Instagram: Uma Peça Poderosa de Marketing Para sua Empresa

Instagram: Uma Peça Poderosa de Marketing Para sua Empresa

O Instagram é um dos apps mais utilizados do mundo, sendo uma ótima forma de se conectar com seus clientes. Em 2015 o Instagram ultrapassou a marca de 400 milhões de usuários – desses, 7,25% são brasileiros – com mais de 80 milhões de fotos compartilhadas diariamente, batendo a marca que pertencia ao Facebook.

Utilizando a rede social de forma correta, você pode transformá-la em uma ferramenta de marketing e divulgação do seu negócio de forma dinâmica e diferenciada! Confira algumas dicas sobre como usar a plataforma, os apps de edição de imagens mais interessantes, perfis influentes e como utilizar a rede como meio de divulgação do seu negócio!

Quais são os primeiros passos?

Nenhuma marca é igual, cada uma tem uma forma de se comunicar – e isso deve ser considerado. Quando for criar a conta para sua empresa, utilize-a como uma forma de transmitir todo o potencial da sua marca por meio da rede social. Para que isso aconteça, pense no que é exclusivo da sua marca e, na hora de criar uma imagem, tente transmitir tudo isso. O Instagram possibilitará contar a história da sua empresa, suas metas, objetivos, conquistas e o que mais tiver para oferecer, chamando atenção do seu cliente em potencial de forma rica e cativante – e é isso que vai criar o engajamento do público nos seus posts!

Lembre-se de valorizar as associações rápidas. Quando for escolher o nome da conta, dê prioridade ao nome da sua empresa ou o mais próximo possível disto. Além disso, a imagem do perfil deve ser bem simples, como, por exemplo, o logotipo do seu negócio. Já na hora de completar o perfil, coloque uma biografia pequena e informativa com um link redirecionado para o seu site ou página do Facebook.

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Não deixe de investir nas estratégias de marketing e compartilhar suas fotos em outras redes sociais. Uma alternativa é conectar o seu Instagram à página do Facebook. Com essa integração, você levará os usuários a conhecer mais da sua empresa por uma visão diferenciada, aumentando o interesse e a visibilidade do seu perfil.

Defina seus objetivos com antecedência

Não poste no Instagram apenas por postar. Tenha em mente as intenções do seu post e o que você pretende com uma conta na rede. Lembre-se da importância de ser visto e mais do que isso, ser lembrado.

Faça uma lista do tipo de conteúdo que você acha interessante e que pode gerar engajamento, e não esqueça de ser autêntico! Além disso, a definição clara dos seus objetivos auxiliará na seleção de conteúdo relevante e com qualidade para sua rede social, deixando em evidência os valores da marca com posts originais.

Faça algumas perguntas antes de definir o que você quer e as metas que você quer alcançar:

– O que o Instagram pode me oferecer e o que eu posso ganhar com a rede?
– Qual o meu público-alvo?
– Qual o tipo de linguagem/abordagem se encaixa no perfil da minha empresa?
– Devo focar em que tipo de posts (produto, equipe, vídeos, imagens, etc)?
– Que tipo de imagem devo fazer (divertida, editorial, paisagem, com frases, etc)?

Frequência de publicação e ferramentas de análise

Mantenha uma regularidade em suas publicações, seja duas vezes por semana ou uma vez por dia. Acompanhe como é a aceitação do público à sua marca, verifique as necessidades das publicações e qual a frequência mais adequada para elas. Não deixe que te esqueçam! Faça com que seus seguidores te vejam constantemente e os entenda.

Com ajuda de algumas ferramentas de análise você pode descobrir o horário perfeito para fazer a publicação no Instagram, bem como monitorar as fotos que tem recebido mais comentários e curtidas e as hashtags mais usadas. Com isso, você pode criar um padrão. Além disso, você encontra pessoas que podem se interessar pelo seu negócio.

Ok, você chegou até aqui e entendeu tudo, mas não sabe como conseguir ganhar visibilidade nas suas fotos? Leia o próximo tópico!

Hashtags podem te ajudar a ficar em evidência

O uso das hashtags (#) é uma forma de fazer com que os usuários te encontrem, mas use este recurso de maneira estratégica e com bom senso. Por exemplo, para todas as fotos é interessante manter uma hashtag padrão, como o nome da empresa. Agora, se estiver acontecendo alguma campanha de marketing, vale também criar outra hashtag para o concurso, que além de promover a ação, conecta os participantes.

Além destas, você pode incluir outras que falem mais sobre a foto ou vídeo que está publicando, para que ela possa ser encontrada com facilidade. Por isso, é muito importante saber quais as hashtags relacionadas à sua marca e quais são mais relevantes. Então, monitore seus clientes e acompanhe as hashtags do momento.

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É muito importante mostrar para seus clientes que você aprecia seus seguidores, quando eles tiram fotos legais com produtos seus e usam hashtags com o nome da sua marca. Portanto, peça permissão para utilizar as fotos deles e compartilhe as imagens em outras redes sociais, como Facebook ou Twitter, ou então incorpore as fotos no seu site e outras páginas.

