Os Últimos 9 Grandes Updates do Algoritmo do Google
Imagem: Popwebdesign
As atualizações ou updates do algoritmo do Google são feitos com frequência, com objetivo de melhorar os resultados para os usuários.
Para continuar recebendo bom tráfego orgânico do Google, que é a tática com maior retorno sobre investimento de Marketing Digital, é crucial se manter atualizado sobre esses updates:
Grandes updates Google: 2011 a 2017
9. Fred: março/2017
Google confirmou a atualização dizendo apenas que o sites impactados são os que violam diretrizes de qualidade do Google. Entretanto, alguns estudos apontam que sites que sofreram alterações de tráfego orgânico são focados em geração de receitas de anúncios e links de afiliados em excesso, sem pensar na melhor forma de apresentar um conteúdo útil ao usuário. Ao que tudo indica o Phantom V foi a versão beta do Fred, que voltou a atacar em março. Veja como descobrir se o seu site foi impactado pelo update Fred e como se recuperar.
8. Phantom V: fevereiro/2017
Mais um dos updates não confirmados pelo Google, mas a comunidade SEO relatou grandes mudanças no tráfego orgânico para seus sites. Acreditam que atacou sites com conteúdo de qualidade baixa e com grande foco em geração de receitas, como grande volume de links de afiliados.
7. Possum: setembro/2016
Não foi confirmada oficialmente pelo Google, mas especula-se que alguns resultados passaram a variar de acordo com a localização do usuário. Ou seja, quanto mais próximo de um local, maior a possibilidade dele aparecer no resultado da pesquisa.
6. RankBrain: outubro/2015
Um componente do algoritmo Hummingbrid. Ele utiliza o mecanismo de Machine Learning (Aprendizado de Máquina) para determinar os melhores resultados na busca. Caso a usuário faça uma pesquisa por [localização dos jogos olímpicos], por exemplo, o Google pode interpretar se ele está na cidade dos jogos e quer saber detalhes da abertura ou se ele não está na região e apenas quer saber sobre a cidade.
5. Mobile Friendly: abril/2015
Focado em destacar páginas otimizadas para mobile nas SERPs de buscas feitas em dispositivos móveis.
4. Hummingbird: agosto/2013
Um dos propósitos do update Hummingbird é apresentar resultados que se aproximam na real intenção da pesquisa. Por exemplo, ao pesquisar agências de marketing digital, o usuário verá primeiramente resultados locais para escolher, ao invés de resultados das melhores agências de marketing digital do Brasil todo, algo que seria pouco relevante para ele. Portanto, o algoritmo compreende o contexto da busca e não apenas as palavras-chave exatas.
3. Pirate: agosto/2012
Busca impedir que sites que receberam relatórios de infração de direitos autorais tenha bons resultados no ranking.
2. Penguin: abril/2012
Atacou esquemas de links não-naturais, links de spam, links em sites irrelevantes e excesso links com anchors texts exatos. O que surpreendeu a comunidade de SEM é que esse foi o primeiro update a ser lançado mundialmente.
1. Panda: fevereiro/2011
Impactou em sites com conteúdo de baixa qualidade, conteúdo fraco, conteúdo duplicado, spam, palavras-chave em excesso e que geram uma experiência para o usuário ruim.
Para desenvolver uma boa consultoria de SEO e projetos de link building, é importante estar sempre atualizado sobre os updates e também as Diretrizes de Qualidade do Google.
O foco do buscador continuará sendo no usuário. Então quem deixar de valorizar o visitante ou ficar tentando pegar atalhos para resultados, vai acabar ficando para trás na “corrida” do tráfego orgânico. Então fique esperto!
Tem dúvidas sobre os updates do Google? Deixe um comentário!