Link Building e Marketing de Conteúdo: Como Fazer Requisições

Link Building e Marketing de Conteúdo: Como Fazer Requisições

Durante os últimos dias eu venho escrevendo artigos sobre os principais pontos das palestras do evento Link Building Seminar, que aconteceu no dia 25/03/2011 em New Orleans. Acompanhe as dicas de Chris Bennett sobre como aproximar-se de seus targets.

Link Building e Marketing de Conteúdo: Alcances de Sucesso

Palestrante: Chris Bennett (@chrisbennett), presidente da agência 97th Floor
Resumo: Alcançar sites do seu nicho e/ou com perfis fortes representa uma das etapas mais difíceis do trabalho de link building. Chris Bennett irá mostrar conteúdo que ajuda nessa tarefa e sugestões para alcançar tráfego, branding ou links.

Para Chris Bennett o primeiro passo para criação de uma estratégia é a definição do objetivo, que pode ser:

( ) Anchor Text
( ) Tráfego
( ) Branding
( ) Todos os anteriores

A partir dessa decisão, definem-se os tipos de site a serem buscados e conteúdo a ser criado:

Objetivo: Anchor Text / Link Building em Geral
– Misture sites com força média e ocasionalmente alta com anchor text, utilize o termo exato raramente;
– Busque sites/blogs com força média ou baixa para variar o anchor text o tempo todo;
– Artigos podem ser vagamente relacionados, então poupe o conteúdo de qualidade e diretamente relacionado para branding/divulgação em grandes sites;

Objetivo: Branding/Trust
Ele agrupou esses objetivos, pois o trabalho de branding será voltado para sites grandes e confiáveis, portanto conteúdo em sites assim ajudará branding e confiança do seu site.

– Infográficos são bons, porque contém sua informação e logo.

Objetivo: Tráfego
– Crie conteúdo, como infográficos e artigos virais, e poste no seu site.

– Então não divulgue apenas em redes sociais e cruze os braços. Entre em contato com os blogueiros e webmasters que linkaram para outros conteúdo que você criou ou que linkam para conteúdo similar/do mesmo nicho.

Marketing de Conteúdo

Apesar de infográficos parecerem banalizados, Benneth defende o uso deles e mostra vários exemplos, que a maioria das pessoas presentes na palestra já viram (e linkaram). Um dos pontos interessantes é que alguns deles foram criados para sites com conteúdo pouco atrativo para links, como economia e política.

“Você acha que a indústria do seu cliente não é interessante. Errado. Você não é interessante”, diz ele. E para provar seu ponto ele fala sobre um cliente, que é uma empresa que oferece serviço de backup. Em uma reunião com esse cliente eles tentam encontrar um diferencial sobre a empresa e descobrem que eles tem mais imagens arquivadas que o Facebook (cerca de 15 petabytes). Eles decidem então criar o infográfico “Quanto é um Petabyte?”, que é um examplo de case viral+branding:

Infográfico sobre o que é um petabyte

Após alinhar o(s) objetivo(s) e estratégia, é hora de fazer levantamento de sites e e pensar em como alcançá-los:

Levantamento de Sites para Guest Post e Publieditoriais:

– Pesquisa no Google por palavra-chave+“guest writers”;
– Listas de blogs, como “Top 100 Blogs mais Populares sobre Finanças Pessoais”;
– Site para buscar blogs: http://www.invesp.com/blog-rank;
– Busque por social news/sharing para sites do nicho.

 

Como Fazer Requisições

Entrando em contato:

  • Seja honesto
  • Se trabalhar em uma agência, assuma isso ao invés de usar o nome do cliente
  • Use algo que se destaque dos demais pedidos: título criativo, mostrar legitimidade, mostrar benefícios para o link prospect
  • Mostre exemplos de ótimo conteúdo hospedado em outros sites
  • Mostre métricas de sucesso de redes sociais desse conteúdo já postado em outros sites

 

Oferta Guest Post:

  • Não ofereça nada além de conteúdo
  • Conteúdo único, muitas dicas, how to etc
  • 95% dos links estarão na assinatura
  • Guest posts em blog funcionam bem para lançamento de produtos

 

Guest Posts Virais:

  • Deixe esse tipo de conteúdo para os blogs/sites grandes ou fortes
  • Temas menos how to, mais curiosos e com potencial para link baiting
  • Moeda de troca para sites de autoridade alta: troca de conteúdo, tráfego e sucesso em redes sociais

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Leia sobre as outras apresentações do evento:

1.  Palestra Erros de Link Building, palestra Wil Reynolds

2. Link Building em Redes Sociais, palestra Russ Jones

3. Análise Comparativa de Concorrentes para Link Building, palestra Jane Copland (artigo no blog SEO de Saia)

4.  Como Estruturar uma Grande Estratégia de Link Building, palestra Tom Critchlow

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.

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