Pauta: Diga Adeus à Falta de Inspiração e Avance no Marketing de Conteúdo

Pauta: Diga Adeus à Falta de Inspiração e Avance no Marketing de Conteúdo

A pauta é um tema bastante conhecido pelos profissionais do marketing de conteúdo.

Inclusive, se você pensa que criar conteúdo de qualidade é apenas ter as palavras-chaves em mãos e começar a escrever, é porque ainda não explorou os desafios do levantamento de pautas.

Pois, mais do que buscar referências para a criação de conteúdo, as sugestões de pauta visam encontrar possibilidades de temas, podendo ainda ser um aliado no monitoramento de determinadas palavras.

Quer saber mais?

Acompanhe a leitura!

O que é Pauta?

Pauta é um conjunto de informações responsáveis pelo direcionamento da produção de conteúdo.

Assim, são uma organização detalhada de qual conteúdo deve ser criado, como deve ser feito, quando deve ser escrito e publicado, e para quem deve ser produzido.

Ou seja, a pauta diz muito sobre os objetivos da estratégia de marketing digital e o público-alvo do negócio em questão.

Portanto, é o norte de um conteúdo digital, onde terá todas as informações importantes, que são:

  1. Tema
  2. Descrição
  3. Objetivo
  4. Público
  5. Canal de divulgação

Importância das Sugestões de Pauta para o Marketing de Conteúdo

A definição de pautas no marketing de conteúdo é peça chave para que as estratégias se desenvolvam.

Com isso, vale ressaltar aqui que são a base para criação de um conteúdo de qualidade, que seja relevante, atraente e eficaz para os objetivos da empresa.

Dessa forma, as pautas são fundamentais, pois:

  • Garantem que os conteúdos estejam alinhados com as estratégias de marketing do negócio
  • Abordam temas direcionados para o público-alvo, conquistando relevância e proximidade junto aos usuários
  • Ajudam na otimização para os mecanismos de busca, podendo ser direcionadas para as palavras-chaves escolhidas
  • Estabelecem a autoridade da marca em sua área de atuação, aumentando a confiabilidade dos consumidores
  • Identificam os tipos de conteúdos mais propensos a serem compartilhados e que gerem interações positivas

Como Definir uma Pauta?

A definição de pautas está dentro do processo de planejamento de conteúdo.

Assim, posso dizer aqui que é um dos primeiros passos a serem feitos, pois engloba uma série de pesquisas e levantamentos importantes para o início do trabalho de redação.

Com isso, há algumas etapas fundamentais, como:

1. Entendimento do Público

Aqui será importante compreender quais as necessidades, desafios, interesses e perguntas comuns do seu público

2. Identificação dos Objetivos de Marketing

É importante ter bem claro o que se deseja alcançar com o marketing de conteúdo, seja aumentar vendas, conquistar leads, educar os clientes, promover o reconhecimento da marca, dentre outros.

3. Pesquisa de Palavras-chaves

Identifique os tópicos que são relevantes para o seu público e com potencial para atrair tráfego orgânico.

4. Tendências e Sazonalidades

Datas comemorativas, eventos importantes ou mudanças no mercado podem ser ótimos temas para explorar em sua pauta, pois podem impactar seu público.

5. Formatos de Conteúdos

Decidir sobre os formatos a trabalhar, como: artigos de blog, vídeos, infográficos, podcasts, webinars, entre outros, ajudará a manter o seu conteúdo interessante e atraente para diferentes tipos de público.

6. Frequência da Publicação

Defina quando publicar um novo conteúdo.

Afinal, isso pode variar a depender do seu público-alvo, dos recursos disponíveis e dos objetivos de marketing.

7. Temas que Deseja Abordar

Certifique-se de escolher temas que sejam relevantes para seu público-alvo e que ajudem a alcançar seus objetivos de marketing.

8. Calendário Editorial

Organize os temas com data de publicação e responsáveis pela criação. Mantendo a estratégia organizada e consistente.

Onde Buscar Sugestões de Pautas?

Imagine que você precisa trabalhar com o termo “imóveis”, por exemplo, e seu cliente lhe pede para produzir um blog com os temas mais procurados pelo assunto.

Então, o target você já possui, mas e agora? Onde buscar ideias para desenvolver postagens? E, o mais importante: como saber se o termo está sendo trabalhado de acordo com os interesses do seu público?

Para o “pauteiro”, o mais importante é contar com fontes confiáveis sobre determinado assunto.

Assim, sites, blogs, portais de notícias, listas e contatos passam a ser ferramentas fundamentais para o seu trabalho, já que a partir delas será possível saber quais as dúvidas/preferências das pessoas sobre o seu termo.

Portanto, partindo deste princípio, o levantamento de pautas surge como uma forma de gerar conteúdo levando em consideração os anseios de seu público.

Ou seja, produzir informações com base em dúvidas, sugestões e críticas de pessoas reais.

Então, veja onde buscar sugestões de pautas, conferindo algumas dicas muito úteis e responsáveis por favorecer a sua inspiração.

SERP do Google

SERP é a página de resultados do Google.