Engaje o relacionamento com seus clientes e comente nas fotos deles. Não se esqueça de responder os comentários em suas publicações. Pense no Instagram como uma rede que te aproxima do público, então publique mais do que seus produtos ou serviços, apresente um estilo de vida.

Observação: Não abuse do uso das hashtags! Você deve usá-las com sabedoria para que possa alcançar seus objetivos, pense em três propósitos para seguir: #bomsenso, #qualidade e #valordamarca. Em suas publicações delimite o uso delas em, no máximo, 10 (#).

Aparência é tudo, já dizia alguém…

No Instagram, se destaca quem souber usar as ferramentas disponíveis a seu favor. Por isso poste fotos de qualidade, de forma divertida e criativa. Mostre os produtos em momentos em que estão sendo usados de verdade, com bons ângulos e sem esquecer da iluminação – fotografia é luz! Utilize seu feed no Instagram para mostrar conteúdo exclusivo, como se fosse lançado em primeira mão na plataforma.

Outra coisa que cria bastante engajamento é mostrar aos seguidores vídeos de funcionários ou bastidores das fotos. Não fique preso em mostrar apenas fotos de produtos, saia da caixinha na hora de criar as fotos! Afinal, vai ser através delas que você vai mostrar como é sua empresa.

Não precisa ser profissional em fotografia, com um pouco de criatividade e ajuda de alguns aplicativos de edição de foto e vídeo, suas fotos podem ficar incríveis!

O Picsart, Afterlight, Instasize e Snapseed são aplicativos que permitem tirar fotos e aplicar efeitos especiais, além de já contarem com diversos filtros e molduras para você criar fotos super criativas. O VSCOcam e o Instasize também são ótimos apps de edição, todos disponíveis para IOS e Android.

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Você já viu aqueles feeds com fotos gigantes, onde a foto completa ocupa vários quadrados? Este efeito se chama “banner pic” e pode ser criado com auxílio de apps como o Giant Square (IOS e Android) e o Instagrid (Android). Os apps GifBoom (Android) e Gif Me! Camera (Android) podem te ajudar a fazer vídeos – com a nova atualização em Março de 2016, os vídeos do Instagram passaram a ter 60 segundos – ou um stop motion. O Insta também tem um aplicativo próprio – chamado Boomerang – para fazer gifs da hora!

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@melissaoficial

Antes de postar, pense na composição da foto no perfil

Lembre-se de tentar focar em algumas técnicas de composição. Tenha em mente que no Instagram todas as fotos são quadradas – com a nova atualização, o aplicativo permite “expandir” as imagens – então, quando for tirar uma fotografia, procure pensar na simetria dos objetos, de como eles se centralizam e de como os olhos dos clientes são guiados até o produto. Procure também aproveitar os espaços em branco, eles são essenciais para não sobrecarregar as imagens e criar harmonia.

Definir um tema ou estilo é uma maneira de garantir que a estética do seu perfil esteja sempre consistente e também pode ajudar você a direcionar suas fotos. Portanto, olhe para seu feed como um todo, não por partes. Criar um feed com uma identidade visual que condiz com a da empresa é muito importante. Quando você for postar uma foto, pense em como ela ficará perto das outras e tente criar um elemento de coesão entre elas. O próprio Instagram tem dicas de imagens e perfis interessantes.

Como utilizar o Instagram como ferramenta de encantamento

Depois de descobrir um tanto de coisa que é possível fazer no Instagram, nada como um pouco de inspiração para transformar a divulgação da sua marca em algo único. Muita gente já faz isso, e usa a clássica combinação do: simples + fácil = incrível. Veja alguns exemplos:

O José Sales transformou o perfil dele em uma obra de arte, as fotos são separadas por cores e os cenários de encher os olhos de qualquer um.vejocores

A Mimi é toda minimalista, mas com composições bem legais e simples.

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Vídeo como forma de divulgação: Nikesb

https://www.instagram.com/p/BFP-coOgCS3/?taken-by=nikesb

Usando a perspectiva: Parisian floors e Romo Jack

Lançamento de coleção: Riachuelo

https://www.instagram.com/p/BEtJvn_tom2/?taken-by=riachuelo

Animais de estimação em ação: Andrew Knapp e Trotter Fat & sassy.

https://www.instagram.com/p/BEzDuEOKWn2/?taken-by=andrewknapp

Moda e Calçados: TudoOrna, Perkyshoes, Melissa

Ilustração e Desenhos: _basmaamin

Criando um portfólio lindíssimo: Simone Bramante

https://www.instagram.com/p/BDdR5GwscTb/?taken-by=brahmino

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários! Veja mais dicas de marketing digital para empresas.

Créditos imagens: indiretasdobem, freepik.com, blog.hubspot.de/

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

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