Marketing de Conteúdo 2013: tendências que você precisa conhecer

Marketing de Conteúdo 2013: tendências que você precisa conhecer

O marketing de conteúdo é um setor que se encontra em expansão, disso já sabemos. Muitas barreiras foram ultrapassadas e o diferencial para várias marcas agora, sobretudo as que estão interligadas às mídias sociais, são os serviços que apresentam argumentos, ideias e temáticas interessantes, por meio de um material atualizado e direcionado ao seu público-alvo.

O que há meses aparentava ser algo fragmentado, atualmente trabalha junto para que o setor da comunicação utilize da otimização de uma forma geral, somando mídias sociais, SEO e marketing de conteúdo.

Isso porque o conteúdo se transformou no principal meio de construir um relacionamento rentável com o cliente e os usuários das redes sociais, sendo o fator mais importante para o sucesso de um produto ou serviço. Logo, a atividade requer estratégias e planejamentos, a fim de chamar a atenção do leitor de forma que seja a um só tempo, íntima, profissional e impactante.

Assim sendo, veremos a seguir algumas das tendências mais importantes para o marketing de conteúdo no ano de 2013:

Redes sociais x conteúdo x consumidor – A perceptível expansão das redes sociais pode vir a ser um fator problema para a produção e distribuição de conteúdo. A internet, por disponibilizar vários canais e formatos de divulgação, exige também que a atenção seja redobrada em relação a onde e como colocar cada tipo de informação. Sempre considerando as necessidades do consumidor, onde ele está e o que procura em cada rede social. Por exemplo, o Facebook, exige conteúdos diferentes do twitter .

Era mobile: conteúdo para dispositivos móveis – O acesso a conteúdo por dispositivos móveis cresce exponencialmente, seja através do tablet ou do smartphone. Por isso, a adaptação de serviços e produtos a este formato é um fator decisivo para captar a atenção do público-alvo, que deseja acima de tudo abordagens pertinentes a sua realidade.

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SEO 2013: conteúdo, Panda e Pinguim – Em 2012, as empresas de marketing online passaram a se importar muito mais com as estratégias de conteúdo e com as alterações nos algoritmos do Google Panda e Pinguim. Logo, em 2013 a tendência é que uma otimização ponderada e atual se torne pré-requisito para alcançar um bom ranking, evitando ao máximo o keyboard stuffing e investindo assim na disponibilização de conteúdo em diferentes formatos, novos métodos de engajamento, inovação e sentido de liderança.

Muitos sites foram punidos pelo Google pelo uso indevido de palavras-chave ou então por uma alta taxa de bounce rate. Ou seja, conteúdo de qualidade está com tudo e para manter uma marca com um bom ranking, nada melhor do que investir em informações necessárias e substanciais.

Mais curadoria de conteúdo – De fato, a criação de conteúdo fresco é um elemento chave atualmente, mas não devemos esquecer que já existem aos montes argumentos e assuntos de qualidade circulando na rede, esperando a oportunidade de serem aprimorados pelas ferramentas de curadoria. Modificar e atualizar determinadas informações, portanto, se mostra um método de produzir mais, com propriedade.

Diferentes formatos do mesmo conteúdo – Ainda no contexto de “reaproveitar” o que já existe de bom disponível na internet, uma tendência bem forte para 2013 é a produção de várias versões do mesmo conteúdo. Os profissionais especializados na área devem então estar atentos para acertar o tom e atingir diferentes segmentos do público-alvo.

Edição em alta – Claramente, com o aumento da produção de conteúdo, a edição ganha seu merecido destaque entre as práticas de SEO, deixando de ser uma tática separada do marketing digital para se tornar um dos principais métodos de otimização de páginas.

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Conteúdo não é só texto – O velho ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” se aplica também ao marketing de conteúdo. É imprescindível que as marcas entendam que nem só de conteúdo escrito se vive uma página. Sites como o Pinterest, Instagram e Youtube estão aí para comprovar essa teoria. Imagens, vídeos, infográficos, áudio e tantas outras formas de interação visual tornam as informações mais completas, disponibilizando ao internauta várias opções de entretenimento, aumentando assim suas chances de atrair e manter um público específico.

Proximidade com o cliente = conteúdo mais valioso – Criar conteúdo vai além de conhecer a respeito de um assunto e elucidá-lo de forma palpável. Agora, para realmente alcançar o cliente, deve haver uma personalização dos assuntos abordados através das experiências e leads ao longo do período de contato com o cliente. O que eles fazem, compram, quais os sites que eles gostam, o nível de satisfação com sua empresa e os serviços que disponibilizam a eles. Ou seja, conhecer o seu consumidor é o primeiro passo para resultados melhores.

Facilite as decisões do cliente – A intenção da produção de conteúdo é tornar o consumidor mais apto a decidir corretamente entre seus produtos e serviços. Por isso, uma empresa deve ser transparente e mostrar que não tem nada a esconder de ninguém. Sendo assim, não basta declarar uma posição cultural ou ideológica e afirmá-la com veemência, mas sim assumir uma posição positiva e mostrar resultados. Dessa forma, se torna possível adquirir a lealdade do cliente, desenvolvendo uma relação saudável, estável e rentável.

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P.S.: Caso haja interesse, este site disponibiliza informações valiosas sobre como o conteúdo vai se sair em 2013, vale à pena conferir!

Créditos das imagens: Ganhe Com Sites e Marketeer

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.