Como Estruturar uma Grande Estratégia de Link Building
Esse artigo faz parte da cobertura do evento Distilled Link Building Seminar, que participei no dia 25/03/2011 em New Orleans. Já escrevi sobre as palestras: Erros de Link Building, Link Building em Redes Socias e Análise Comparativa de Concorrentes para Link Building e agora seguem os principais pontos da quarta apresentação do dia:
Palestra: Dentro do SEOmoz
Palestrante: Tom Critchlow (@tomcritchlow), vice presidente na Distilled New York.
Resumo: Tom irá mostrar a estratégia utilizada para conseguir os links que o SEOmoz precisava. Essa é a oportunidade de ver o andamento de uma campanha de link building interna de uma empresa de SEO.
O palestrante fala sobre as diferenças entre trabalhar como analista de SEO em uma agência e dentro da empresa do cliente. Ele mostra isso a partir de experiência pessoal, mostrando as mudanças do trabalho dele quando trabalha na agência Distilled e como SEO in-house no SEOmoz.
Uma das missões trabalhando in-house no SEOmoz era conquistar mais links para o site, então ele começa a dar dicas mostrando como criou e implementou sua estratégia:
– Analise o seu perfil de links e de concorrentes, então verifique se precisa de mais links ou mais anchor texts:
– Insira em suas páginas os termos para os quais precisa de mais links, pois dessa maneira aumenta a chance dos links naturais terem o termo no anchor text. Exemplo:
Questions and Answers -> SEO Q&A Forum
– Verifique o conteúdo relacionado aos termos para os quais quer mais links e questione: Será que os artigos sobre determinada keyword merecem ser indexados para o mesmo? Não? Aposte em landing page para os termos:
– Em tempos de Google Panda, métricas sociais são boas para analisar a qualidade de um site. Utilize esse modelo de planilha para fazer isso: http://dis.tl/social-ranking
Além disso, as métricas sociais da página de um concorrente podem ajudar a justificar uma mudança on-page.
– Utilize seus links antigos de maneira eficiente: top pages (OSE) + GA Export + Vlookup (função Excel):
Então otimize essas páginas ou faça redirect 301 para outras.
Por último, o palestrante pergunta para quantas das questões a seguir, que fazem parte do “SEO Joel Test”, os participantes podem responder sim:
1. Você tem sua própria rede de contatos?
2. SEO faz parte dos projetos internos?
3. O seu conteúdo merece receber links?
4. Você tem uma wish list de palavras-chave?
5. Você está envolvendo-se com seus membros/usuários?
6. Você está relacionando-se com seus parceiros?
7. Você tem uma wish list de link targets?
8. O seu CMS auxilia o trabalho de SEO?
E aí? Qual foi o resultado? Caso não esteja trabalhando nessas questões, Tom Critchlow sugere começar por aqui.