universo do marketing digital, confira os outros conteúdos de nosso blog!
Imagens: Freepik
Carol Ramalho
Super Ellen e seu super guia! =)
Puxando sardinha pro nosso lado:
o blog da Enlink tbm é uma ótima fonte para estudo de link building o/
Ellen Kiechle
Obrigada Carol ;)
Concordo com você,
tem bastante conteúdo interessante no blog da Enlink.
alvix
Olá, Ellen, obrigado pela citação querida! O Enlink é uma grande fonte mesmo.Não acho que mereço(@NuvemSEO) estar ali junto aos monstros da informação SEO, rss,entretanto, seu artigo ficou muito informativo, parabéns! Valeu mesmo!
Ellen Kiechle
Olá!
Gosto do Nuvem SEO, é um blog com conteúdo bem prático.
E que bom que gostou do artigo! =D
Volte sempre!
Daniel Silva
Gostei bastante do artigo e links mencionados.
Alguns blogs estão fora do ar, não sei por que, mas em geral ta tudo funcionando direitinho.
Parabéns pelo site!
Abs
Ellen Kiechle
Que bom que gostou Daniel!
Obrigada!