SEO Site: Veja Como Fazer e Planeje Ações em Sites de Nicho
O SEO Site é uma das principais estratégias para que um endereço web seja visto, reconhecido e posicionado no Google.
Assim, na elaboração de um site, seja ele mais amplo ou mais específico, é fundamental que se inclua um planejamento para otimização SEO.
Afinal, é apenas dessa maneira que sua marca, negócio ou serviço poderá se fazer presente no meio digital, aumentando as suas possibilidades de sucesso.
Com isso, já dá para entender que o SEO em sites é pilar das estratégias de marketing digital, certo?
Ou seja, será importante em todo e qualquer tipo de site que se deseja incluir na internet, dos mais amplos aos mais nichados.
Continue a leitura para entender tudo sobre o SEO em sites!
Seo Site: O que é SEO de uma Página?
O SEO de uma página são as técnicas de otimização feitas para que seja ranqueada no Google.
Assim, também conhecido como SEO On-Page, é o processo de otimizar os elementos internos de uma página da web para melhorar sua classificação nos mecanismos de busca.
Então, o objetivo é tornar o conteúdo mais relevante e compreensível para o Google, facilitando o rastreamento e aumentando a visibilidade da página para usuários que pesquisam por termos relacionados.
Veja os principais elementos que compõem o SEO de uma página:
- Título da página (Title Tag)
- Meta Description
- URLs Amigáveis
- Uso de tópicos/cabeçalhos (H1, H2, H3…)
- Palavras-chave e conteúdo
- Imagens Otimizadas
- Linkagem interna e externa
- Velocidade da página
- Compatibilidade com dispositivos móveis
- Dados estruturados (schema)
- Veja Também: SEO – Link Building – On Page e Off Page
Como Fazer o SEO de um Site?
Agora que você já sabe o que é SEO site, está na hora de entender como aplicar na prática, colocando a mão na massa!
Aqui daremos exemplos que servirão tanto para sites mais amplos quanto para sites de nicho, ok?
Confira!
1. Pesquisa de Palavras-Chave
É importante identificar os termos de busca que o seu público está utilizando na pesquisa do Google.
Por exemplo, as palavras-chave de cauda longa são mais específicas e que têm menos concorrência, com mais chances de atrair visitantes qualificados.
Assim, são as mais indicadas para sites de nichos, pois, apesar de geralmente terem um volume de busca menor, são direcionadas ao público específico.
Por exemplo, ao buscar por “carros” no Google, os resultados apresentados serão bem amplos:
Mas, ao buscar por “carros de luxo elétricos”, virá uma especificidade bem maior, aumentando a chance de encontrar o que se procura de fato:
2. Otimização On-Page
É importante criar o título e descrição da página de forma atraente e otimizada, com a palavra-chave principal.
Além disso, a URL deve ser curta, descritiva e também com a keyword primária.
Para o conteúdo, use títulos e subtítulos corretamente para organizar o texto, escreva um conteúdo original, relevante e informativo, e também use linkagens internas para melhorar a navegação e autoridade da página.
As imagens também são de grande importância. Por isso, use texto alternativo para descrevê-las com base nas palavras-chave e fique atento ao seu tamanho e formato para melhor velocidade do site.
3. Otimização Off-Page
Use e abuse das estratégias de link building.
Assim, construa links externos de qualidade que apontem para o seu site, preferencialmente de sites com boa reputação.
Além disso, publique artigos em outros blogs e sites, incluindo links para o seu para aumentar a visibilidade e autoridade.
4. Monitoramento e Ajustes
É importante usar ferramentas que ajudem a monitorar o tráfego do site, identificar problemas e acompanhar o desempenho das palavras-chave.
Afinal, o SEO não é um processo único e, portanto, os resultados devem ser monitorados regularmente.
Então, com a análise feita, faça os ajustes necessários, como edições nos conteúdos, melhora na experiência do usuário e atualização de pesquisa de keywords.
