Como Estruturar uma Grande Estratégia de Link Building

Como Estruturar uma Grande Estratégia de Link Building

Esse artigo faz parte da cobertura do evento Distilled Link Building Seminar, que participei no dia 25/03/2011 em New Orleans. Já escrevi sobre as palestras: Erros de Link Building, Link Building em Redes Socias e Análise Comparativa de Concorrentes para Link Building e agora seguem os principais pontos  da quarta apresentação do dia:

Palestra: Dentro do SEOmoz

Palestrante: Tom Critchlow (@tomcritchlow), vice presidente na Distilled New York.
Resumo: Tom irá mostrar a estratégia utilizada para conseguir os links que o SEOmoz precisava. Essa é a oportunidade de ver o andamento de uma campanha de link building interna de uma empresa de SEO.

O palestrante fala sobre as diferenças entre trabalhar como analista de SEO em uma agência e dentro da empresa do cliente. Ele mostra isso a partir de experiência pessoal, mostrando as mudanças do trabalho dele quando trabalha na agência Distilled e como SEO in-house no SEOmoz.

Uma das missões trabalhando in-house no SEOmoz era conquistar mais links para o site, então ele começa a dar dicas mostrando como criou e implementou sua estratégia:

– Analise o seu perfil de links e de concorrentes, então verifique se precisa de mais links ou mais anchor texts:

Análise Comparativa Concorrente para definir estratégia de link building

Insira em suas páginas os termos para os quais precisa de mais links, pois dessa maneira aumenta a chance dos links naturais terem o termo no anchor text. Exemplo:

Questions and Answers -> SEO Q&A Forum

– Verifique o conteúdo relacionado aos termos para os quais quer mais links e questione: Será que os artigos sobre determinada keyword merecem ser indexados para o mesmo? Não? Aposte em landing page para os termos:

Criação de landing page para receber mais links

– Em tempos de Google Panda, métricas sociais são boas para analisar a qualidade de um site. Utilize esse modelo de planilha para fazer isso: http://dis.tl/social-ranking
Além disso, as métricas sociais da página de um concorrente podem ajudar a justificar uma mudança on-page.

Utilize seus links antigos de maneira eficiente: top pages (OSE) + GA Export + Vlookup (função Excel):

Planilha com páginas populares

Então otimize essas páginas ou faça redirect 301 para outras.

Por último, o palestrante pergunta para quantas das questões a seguir, que fazem parte do “SEO Joel Test”, os participantes podem responder sim:

1. Você tem sua própria rede de contatos?
2. SEO faz parte dos projetos internos?
3. O seu conteúdo merece receber links?
4. Você tem uma wish list de palavras-chave?
5. Você está envolvendo-se com seus membros/usuários?
6. Você está relacionando-se com seus parceiros?
7. Você tem uma wish list de link targets?
8. O seu CMS auxilia o trabalho de SEO?

E aí? Qual foi o resultado? Caso não esteja trabalhando nessas questões, Tom Critchlow sugere começar por aqui.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

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