Trabalho de SEO: Marketing de Conteúdo ou Link Building?

A abrangência do trabalho de SEO pode, muitas vezes, acabar nos deixando confusos sobre qual a melhor estratégia para se usar.

Afinal, o SEO envolve técnicas diversas e possíveis para que um site decole nos resultados do Google.

Dentre elas, o marketing de conteúdo e o link building se destacam fortemente no universo digital sendo, inclusive, as táticas mais reconhecidas pelos profissionais e iniciantes na área.

Com isso, preparamos esse conteúdo completo para que você entenda melhor sobre a importância do conteúdo para link building e vice versa.

Então, continue a leitura e venha com a gente!

O que é Trabalho de SEO?

Sabemos que o trabalho de SEO – Search Engine Optimization – envolve uma dedicação e ação intensa para atingir os melhores resultados.

Afinal, é um processo contínuo e complexo que busca melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca.

Assim, há otimizações técnicas, produção de conteúdo relevante e aquisição de links de qualidade.

Ou seja, o objetivo principal é fazer com que o site apareça entre os primeiros resultados para palavras-chave relevantes ao negócio, atraindo tráfego orgânico qualificado.

O que é Fazer SEO?

Fazer SEO não se resume a seguir um conjunto de regras rígidas, e sim entender como os algoritmos do Google funcionam e como os usuários interagem com os resultados de pesquisa.

Isso envolve:

  • Pesquisa de palavras-chave com identificação dos termos que estão sendo pesquisados em relação ao seu negócio
  • Garantir que o site esteja bem estruturado, com URLs amigáveis, tempo de carregamento rápido, design responsivo e conteúdo de qualidade
  • Focar em estratégias externas ao site, como a construção de backlinks, aumentando sua autoridade e relevância para os motores de busca

Marketing de Conteúdo: Importância para SEO e Como Fazer

O marketing de conteúdo é importante porque, quando bem feito, não só atrai visitantes como também melhora o posicionamento do site nos motores de busca.

Assim, o conteúdo de qualidade é a base para um bom SEO.

Pois, quando você oferece respostas às perguntas do seu público, resolve problemas e agrega valor, o Google tende a rankear melhor seu site nos resultados.

Como Fazer Marketing de Conteúdo?

  1. Planejamento: Comece com uma pesquisa de palavras-chave para entender o que o seu público está procurando
  2. Criação: Produza conteúdos que abordem essas palavras-chave de forma relevante. Pode ser na forma de blog posts, vídeos, infográficos, ebooks, entre outros
  3. Distribuição: Utilize canais como blogs, redes sociais, newsletters, parcerias e o próprio site para disseminar o conteúdo
  4. Otimização contínua: Analise o desempenho do conteúdo e faça ajustes conforme necessário para manter sua relevância.

Como Fazer Link Building para o Trabalho de SEO

Como vimos, o link building é a tática de adquirir links de outros sites que apontam para o seu, pois são vistos pelo Google como votos de confiança, atribuindo autoridade e relevância para seu site.

Como Fazer Link Building?

  1. Criação de conteúdo linkável: Produza conteúdos que sejam tão valiosos e informativos que outros sites queiram referenciá-los
  2. Parcerias e colaborações: Trabalhe com outros sites e blogs relevantes para trocar ou adquirir backlinks
  3. Guest posts: Escreva artigos para outros sites e inclua links que direcionam para o seu
  4. Monitoramento de backlinks: Use ferramentas de SEO para monitorar os backlinks do seu site e garantir que sejam de qualidade.

Link Building ou Marketing de Conteúdo: Importância para SEO

As discussões para concluir o que é mais importante em um trabalho de SEO, conteúdo ou link building, não são nenhuma novidade.

Inclusive, “Content is king” é um chavão muito utilizado por aqueles que defendem a supremacia do conteúdo, quando, na verdade, os dois caminham juntos e beneficiam um ao outro.

Com isso, a importância de um bom conteúdo vem sendo reforçada, cada vez mais, pelas atualizações do Google, que reforça e incentiva a criação de conteúdo único e de qualidade.

Outro ponto é que uma estratégia de link building fica limitada se o site não conta com conteúdo de qualidade, pois pode ajudar a:

  • Competir com a autoridade de grandes sites e marcas
  • Possibilitar a criação de estratégias de linkbait (lança-se a isca, que é um conteúdo interessante, divulga-se e pode gerar links naturais de visitantes que gostaram do conteúdo)
  • Indexar palavras-chave longtail nos buscadores
  • Aumentar a receptividade de requisições para webmasters e blogueiros, que tendem a linkar para páginas com conteúdo de qualidade
  • Publicação de conteúdos em outros sites como posts convidados, entrevistas para sites do nicho, diretórios de artigos, entre outros.

Portanto, saber qual é mais importante para SEO irá, na verdade, depender dos objetivos e da fase em que o seu projeto se encontra.

Ou seja, no início o marketing de conteúdo pode ser mais prioritário para atrair tráfego e construir uma base sólida de visitantes.

Mas, à medida que o site cresce, aí o link building se torna essencial para melhorar a autoridade e conquistar posições mais altas nas SERPs.

O que Faz o Profissional que Trabalha com SEO?

O profissional de SEO é responsável por planejar e executar as estratégias que irão melhorar o posicionamento do seu site no Google, são elas:

  • Pesquisa de palavras-chave
  • Otimização On Page
  • Desenvolvimento de campanhas de marketing de conteúdo e link building
  • Monitoramento do desempenho do site
  • Ajustes conforme necessário para que o site continue a subir nos rankings

Então, se você quer aprender mais sobre como fazer tudo isso no trabalho de SEO, não perca a oportunidade e se inscreva na nossa segunda turma do curso Tráfego Orgânico nas Alturas!

Afinal, você aprenderá na prática sobre como dominar as principais táticas de SEO e levar o seu site ao topo do Google.

Enfim, o trabalho de SEO é um envolvimento contínuo e estratégico que aborda tanto a criação de conteúdo relevante quanto a construção de uma rede sólida de backlinks.

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