5. Atualização de Conteúdos
Mantenha seu blog atualizado com conteúdos otimizados para palavras-chave novas e relacionadas ao seu nicho.
Além disso, revise e atualize regularmente os conteúdos antigos para mantê-los relevantes e competitivos nos rankings.
O que é Site de Nicho?
Esse pode ser um termo pouco explorado, mas a compreensão do mesmo é bastante simples
Bom, é possível que você já tenha ouvido falar sobre nicho de mercado, certo?
Então, com essa ideia em mente, vamos elaborar aqui o que seria um site de nicho.
Primeiramente, o nicho de mercado envolve uma parte específica de um todo.
Por exemplo, no mercado automobilístico podemos encontrar nichos como:
- Carros elétricos e híbridos
- Veículos de luxo
- Peças e acessórios automotivos
- Serviços de manutenção e reparos
Assim, um site de nicho é justamente uma página web direcionada a uma parte específica do mercado, seja no turismo, na moda, nas indústrias, etc.
Dessa forma, para SEO, um site de nicho tem a grande vantagem de ter menos concorrência e, portanto, ser menos competitivo nos ranking de busca.
Do mesmo modo, recebem menos tráfego, mas com um melhor direcionamento aos usuários e seus interesses e necessidades.
Alguns exemplos de sites de nicho envolvem:
- Blog sobre moda de tendências
- Site de notícias em Pernambuco
- Blog sobre esportes em Belo Horizonte
- Sites de artigos colecionáveis
- Veja Também: Marketing Digital para Empresas – Dicas e Informações para Aprimorar o seu Negócio na Era Digital
Conteúdo SEO para Sites de Nicho
Nesse maravilhoso mundo da internet tem muita gente ganhando uma grana legal com sites de nicho.
Isso porque, quando o conteúdo é de qualidade e o blogueiro tem tino para a coisa, o blog acaba se tornando referência no assunto que aborda.
Por isso, se você ainda está pensando em criar um, mas não sabe sobre o que escrever, elimine tudo o que você não gosta e filtre o que gosta.
Afinal, você vai passar boa parte dos seus dias pesquisando e escrevendo sobre esse determinado tema.
Então, com exceção dos blogs de hype (um geralzão de tudo o que aconteceu de relevante no dia), sites de nicho têm assuntos bem específicos.
Seo Site de Nicho: Aprenda como Fazer o Link Building
Uma boa maneira de começar essa ação é trabalhando Brand Links (URL + Marca ou somente a URL trabalhada como link) e só depois linkar com Termo + URL específica.
E, onde linkar?
- A primeira necessidade são os sites de rápida aprovação e indexação: as redes sociais de todos os tipos (social news, bookmarks, network, microblogs, fóruns, entre outros)
- Cadastre seu blog em diretórios próprios e, principalmente, faça participação com comentários em outros blogs do nicho
- Fazer links internos também é importante (olha o brand link aqui), você pode tanto usar URL + Marca, ou linkar para alguma categoria ou post antigo
- Faça levantamento de sites do seu nicho. Isso pode ser feito utilizando ferramentas como SoloSeo, ou usando os comandos avançados no Google. Se o seu site trata de turismo, busque diretórios e outros sites do assunto e cadastre-se.
Outras Dicas de SEO Site para se Destacar
Conteúdo de Qualidade:
O que também pode ser sinônimo de conteúdo único, incentivando o leitor a tuitar, curtir e compartilhar.
Portanto, dedique seu tempo criando conteúdo que valha a pena ser lido e repassado, e não apenas mais um texto entre tantos outros.
Assim, busque o seu diferencial no nicho.
Erick Formaggio escreveu um artigo para o site iMasters que diz o seguinte:
“Sites de nichos recebem muitos links, pois seus conteúdos especializados servem de solução para outras pessoas, que ao comentarem essas soluções em fóruns e blogs, acabam de certa forma referenciando a fonte original através de links. Trata-se de um apoio indireto por meio de sites de redes sociais.”.
