Link Building 2011: O que Muda com Google Panda e Novos Sinais?
Cobertura de mais uma das palestras do evento Link Building Seminar, que aconteceu no dia 25/03/2011 em New Orleans. Nesse artigo reuni os principais pontos sobre sugestões de mudanças de Rand Fishkin em relação ao foco de link building.
Essas sugestões tem base em sinais qualitativos para os usuários e na atualização Panda/Farmer do Google, que por enquanto foi implementada apenas no buscador americano, mas apesar das previsões de menor impacto no Google de outros países vale a pena ficar de olho.
O Futuro do Link Building
Palestrante: Rand Fishkin, CEO do SEOmoz.
Resumo: Como os sistemas de busca irão continuar atualizando sua metodologia para encontrar citações e como os profissionais de SEO podem acompanhar essas mudanças.
Rand começa a palestra mostrando sites com conteúdo de baixa qualidade, mas que dominam resultados de busca para termos altamente competitivos como “credit card processing”. A explicação para isso é que links comandam, mas no momento não necessariamente links de qualidade.
Maneiras ruins de ganhar links…que ainda funcionam
– Links de qualidade baixa em diretórios;
– Termo exato no domínio e anchor texts;
– Diversidade de links vindos de fontes de média qualidade;
– Links pagos mascarados como orgânicos;
– Links recíprocos pouco mascarados;
– Spam em blogs e fóruns;
– Link farms e compra de domínios para obter seus links;
– Marketing de artigos;
Provavelmente esses não são os tipos de links que o Google quer recompensar (e as novas atualizações Panda e Farm do algoritmo comprovam isso), certo?
Sinais que trarão resultados a longo prazo
– Citações e links em redes sociais;
– Menções (citações sem links) e provavelmente alguns links no-follow:
– Sinais de uso de dados pelo usuário: por exemplo, um site que está em 1º lugar para determinado termo, mas obteve apenas 20% dos cliques e 70% dos usuários fizeram outra busca similar em menos de 25 segundos provavelmente não é um bom resultado;
– Produtos ou serviços associados a marcas/entidades ao invés de sites genéricos;
– Menos fontes de links, mas que realmente são importantes;
– Resultados do seu círculo social: encontrar itens que foram compartilhados por pessoas que confiamos tem o potencial de “virar o jogo” dos sistemas de busca.
34 recomendações e dicas para conquistar sinais que sistemas de busca querem dar relevância
1. Consiga tweets autênticos para o seu conteúdo: tweets parecem potencializar a força de um link;
2. Torne-se uma fonte de conteúdo para o seu site;
3. Invista em vídeos de alta qualidade: long tail de sites de vídeo recebem 50% do total de views e tráfego;
4. Crie infográficos incríveis;
5. Invista em calculadoras/ferramentas + softwares hospedados na internet que ajudam as pessoas a economizar tempo;
6. Publique conteúdo que merece tornar-se referência;
7. Transforme eventos atuais em conteúdo;
8. Encontre ótimo designers e use diretórios de CSS;
9. Tome cuidado com a localização de anúncios: os sistemas de busca podem ter dificuldade em reconhecer quais são imagens e quais são anúncios;
10. Compare o formato dos seus blocos de texto com os dos sites que foram mais afetados com as atualizações Farmer/Panda:
11. Construa páginas “sobre a empresa” robustas;
12. Tenha informações de contato;
13. Ganhe+mostre testimonials/menções na imprensa;
14. Otimize seu fúnel de conversão;
15. Satisfaça a busca dos usuários: eles encontram informação suficiente relacionada às queries para os quais seu site está bem posicionado?
16. Registre sua empresa e endereço nos sistemas de busca, mesmo que não ofereça um serviço local;
17. Crie perfis autênticos em redes sociais;
18. Conquiste tráfego por meio de busca pela sua marca: twitar e compartilhar links para o resultado de busca pela sua marca pode trazer bons resultados;
19. Diversifique suas fontes de tráfego;
20. Faça o nome da sua marca chegar a manchetes online;
21. Conquiste citações que são difíceis de ganhar: encare o desafio e mire nas fontes que muitas pessoas acham impossíveis de conseguir;
22. Arquive patentes, patrocine fundos para pesquisa universitária, tenha pesquisas publicadas em sites acadêmicos;
23. Crie conteúdo sobre redes sociais;
24. Faça com que o ótimo design do seu site seja listado em portais de design;
25. Descubra onde grandes marcas, que parecem nem ter otimizado as páginas do site, possuem links;
26. Analise as fontes que fazem menção à marca;
27. Encontre páginas relevantes onde sites do mesmo nicho, mas com TLD .edu, .gov, .org conquistaram seus links;
28. Faça com que blogueiros conhecidos e sites de notícia conheçam a sua marca: ferramenta Followerwonk;
29. Organize, patrocine, participe de eventos onde pessoas que você conhece, ou quer conhecer, participarão;
30. Conquiste citações em portais/fóruns/dicussões relacionados a seu nicho: busque por menções a concorrentes para encontrar sites de discussões relevantes;
31. Tenha sua marca incluída em listas importantes do nicho, como na Wikipedia;
32. Procure propriedades de entidades confiáveis: linkfromdomain:x.gov;
33. Use seu perfil/bio em seu site como acumulador de links;
34. Exiba o conteúdo complete no seu RSS feed e inclua links bons e apropriados para o seu post que originou o feed.
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Leia sobre as outras apresentações do evento:
1. Palestra Erros de Link Building, palestra Wil Reynolds
2. Link Building em Redes Sociais, palestra Russ Jones
3. Análise Comparativa de Concorrentes para Link Building, palestra Jane Copland (artigo no blog SEO de Saia)
4. Como Estruturar uma Grande Estratégia de Link Building, palestra Tom Critchlow
5. Mitos e Cases sobre Como Alcançar Link Targets, palestra Chris Bennett
Ygor Sarkis
Muito bom o resumo . Parabéns Manuela vou começar acompanhar seu blog ja virou referência.