Assim, nada mais é do que a página que aparece quando um usuário faz uma pesquisa na ferramenta.

Portanto, é uma forma de encontrar ou se inspirar para o levantamento de pautas.

Afinal, esses resultados irão mostrar o que a ferramenta está apresentando sobre aquela palavra-chave.

Ou seja, a que tema essas keywords estão ligadas, o que o público pergunta sobre elas, e que tipo de imagem são apresentadas.

Redes Sociais

Se você é daqueles que pensa que as redes sociais servem apenas para compartilhar momentos, imagens aleatórias e memes, experimente dar uma olhada em suas opções de pesquisa (especialmente em seus filtros de busca).

Agora, imagine quantas possibilidades de assuntos um pauteiro pode encontrar nas páginas, grupos, atualizações públicas e publicações em grupos das redes sociais.

Portanto, aventure-se e use o poder de stalker a seu favor!

Dica

– Sabe de alguém referência no assunto ou famoso por compartilhar informações relevantes para o seu tema? Ótimo! 

Conhece o trabalho da pessoa, quer acompanhar suas postagens, mas não é íntimo ou cara de pau o suficiente para adicioná-la? 

Acompanhe as atualizações desse contato e consiga mais uma fonte de referências para o seu levantamento de pautas.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que irá apresentar os principais temas buscados no período em questão.

Com isso, é possível fazer a pesquisa de um termo, palavra ou assunto, e a ferramenta irá mostrar resultados de frequência de procura, assuntos relacionados, além de número de busca em várias regiões.

Google Alerts

O Google Alerts é um recurso utilizado para monitorar termos na internet.

Então, seu diferencial está no fato de que, toda vez que esse termo (escolhido pelo usuário) for publicado em algum portal de notícia, blog ou página da web, a ferramenta irá enviar um e-mail para o internauta, alertando-o sobre essa nova atualização.

Logo, com o Google Alerts você não precisa inspecionar mecanismos de busca, basta aguardar os alertas emitidos pelo Google.

A ferramenta é útil, principalmente, para acompanhar ações, debates, matérias jornalísticas e outras ações envolvendo o nome de determinado produto, marca, empresa, novela ou seja lá o que for de seu interesse.

Search do X (antigo Twitter)

O X conta com seu próprio mecanismo de busca, servindo como mais um meio de levantar informações e fontes para possíveis pautas.

Assim, os resultados incluem os tweets e notícias mais relevantes encontradas no microblog, além de sugestões de perfis sobre o assunto, fotos e vídeos sobre o termo pesquisado.

Além disso, o usuário ainda tem a chance de salvar a sua busca, podendo sempre retornar à pesquisa e conferir os últimos resultados disponíveis no microblog.

Dica:

Trending Topics: o que poderia ser melhor para um pauteiro do que conferir “os assuntos do momento” em tempo real? (Principalmente de hype).

Essa é a finalidade dos Trending Topics (TTs), que é uma lista constantemente atualizada com os termos mais publicados no microblog.

Então, gerados automaticamente, os Trends reúnem os assuntos mais comentados por internautas em toda a web, ou ainda, filtrados por países e algumas cidades.

O recurso pode ser usado para fazer associações com o tema do seu interesse, combinar assuntos, acrescentar informações ou simplesmente, descobrir o que os internautas estão falando.

Answer the Pulbic

O Answer the Public é um buscador de palavras chaves que irá ajudar o criador de conteúdo a encontrar as principais dúvidas ou assuntos relacionados ao tópico pesquisado.

Assim, é possível entender quais as necessidades do público alvo, partindo de uma lista de perguntas relacionadas.

Então, após pesquisar o termo, os resultados são apresentados da seguinte forma:

  1. Com as perguntas que as pessoas costumam fazer a partir daquela palavra
  2. As variações dessas perguntas
  3. Resultados com os termos comparativos
  4. Resultados em ordem alfabética
  5. Buscas relacionadas ao termo

Pauta de Conteúdo: Exemplos de Assuntos para Blog

Então, agora sabemos como e onde buscar sugestões de pautas para serem trabalhadas em seu site ou blog, certo?

No entanto, também trouxemos aqui algumas dicas extras com ideias frescas de conteúdos que podem cativar o seu público.

Veja alguns exemplos:

  • Guia passo a passo sobre tópico relevante
  • Conteúdo com últimas tendências e novidades
  • Compilado das perguntas frequentes do seu público
  • Estudos de caso de clientes
  • Lista de recursos úteis relacionados ao seu nicho
  • Histórias inspiradoras e de superação aos desafios enfrentados pelo seu público
  • Revisões de produtos ou serviços

Além disso, é importante sempre buscar novos conhecimentos, experimentar recursos, agrupar ferramentas, manter uma boa rede de contatos e estar atento ao feedback dos internautas.

Afinal, tudo isso irá te ajudar a realizar um levantamento de pautas de qualidade.

Enfim, espero ter ajudado e, caso você tenha mais algumas dicas, compartilhe nos comentários e ajude a inspirar pauteiros e redatores de plantão!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

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