Tenha Foco:
Se você escolheu falar sobre moda, não vale escrever receita de bolo. Se o seu blog é sobre viagens, nada de falar sobre mecânica para mulheres.
Afinal, quem visita seu site quer ler aquilo que você se propôs a escrever desde o começo
Público Alvo:
Se você fechar muito o seu foco, a quantidade de visitas será menor e o retorno ($$) vai acontecer com um pouco mais de tempo.
Mas, há uma vantagem para os donos de sites de nicho que utilizam o AdSense: quanto mais específico o nicho, mais específicos os anúncios, ou seja, maior a probabilidade de conversões
Chame a atenção:
Faça barulho e mostre para as pessoas que o seu blog vale a pena ser lido.
Então, sorteios de brindes e concursos culturais são uma ótima forma de incentivar a visitação, novos seguidores e compartilhamento do conteúdo.
Geralmente as promoções têm as seguintes regras:
Isso atrai o leitor para a primeira visita e o obriga a cumprir passos benéficos ao seu blog, como seguir e compartilhar.
No entanto, esteja ciente de que a fidelização do usuário depende totalmente daquilo que o seu espaço tem a oferecer diariamente.
Conheça os Concorrentes:
Cada termo terá os seus concorrentes específicos.
Assim, conhecer forças e fraquezas deles ajuda a aprimorar o que já é bom no seu site e melhorar o que é ruim.
Quer saber como fazer isso? No post “Link Building Services: (Guia Completo) Da Formação da Equipe à Mensuração” há o passo a passo para a execução de uma campanha. Dê uma olhadinha e adapte às suas necessidades!
Divulgue:
Criar um post e simplesmente esperar que comentários e visitas apareçam, não resulta em nada.
E, quem é blogueiro sabe o quanto é difícil incentivar visitas e comentários, então compartilhe, comente, participe.
Sites de nicho costumam fazer links e referências uns aos outros. Entre na roda, mostre a que veio e faça com que seu conteúdo se torne referência no meio.
Além disso, use as redes a seu favor, e além de apenas fazer link para o blog/site utilizando contas pessoais, crie perfis para o site.
Os links no perfil indexam com mais velocidade e passam mais relevância do que simplesmente fazer um post com um link em um microblog, por exemplo.
Plug-ins:
Dê uma ajuda aos seus leitores.
Assim, se eles desejam compartilhar o conteúdo, encurte o caminho, mostre os seus seguidores, disponibilize plug-ins para as redes e tenha botões para compartilhamento.
Mostre seu link novo para o Google:
Adicionar a URL no Google é um processo simples que torna a indexação do conteúdo mais rápida. É como se você fosse lá, cutucasse o Spider dizendo: – Ó, tem um link novo naquele site, vai lá dar uma olhadinha.
Saber o que as pessoas falam sobre você, e qual é o conteúdo mais lido ajuda a deixar o blog sempre atraente para os leitores.
Portanto, invista parte do seu tempo nisso.
No Blog:
O Blogspot disponibiliza aos usuários uma ferramenta que ajuda a monitorar o tráfego no blog.
Assim, mostra os posts que foram mais visitados, a quantidade de visitas, origens de tráfego, entre outras informações.
Para isso, faça o login e siga o caminho: design >> estatística, e só escolha o que quer monitorar em determinado período.
Acompanhe o Ranking
No final das contas, o objetivo de toda campanha online é tornar sua marca/blog/whatever visível e, no caso de link building, o rankeamento é o motivo de tudo.
Então, obviamente, existe a necessidade de fazer o acompanhamento do ranking.
Pois, com ele, é possível mensurar a eficiência do trabalho que já está sendo feito e até pensar em estratégias diferenciadas.
Enfim, essas foram todas as nossas dicas e informações sobre o SEO site e os sites de nicho. Esperamos ter ajudado!
Se tiver dúvidas, dicas, críticas ou sugestões, deixe seu comentário!
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