PPC e Link Building: Como Alinhar Suas Estratégias
Mais imprescindível que a necessidade de um planejamento bem alinhado na construção de fortificação da marca de ações e campanhas para um cliente, é conseguir integrar todo o conhecimento e ferramentas de que a agência dispõe. Dessa forma, aumentam as chances de deixar o trabalho mais redondo, com resultados mais satisfatórios, impactando o público de forma mais certeira.
Analisando link building e PPC (pay per click), por exemplo. São estratégias ligadas a áreas diferentes, SEO e Mídia, respectivamente. Enquanto o primeiro se classifica como o trabalho de conseguir links para um site, visando que os mesmos influenciem e melhorem a posição e o tráfego de um site, o outro é um modelo de propaganda utilizado para direcionar o tráfego para determinado site, onde o anunciante paga pela propaganda cada vez que seu anúncio é clicado.
Apesar de serem trabalhos e resultados diferentes, o objetivo é bastante similar. Ainda que o trabalho de link building seja a longo prazo e o de PPC a curto prazo, é possível tirar proveito desse mesmo objetivo. Em um planejamento bem estruturado, quando houver a necessidade de se fazer um anúncio, serão utilizadas palavras-chave que já estão sendo trabalhadas em link building, por exemplo.
No decorrer do planejamento também pode haver ligação de PPC e link building, seja na pesquisa de palavras-chave, na análise do público alvo ou no trabalho de landing pages. Por isso, é fundamental a importância do profissional e da metodologia da agência para conectar cada vez mais as suas áreas para entregar um trabalho mais completo que aumente as chances de gerar resultado positivo para a marca.